Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691 |
Resumo: | Resumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo. Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar. SHARES AND INTERACTIVE ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process. Keywords: Learning. Media. Family nucleus. |
id |
IFRS-1_4f4c8c2df078d0b64f6d8f2a6cadbb88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1691 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de AlfabetizaçãoResumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo. Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar. SHARES AND INTERACTIVE ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process. Keywords: Learning. Media. Family nucleus.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfapplication/mswordimage/jpegapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/169110.35819/tear.v1.n1.a1691#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/1362https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2338https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2339https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2340Silva, Carla Regina AndreMaioch, Kathy Fabiana ScharfSilva, Ana Paula Andreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1691Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização |
title |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização |
spellingShingle |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização Silva, Carla Regina Andre |
title_short |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização |
title_full |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização |
title_fullStr |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização |
title_full_unstemmed |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização |
title_sort |
Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização |
author |
Silva, Carla Regina Andre |
author_facet |
Silva, Carla Regina Andre Maioch, Kathy Fabiana Scharf Silva, Ana Paula Andre |
author_role |
author |
author2 |
Maioch, Kathy Fabiana Scharf Silva, Ana Paula Andre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Regina Andre Maioch, Kathy Fabiana Scharf Silva, Ana Paula Andre |
description |
Resumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo. Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar. SHARES AND INTERACTIVE ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process. Keywords: Learning. Media. Family nucleus. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691 10.35819/tear.v1.n1.a1691 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v1.n1.a1691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/1362 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2338 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2339 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691/2340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword image/jpeg application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v1.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1752129769441329152 |