Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Schäfer, Patrícia Behling, Fagundes, Léa da Cruz, Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226171
Resumo: O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes.
id UFRGS-2_68c4ac1c2896efb30a7897b855c0bf9f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226171
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bona, Aline Silva deSchäfer, Patrícia BehlingFagundes, Léa da CruzBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:09:17Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/226171000902358O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes.This paper aims to discuss the concept of cooperative learning applied through a case study developed in the interface of Mathematics with Information and Communication Technologies. The investigation is supported by the concept of cooperation coming from the perspective of Piaget's Genetic Epistemology and Morin’s Theory of Complexity. Its participants are high school students immersed in a digital space called “Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática”, in which they develop strategies and resolutions for math challenges. The results of the study point to benefits of cooperative processes performed in the digital environment for the students’ learning.application/pdfporRENOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (2011), 9 p.Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaCooperationLearningMathematicsDigital spaceCooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitaisCoperation in complexity : oportunities for learning mathematics supported by digital technologiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902358.pdf.txt000902358.pdf.txtExtracted Texttext/plain28783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226171/2/000902358.pdf.txtab866705c4d537624e89178c7dfcad14MD52ORIGINAL000902358.pdfTexto completoapplication/pdf455366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226171/1/000902358.pdf34081ae11bd6a67d82f7d4e7d97d0234MD5110183/2261712021-09-19 04:32:27.398574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226171Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Coperation in complexity : oportunities for learning mathematics supported by digital technologies
title Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
spellingShingle Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
Bona, Aline Silva de
Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Cooperation
Learning
Mathematics
Digital space
title_short Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
title_full Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
title_fullStr Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
title_full_unstemmed Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
title_sort Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
author Bona, Aline Silva de
author_facet Bona, Aline Silva de
Schäfer, Patrícia Behling
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Schäfer, Patrícia Behling
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
Schäfer, Patrícia Behling
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
topic Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Cooperation
Learning
Mathematics
Digital space
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperation
Learning
Mathematics
Digital space
description O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226171
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902358
identifier_str_mv 1679-1916
000902358
url http://hdl.handle.net/10183/226171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (2011), 9 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226171/2/000902358.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226171/1/000902358.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab866705c4d537624e89178c7dfcad14
34081ae11bd6a67d82f7d4e7d97d0234
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764701544448