Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226171 |
Resumo: | O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes. |
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Bona, Aline Silva deSchäfer, Patrícia BehlingFagundes, Léa da CruzBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:09:17Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/226171000902358O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes.This paper aims to discuss the concept of cooperative learning applied through a case study developed in the interface of Mathematics with Information and Communication Technologies. The investigation is supported by the concept of cooperation coming from the perspective of Piaget's Genetic Epistemology and Morin’s Theory of Complexity. Its participants are high school students immersed in a digital space called “Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática”, in which they develop strategies and resolutions for math challenges. The results of the study point to benefits of cooperative processes performed in the digital environment for the students’ learning.application/pdfporRENOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (2011), 9 p.Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaCooperationLearningMathematicsDigital spaceCooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitaisCoperation in complexity : oportunities for learning mathematics supported by digital technologiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902358.pdf.txt000902358.pdf.txtExtracted Texttext/plain28783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226171/2/000902358.pdf.txtab866705c4d537624e89178c7dfcad14MD52ORIGINAL000902358.pdfTexto completoapplication/pdf455366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226171/1/000902358.pdf34081ae11bd6a67d82f7d4e7d97d0234MD5110183/2261712021-09-19 04:32:27.398574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226171Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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