O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966 |
Resumo: | Resumo: O trabalho é uma reflexão sobre a prática docente na área da Matemática alicerçada numa pesquisa de Pós-Doutorado. O objetivo dessa reflexão é o fazer docente de matemática, que explora uma prática investigativa como forma e as tecnologias digitais em rede como recursos para mobilizar o aprender a aprender em sala de aula. A metodologia é um estudo de caso que ocorreu em 2013, numa escola municipal de Porto Alegre, com seis estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, e a entrevista com a professora regente de duas turmas desse ano. A base teórica para esta reflexão é a teoria construtivista de Piaget e a conceituação de Papert (1994) sobre o uso da tecnologia. O resultado mais interessante desta reflexão são os momentos colaborativos, ou seja, os tempos em que os alunos resolvem os problemas de forma diferente da prevista pela professora e esta reflete sobre seu fazer docente, e falas dos alunos. Palavras-chaves: Formação Docente. Professor de Matemática. Prática Investigativa. Tecnologias Digitais em Rede. TEACHING MATH THROUGH THE USE OF NETWORKED DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The paper is a reflection on the teaching of mathematics based on a Postdoctoral research. The purpose of this reflection is to focus on the teaching of math which explores an investigative practice as form and the digital technology networks as resources to mobilize thelearning how to learn in the classroom. The methodology is a case study that took place in 2013 in a municipal school in Porto Alegre, with six sixth grade students in elementary school, and an interview with the classroom teacher of two classes in the same year. The theoretical basis for this reflection is the constructivist theory of Piaget and Papert´s concept of using technology. The most interesting results of this reflection are the collaborative moments, that is, the times when the students solve problems differently than planned by the teacher and she reflects on her teaching and students´s speeches. Keywords: Teacher training. Math teacher. Investigative practice. Networked digital technologies. |
id |
IFRS-1_43fa44eacd9014f1867fcc905be13f28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1966 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em redeResumo: O trabalho é uma reflexão sobre a prática docente na área da Matemática alicerçada numa pesquisa de Pós-Doutorado. O objetivo dessa reflexão é o fazer docente de matemática, que explora uma prática investigativa como forma e as tecnologias digitais em rede como recursos para mobilizar o aprender a aprender em sala de aula. A metodologia é um estudo de caso que ocorreu em 2013, numa escola municipal de Porto Alegre, com seis estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, e a entrevista com a professora regente de duas turmas desse ano. A base teórica para esta reflexão é a teoria construtivista de Piaget e a conceituação de Papert (1994) sobre o uso da tecnologia. O resultado mais interessante desta reflexão são os momentos colaborativos, ou seja, os tempos em que os alunos resolvem os problemas de forma diferente da prevista pela professora e esta reflete sobre seu fazer docente, e falas dos alunos. Palavras-chaves: Formação Docente. Professor de Matemática. Prática Investigativa. Tecnologias Digitais em Rede. TEACHING MATH THROUGH THE USE OF NETWORKED DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The paper is a reflection on the teaching of mathematics based on a Postdoctoral research. The purpose of this reflection is to focus on the teaching of math which explores an investigative practice as form and the digital technology networks as resources to mobilize thelearning how to learn in the classroom. The methodology is a case study that took place in 2013 in a municipal school in Porto Alegre, with six sixth grade students in elementary school, and an interview with the classroom teacher of two classes in the same year. The theoretical basis for this reflection is the constructivist theory of Piaget and Papert´s concept of using technology. The most interesting results of this reflection are the collaborative moments, that is, the times when the students solve problems differently than planned by the teacher and she reflects on her teaching and students´s speeches. Keywords: Teacher training. Math teacher. Investigative practice. Networked digital technologies. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/196610.35819/tear.v5.n1.a1966#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA2238-807910.35819/tear.v5.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966/1489De Bona, Aline SilvaRibeiro, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:05Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1966Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:05Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede |
title |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede |
spellingShingle |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede De Bona, Aline Silva |
title_short |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede |
title_full |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede |
title_fullStr |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede |
title_full_unstemmed |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede |
title_sort |
O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede |
author |
De Bona, Aline Silva |
author_facet |
De Bona, Aline Silva Ribeiro, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bona, Aline Silva Ribeiro, Ricardo |
description |
Resumo: O trabalho é uma reflexão sobre a prática docente na área da Matemática alicerçada numa pesquisa de Pós-Doutorado. O objetivo dessa reflexão é o fazer docente de matemática, que explora uma prática investigativa como forma e as tecnologias digitais em rede como recursos para mobilizar o aprender a aprender em sala de aula. A metodologia é um estudo de caso que ocorreu em 2013, numa escola municipal de Porto Alegre, com seis estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, e a entrevista com a professora regente de duas turmas desse ano. A base teórica para esta reflexão é a teoria construtivista de Piaget e a conceituação de Papert (1994) sobre o uso da tecnologia. O resultado mais interessante desta reflexão são os momentos colaborativos, ou seja, os tempos em que os alunos resolvem os problemas de forma diferente da prevista pela professora e esta reflete sobre seu fazer docente, e falas dos alunos. Palavras-chaves: Formação Docente. Professor de Matemática. Prática Investigativa. Tecnologias Digitais em Rede. TEACHING MATH THROUGH THE USE OF NETWORKED DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The paper is a reflection on the teaching of mathematics based on a Postdoctoral research. The purpose of this reflection is to focus on the teaching of math which explores an investigative practice as form and the digital technology networks as resources to mobilize thelearning how to learn in the classroom. The methodology is a case study that took place in 2013 in a municipal school in Porto Alegre, with six sixth grade students in elementary school, and an interview with the classroom teacher of two classes in the same year. The theoretical basis for this reflection is the constructivist theory of Piaget and Papert´s concept of using technology. The most interesting results of this reflection are the collaborative moments, that is, the times when the students solve problems differently than planned by the teacher and she reflects on her teaching and students´s speeches. Keywords: Teacher training. Math teacher. Investigative practice. Networked digital technologies. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966 10.35819/tear.v5.n1.a1966 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v5.n1.a1966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966/1489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2238-8079 10.35819/tear.v5.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574427402240 |