Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina Andre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maioch, Kathy Fabiana Scharf, Silva, Ana Paula Andre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691
Resumo: Resumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo. Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar. SHARES AND INTERACTIVE  ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process. Keywords: Learning. Media. Family nucleus.
id IFRS-1_4f4c8c2df078d0b64f6d8f2a6cadbb88
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1691
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de AlfabetizaçãoResumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo. Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar. SHARES AND INTERACTIVE  ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process. Keywords: Learning. Media. Family nucleus.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfapplication/mswordimage/jpegapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/169110.35819/tear.v1.n1.a1691#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/1362https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2338https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2339https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2340Silva, Carla Regina AndreMaioch, Kathy Fabiana ScharfSilva, Ana Paula Andreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1691Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
title Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
spellingShingle Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
Silva, Carla Regina Andre
title_short Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
title_full Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
title_fullStr Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
title_full_unstemmed Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
title_sort Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
author Silva, Carla Regina Andre
author_facet Silva, Carla Regina Andre
Maioch, Kathy Fabiana Scharf
Silva, Ana Paula Andre
author_role author
author2 Maioch, Kathy Fabiana Scharf
Silva, Ana Paula Andre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina Andre
Maioch, Kathy Fabiana Scharf
Silva, Ana Paula Andre
description Resumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo. Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar. SHARES AND INTERACTIVE  ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process. Keywords: Learning. Media. Family nucleus.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691
10.35819/tear.v1.n1.a1691
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/1362
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2338
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2339
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
image/jpeg
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v1.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129769441329152