Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177 |
Resumo: | Resumo: O Ensino de Biologia apresenta inúmeros conteúdos com abstrações que dificultam os processos de aprendizagens dos estudantes, um destes é a Biologia Celular, por tratar de estruturas microscópicas gera certo distanciamento aos educandos. Neste contexto, observou-se a importância de utilizar recursos didáticos que podem auxiliar na aprendizagem e permitir o protagonismo dos discentes. A atividade realizada constituiu-se na construção de modelos de células comestíveis por cinco turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. O processo de planejamento até a montagem das células comestíveis envolveu os estudantes de maneira intensa, os mesmos participaram ativamente, com interesse e motivação. A confecção dos modelos comestíveis propiciou a construção do próprio conhecimento em um conteúdo abstrato, materializando este para ajudar na compreensão. A atividade possibilitou o desenvolvimento de diversas competências nos estudantes que vão além dos conteúdos conceituais da Biologia, permitindo a formação integral do educando em todas as suas dimensões.Palavras-chave: Modelos didáticos. Biologia Celular. Ensino de Biologia.EDIBLE DIDACTIC MODELS AS A TECHNIQUE OF TEACHING AND LEARNING ABOUT CELLULAR BIOLOGYAbstract: The Teaching of Biology presents so many contents with abstractions that make difficult the learning processes of the students, one of these is the Cell Biology, because dealing with microscopic structures generate a certain distance from the students. In this context, it was observed the importance of using didactic resources that can aid in the learning and allow the protagonism of the students. The activity was constituted in the construction of models of edible cells by five classes of 1st year of the Technical Course in Agropecuarian Integrated to High School of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. The planning process until the assembly of the edible cells involved the students intensely, they participated actively, with interest and motivation. The making of the edible models allowed the construction of the own knowledge in an abstract content, materializing this one to aid in the understanding. The activity made possible the development of several competences in the students that go beyond the conceptual contents of Biology, allowing the integral formation of the student in all its dimensions.Keywords: Didactic models. Cell biology. Teaching of Biology. |
id |
IFRS-1_50981c54a65b869876a22138db9e0f22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3177 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celularResumo: O Ensino de Biologia apresenta inúmeros conteúdos com abstrações que dificultam os processos de aprendizagens dos estudantes, um destes é a Biologia Celular, por tratar de estruturas microscópicas gera certo distanciamento aos educandos. Neste contexto, observou-se a importância de utilizar recursos didáticos que podem auxiliar na aprendizagem e permitir o protagonismo dos discentes. A atividade realizada constituiu-se na construção de modelos de células comestíveis por cinco turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. O processo de planejamento até a montagem das células comestíveis envolveu os estudantes de maneira intensa, os mesmos participaram ativamente, com interesse e motivação. A confecção dos modelos comestíveis propiciou a construção do próprio conhecimento em um conteúdo abstrato, materializando este para ajudar na compreensão. A atividade possibilitou o desenvolvimento de diversas competências nos estudantes que vão além dos conteúdos conceituais da Biologia, permitindo a formação integral do educando em todas as suas dimensões.Palavras-chave: Modelos didáticos. Biologia Celular. Ensino de Biologia.EDIBLE DIDACTIC MODELS AS A TECHNIQUE OF TEACHING AND LEARNING ABOUT CELLULAR BIOLOGYAbstract: The Teaching of Biology presents so many contents with abstractions that make difficult the learning processes of the students, one of these is the Cell Biology, because dealing with microscopic structures generate a certain distance from the students. In this context, it was observed the importance of using didactic resources that can aid in the learning and allow the protagonism of the students. The activity was constituted in the construction of models of edible cells by five classes of 1st year of the Technical Course in Agropecuarian Integrated to High School of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. The planning process until the assembly of the edible cells involved the students intensely, they participated actively, with interest and motivation. The making of the edible models allowed the construction of the own knowledge in an abstract content, materializing this one to aid in the understanding. The activity made possible the development of several competences in the students that go beyond the conceptual contents of Biology, allowing the integral formation of the student in all its dimensions.Keywords: Didactic models. Cell biology. Teaching of Biology.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/317710.35819/tear.v7.n2.a3177#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177/2118Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDrehmer Marques, Keiciane Canabarro2019-08-25T00:34:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3177Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular |
title |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular |
spellingShingle |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular Drehmer Marques, Keiciane Canabarro |
title_short |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular |
title_full |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular |
title_fullStr |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular |
title_full_unstemmed |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular |
title_sort |
Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular |
author |
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro |
author_facet |
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro |
description |
Resumo: O Ensino de Biologia apresenta inúmeros conteúdos com abstrações que dificultam os processos de aprendizagens dos estudantes, um destes é a Biologia Celular, por tratar de estruturas microscópicas gera certo distanciamento aos educandos. Neste contexto, observou-se a importância de utilizar recursos didáticos que podem auxiliar na aprendizagem e permitir o protagonismo dos discentes. A atividade realizada constituiu-se na construção de modelos de células comestíveis por cinco turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. O processo de planejamento até a montagem das células comestíveis envolveu os estudantes de maneira intensa, os mesmos participaram ativamente, com interesse e motivação. A confecção dos modelos comestíveis propiciou a construção do próprio conhecimento em um conteúdo abstrato, materializando este para ajudar na compreensão. A atividade possibilitou o desenvolvimento de diversas competências nos estudantes que vão além dos conteúdos conceituais da Biologia, permitindo a formação integral do educando em todas as suas dimensões.Palavras-chave: Modelos didáticos. Biologia Celular. Ensino de Biologia.EDIBLE DIDACTIC MODELS AS A TECHNIQUE OF TEACHING AND LEARNING ABOUT CELLULAR BIOLOGYAbstract: The Teaching of Biology presents so many contents with abstractions that make difficult the learning processes of the students, one of these is the Cell Biology, because dealing with microscopic structures generate a certain distance from the students. In this context, it was observed the importance of using didactic resources that can aid in the learning and allow the protagonism of the students. The activity was constituted in the construction of models of edible cells by five classes of 1st year of the Technical Course in Agropecuarian Integrated to High School of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. The planning process until the assembly of the edible cells involved the students intensely, they participated actively, with interest and motivation. The making of the edible models allowed the construction of the own knowledge in an abstract content, materializing this one to aid in the understanding. The activity made possible the development of several competences in the students that go beyond the conceptual contents of Biology, allowing the integral formation of the student in all its dimensions.Keywords: Didactic models. Cell biology. Teaching of Biology. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177 10.35819/tear.v7.n2.a3177 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n2.a3177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177/2118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS 2238-8079 10.35819/tear.v7.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253919201656832 |