Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2763 |
Resumo: | Resumo: A inserção de recursos tecnológicos em sala de aula traz novas possibilidades e desafios para a prática pedagógica. No entanto é preciso que haja um planejamento que contemple as peculiaridades destas novas ferramentas, permitindo que professores e alunos possam usufruir de suas vantagens. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar intervenções baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) realizadas em uma escola municipal de Fortaleza, bem como analisar as contribuições das tecnologias digitais neste tipo de metodologia. Para isso são detalhados os projetos “Um Mundo de Informações” e “Pensar, Conectar e Fazer” aplicados, respectivamente, em turmas de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. Além disso, é realizada uma avaliação das ferramentas digitais utilizadas nestas atividades. Concluiu-se que a utilização destas ferramentas influenciou de maneira positiva na aplicação dos projetos, além de permitir a integração do conhecimento em nível interdisciplinar e na criação de produtos educacionais.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos. Tecnologias digitais. Metodologia Ativa. Interdisciplinaridade. PROJECT-BASED LEARNING: CONTRIBUTIONS OF DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The insertion of technological resources in the classroom brings new possibilities and challenges to a pedagogical practice. However, there is a need for planning that addresses the new tools, allowing teachers and participants to take advantage of them. Thus, this work is projected in Project-Based Learning (ABP) in a municipal school in Fortaleza, as well as data from digital technologies in this type of methodology. To this end, the "Um Mundo de Informações" and "Pensar, Conectar e Fazer" projects, carried out, respectively, in the 5th and 6th grades of Elementary School are detailed. In addition, it is performed an evaluation of the digital tools used in these activities. It was concluded that the use of the tools influenced in a positive way in the application of the projects, besides allowing an integration of knowledge at an interdisciplinary level and in the generation of educational products.Keywords: Project-based learning. Digital technologies. Active Methodology. Interdisciplinarity. |
id |
IFRS-1_4499c91e60f97df9f4979835d08f4420 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2763 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitaisResumo: A inserção de recursos tecnológicos em sala de aula traz novas possibilidades e desafios para a prática pedagógica. No entanto é preciso que haja um planejamento que contemple as peculiaridades destas novas ferramentas, permitindo que professores e alunos possam usufruir de suas vantagens. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar intervenções baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) realizadas em uma escola municipal de Fortaleza, bem como analisar as contribuições das tecnologias digitais neste tipo de metodologia. Para isso são detalhados os projetos “Um Mundo de Informações” e “Pensar, Conectar e Fazer” aplicados, respectivamente, em turmas de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. Além disso, é realizada uma avaliação das ferramentas digitais utilizadas nestas atividades. Concluiu-se que a utilização destas ferramentas influenciou de maneira positiva na aplicação dos projetos, além de permitir a integração do conhecimento em nível interdisciplinar e na criação de produtos educacionais.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos. Tecnologias digitais. Metodologia Ativa. Interdisciplinaridade. PROJECT-BASED LEARNING: CONTRIBUTIONS OF DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The insertion of technological resources in the classroom brings new possibilities and challenges to a pedagogical practice. However, there is a need for planning that addresses the new tools, allowing teachers and participants to take advantage of them. Thus, this work is projected in Project-Based Learning (ABP) in a municipal school in Fortaleza, as well as data from digital technologies in this type of methodology. To this end, the "Um Mundo de Informações" and "Pensar, Conectar e Fazer" projects, carried out, respectively, in the 5th and 6th grades of Elementary School are detailed. In addition, it is performed an evaluation of the digital tools used in these activities. It was concluded that the use of the tools influenced in a positive way in the application of the projects, besides allowing an integration of knowledge at an interdisciplinary level and in the generation of educational products.Keywords: Project-based learning. Digital technologies. Active Methodology. Interdisciplinarity.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/276310.35819/tear.v7.n1.a2763#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2763/2019Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Diego de OliveiraCastro, Juscileide BragaSales, Gilvandenys Leite2019-08-25T00:34:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2763Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais |
title |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais Silva, Diego de Oliveira |
title_short |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais |
title_full |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais |
title_sort |
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais |
author |
Silva, Diego de Oliveira |
author_facet |
Silva, Diego de Oliveira Castro, Juscileide Braga Sales, Gilvandenys Leite |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Juscileide Braga Sales, Gilvandenys Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diego de Oliveira Castro, Juscileide Braga Sales, Gilvandenys Leite |
description |
Resumo: A inserção de recursos tecnológicos em sala de aula traz novas possibilidades e desafios para a prática pedagógica. No entanto é preciso que haja um planejamento que contemple as peculiaridades destas novas ferramentas, permitindo que professores e alunos possam usufruir de suas vantagens. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar intervenções baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) realizadas em uma escola municipal de Fortaleza, bem como analisar as contribuições das tecnologias digitais neste tipo de metodologia. Para isso são detalhados os projetos “Um Mundo de Informações” e “Pensar, Conectar e Fazer” aplicados, respectivamente, em turmas de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. Além disso, é realizada uma avaliação das ferramentas digitais utilizadas nestas atividades. Concluiu-se que a utilização destas ferramentas influenciou de maneira positiva na aplicação dos projetos, além de permitir a integração do conhecimento em nível interdisciplinar e na criação de produtos educacionais.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos. Tecnologias digitais. Metodologia Ativa. Interdisciplinaridade. PROJECT-BASED LEARNING: CONTRIBUTIONS OF DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The insertion of technological resources in the classroom brings new possibilities and challenges to a pedagogical practice. However, there is a need for planning that addresses the new tools, allowing teachers and participants to take advantage of them. Thus, this work is projected in Project-Based Learning (ABP) in a municipal school in Fortaleza, as well as data from digital technologies in this type of methodology. To this end, the "Um Mundo de Informações" and "Pensar, Conectar e Fazer" projects, carried out, respectively, in the 5th and 6th grades of Elementary School are detailed. In addition, it is performed an evaluation of the digital tools used in these activities. It was concluded that the use of the tools influenced in a positive way in the application of the projects, besides allowing an integration of knowledge at an interdisciplinary level and in the generation of educational products.Keywords: Project-based learning. Digital technologies. Active Methodology. Interdisciplinarity. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2763 10.35819/tear.v7.n1.a2763 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2763 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n1.a2763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2763/2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 2238-8079 10.35819/tear.v7.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574590980096 |