Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177
Resumo: Resumo: O Ensino de Biologia apresenta inúmeros conteúdos com abstrações que dificultam os processos de aprendizagens dos estudantes, um destes é a Biologia Celular, por tratar de estruturas microscópicas gera certo distanciamento aos educandos. Neste contexto, observou-se a importância de utilizar recursos didáticos que podem auxiliar na aprendizagem e permitir o protagonismo dos discentes. A atividade realizada constituiu-se na construção de modelos de células comestíveis por cinco turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. O processo de planejamento até a montagem das células comestíveis envolveu os estudantes de maneira intensa, os mesmos participaram ativamente, com interesse e motivação. A confecção dos modelos comestíveis propiciou a construção do próprio conhecimento em um conteúdo abstrato, materializando este para ajudar na compreensão. A atividade possibilitou o desenvolvimento de diversas competências nos estudantes que vão além dos conteúdos conceituais da Biologia, permitindo a formação integral do educando em todas as suas dimensões.Palavras-chave: Modelos didáticos. Biologia Celular.  Ensino de Biologia.EDIBLE DIDACTIC MODELS AS A TECHNIQUE OF TEACHING AND LEARNING ABOUT CELLULAR BIOLOGYAbstract: The Teaching of Biology presents so many contents with abstractions that make difficult the learning processes of the students, one of these is the Cell Biology, because dealing with microscopic structures generate a certain distance from the students. In this context, it was observed the importance of using didactic resources that can aid in the learning and allow the protagonism of the students. The activity was constituted in the construction of models of edible cells by five classes of 1st year of the Technical Course in Agropecuarian Integrated to High School of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. The planning process until the assembly of the edible cells involved the students intensely, they participated actively, with interest and motivation. The making of the edible models allowed the construction of the own knowledge in an abstract content, materializing this one to aid in the understanding. The activity made possible the development of several competences in the students that go beyond the conceptual contents of Biology, allowing the integral formation of the student in all its dimensions.Keywords: Didactic models. Cell biology. Teaching of Biology.
id IFRS-1_50981c54a65b869876a22138db9e0f22
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3177
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celularResumo: O Ensino de Biologia apresenta inúmeros conteúdos com abstrações que dificultam os processos de aprendizagens dos estudantes, um destes é a Biologia Celular, por tratar de estruturas microscópicas gera certo distanciamento aos educandos. Neste contexto, observou-se a importância de utilizar recursos didáticos que podem auxiliar na aprendizagem e permitir o protagonismo dos discentes. A atividade realizada constituiu-se na construção de modelos de células comestíveis por cinco turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. O processo de planejamento até a montagem das células comestíveis envolveu os estudantes de maneira intensa, os mesmos participaram ativamente, com interesse e motivação. A confecção dos modelos comestíveis propiciou a construção do próprio conhecimento em um conteúdo abstrato, materializando este para ajudar na compreensão. A atividade possibilitou o desenvolvimento de diversas competências nos estudantes que vão além dos conteúdos conceituais da Biologia, permitindo a formação integral do educando em todas as suas dimensões.Palavras-chave: Modelos didáticos. Biologia Celular.  Ensino de Biologia.EDIBLE DIDACTIC MODELS AS A TECHNIQUE OF TEACHING AND LEARNING ABOUT CELLULAR BIOLOGYAbstract: The Teaching of Biology presents so many contents with abstractions that make difficult the learning processes of the students, one of these is the Cell Biology, because dealing with microscopic structures generate a certain distance from the students. In this context, it was observed the importance of using didactic resources that can aid in the learning and allow the protagonism of the students. The activity was constituted in the construction of models of edible cells by five classes of 1st year of the Technical Course in Agropecuarian Integrated to High School of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. The planning process until the assembly of the edible cells involved the students intensely, they participated actively, with interest and motivation. The making of the edible models allowed the construction of the own knowledge in an abstract content, materializing this one to aid in the understanding. The activity made possible the development of several competences in the students that go beyond the conceptual contents of Biology, allowing the integral formation of the student in all its dimensions.Keywords: Didactic models. Cell biology. Teaching of Biology.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/317710.35819/tear.v7.n2.a3177#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177/2118Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDrehmer Marques, Keiciane Canabarro2019-08-25T00:34:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3177Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
title Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
spellingShingle Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
title_short Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
title_full Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
title_fullStr Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
title_full_unstemmed Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
title_sort Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
author Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
author_facet Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
description Resumo: O Ensino de Biologia apresenta inúmeros conteúdos com abstrações que dificultam os processos de aprendizagens dos estudantes, um destes é a Biologia Celular, por tratar de estruturas microscópicas gera certo distanciamento aos educandos. Neste contexto, observou-se a importância de utilizar recursos didáticos que podem auxiliar na aprendizagem e permitir o protagonismo dos discentes. A atividade realizada constituiu-se na construção de modelos de células comestíveis por cinco turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. O processo de planejamento até a montagem das células comestíveis envolveu os estudantes de maneira intensa, os mesmos participaram ativamente, com interesse e motivação. A confecção dos modelos comestíveis propiciou a construção do próprio conhecimento em um conteúdo abstrato, materializando este para ajudar na compreensão. A atividade possibilitou o desenvolvimento de diversas competências nos estudantes que vão além dos conteúdos conceituais da Biologia, permitindo a formação integral do educando em todas as suas dimensões.Palavras-chave: Modelos didáticos. Biologia Celular.  Ensino de Biologia.EDIBLE DIDACTIC MODELS AS A TECHNIQUE OF TEACHING AND LEARNING ABOUT CELLULAR BIOLOGYAbstract: The Teaching of Biology presents so many contents with abstractions that make difficult the learning processes of the students, one of these is the Cell Biology, because dealing with microscopic structures generate a certain distance from the students. In this context, it was observed the importance of using didactic resources that can aid in the learning and allow the protagonism of the students. The activity was constituted in the construction of models of edible cells by five classes of 1st year of the Technical Course in Agropecuarian Integrated to High School of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. The planning process until the assembly of the edible cells involved the students intensely, they participated actively, with interest and motivation. The making of the edible models allowed the construction of the own knowledge in an abstract content, materializing this one to aid in the understanding. The activity made possible the development of several competences in the students that go beyond the conceptual contents of Biology, allowing the integral formation of the student in all its dimensions.Keywords: Didactic models. Cell biology. Teaching of Biology.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177
10.35819/tear.v7.n2.a3177
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n2.a3177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177/2118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
2238-8079
10.35819/tear.v7.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253919201656832