Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piaia, Adriana Maria Tonial
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_4a85b1c83b5e2858eb436b4f49ab2d73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169050
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Sabemos que o uso das tecnologias está cada dia mais presentes no desenvolvimento do ser humano, no entanto no ambiente escolar, em especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, ainda é preciso dar mais espaço ao uso dessas ferramentas para auxiliar aprendizagem de nossas crianças. Como docentes temos um papel muito importante nesse processo. Aproveitar, utilizar e fazer junto com os alunos o bom uso dessas tecnologias. Dentre as ferramentas disponíveis estão os jogos digitais, objeto do nosso estudo. O jogo digital é compreendido neste contexto como um grande aliado para o desenvolvimento cognitivo, pois além de proporcionar momentos de descontração e entretenimento, os jogos digitais contribuem para o desenvolvimento de habilidades e para a apropriação de novas potencialidades. O presente trabalho teve por objetivo contribuir para a compreensão no ambiente escolar de que os jogos digitais podem ser um grande aliado para o desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico para ampliar o conhecimento sobre a evolução e as contribuições digitais; aplicação de questionários para verificar a percepção do uso dos jogos digitais pelos estudantes, sujeitos da pesquisa, e, seus familiares e uma intervenção com o uso dos jogos digitais para identificar as contribuições observadas ou não no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos na sala de aula. Os resultados do estudo mostraram que os jogos digitais são instrumentos que só vêm a colaborar para o ensino e a aprendizagem, pois contribuem no desenvolvimento do raciocínio, na busca de novas soluções, para a concentração, a percepção, a construção e aceitação de regras, e a socialização das crianças na sala de aula. Concluindo, percebemos durante o andamento do trabalho o quanto é importante a utilização dos jogos digitais na escola, e que é possível aliar o uso das tecnologias às atividades da sala de aula, pois elas já fazem parte do cotidiano da grande maioria das nossas crianças. Precisamos apenas direcionar o uso destas ferramentas ao que desejamos que seja explorado para o enriquecimento do conhecimento.Florianópolis, SCTeres, Leonora LehmkuhlUniversidade Federal de Santa CatarinaPiaia, Adriana Maria Tonial2016-10-10T01:18:20Z2016-10-10T01:18:20Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T01:18:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169050Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T01:18:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
title Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
spellingShingle Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
Piaia, Adriana Maria Tonial
Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem.
title_short Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
title_full Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
title_fullStr Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
title_full_unstemmed Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
title_sort Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
author Piaia, Adriana Maria Tonial
author_facet Piaia, Adriana Maria Tonial
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teres, Leonora Lehmkuhl
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Piaia, Adriana Maria Tonial
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem.
topic Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T01:18:20Z
2016-10-10T01:18:20Z
2016-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652338279219200