Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Cláudia Pereira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1785
Resumo: Resumo: As práticas de sala de aula precisam considerar que os estudantes, hoje, aprendem de maneira diferente, devido às ferramentas de que dispõem em seu cotidiano, as quais interferem em sua maneira de encarar o mundo e de executar tarefas. Consciente dessa realidade, este trabalho descreve uma prática pedagógica que reúne câmeras digitais, telefones celulares e textos literários, através de releituras em vídeo. Tal atividade se apoia nas teorias de Gêneros Textuais (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) e de Multiletramentos (ROJO; ROJO & MOURA), as quais defendem a necessidade de existirem práticas sociais atuando na mediação dos conteúdos escolares, ou seja, ao invés de estudar teorias gramaticais, os estudantes passam a vincular e a aplicar os conteúdos das aulas de português em atividades socialmente situadas. Nesse sentido, quando criam vídeos com base em textos de literatura, os alunos estão não apenas desenvolvendo habilidades de leitura, mas também de organização, negociação no grupo e busca de soluções para questões inesperadas. Além disso, há o uso das ferramentas tecnológicas para uma finalidade diferente daquela a que estão acostumados o que, por si só, já desperta para o fato de que é o uso que torna o material didático uma ferramenta, saber este que pode ser transposto para muitas outras atividades. Palavras-chave: Ensino de português. Ferramentas de ensino. Vídeo. VIDEO MAKING IN THE CLASSROOM: A PROPOSED EDUCATIONAL USE OF MOBILE PHONES AND DIGITAL CAMERAS Abstract: The classroom practices need to consider that students today learn differently due to the tools available to them in their daily lives, which interfere with their way of viewing the world and perform tasks. Aware of this reality, this work describes a pedagogical practice that combines digital cameras, cell phones and literary texts, through readings on video. This activity is based on the theories of Textual Genres (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) and Multiliteracies (ROJO; ROJO & MOURA), which advocate the necessity of having social practices operating in mediating the school curriculum, in other words, instead of studying grammatical theories, students begin to link and apply the contents of Portuguese classes in socially situated activities. Accordingly, when creating videos based on literature texts, students are not only developing reading skills, but also organizational, negotiation group and finding solutions to unexpected issues. In addition, there is the use of technological tools for a purpose different from that to which they use, by itself, already awake to the fact that it makes use courseware tool, knowing that this can be applied to many other activities. Keywords: Portuguese teaching. Teaching tools. Video.
id IFRS-1_539090607b26c1261f942ddc24f565b2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1785
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitaisResumo: As práticas de sala de aula precisam considerar que os estudantes, hoje, aprendem de maneira diferente, devido às ferramentas de que dispõem em seu cotidiano, as quais interferem em sua maneira de encarar o mundo e de executar tarefas. Consciente dessa realidade, este trabalho descreve uma prática pedagógica que reúne câmeras digitais, telefones celulares e textos literários, através de releituras em vídeo. Tal atividade se apoia nas teorias de Gêneros Textuais (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) e de Multiletramentos (ROJO; ROJO & MOURA), as quais defendem a necessidade de existirem práticas sociais atuando na mediação dos conteúdos escolares, ou seja, ao invés de estudar teorias gramaticais, os estudantes passam a vincular e a aplicar os conteúdos das aulas de português em atividades socialmente situadas. Nesse sentido, quando criam vídeos com base em textos de literatura, os alunos estão não apenas desenvolvendo habilidades de leitura, mas também de organização, negociação no grupo e busca de soluções para questões inesperadas. Além disso, há o uso das ferramentas tecnológicas para uma finalidade diferente daquela a que estão acostumados o que, por si só, já desperta para o fato de que é o uso que torna o material didático uma ferramenta, saber este que pode ser transposto para muitas outras atividades. Palavras-chave: Ensino de português. Ferramentas de ensino. Vídeo. VIDEO MAKING IN THE CLASSROOM: A PROPOSED EDUCATIONAL USE OF MOBILE PHONES AND DIGITAL CAMERAS Abstract: The classroom practices need to consider that students today learn differently due to the tools available to them in their daily lives, which interfere with their way of viewing the world and perform tasks. Aware of this reality, this work describes a pedagogical practice that combines digital cameras, cell phones and literary texts, through readings on video. This activity is based on the theories of Textual Genres (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) and Multiliteracies (ROJO; ROJO & MOURA), which advocate the necessity of having social practices operating in mediating the school curriculum, in other words, instead of studying grammatical theories, students begin to link and apply the contents of Portuguese classes in socially situated activities. Accordingly, when creating videos based on literature texts, students are not only developing reading skills, but also organizational, negotiation group and finding solutions to unexpected issues. In addition, there is the use of technological tools for a purpose different from that to which they use, by itself, already awake to the fact that it makes use courseware tool, knowing that this can be applied to many other activities. Keywords: Portuguese teaching. Teaching tools. Video.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/178510.35819/tear.v2.n1.a1785#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v2.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1785/1406Almeida, Ana Cláudia Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:19Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1785Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:19Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
title Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
spellingShingle Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
Almeida, Ana Cláudia Pereira de
title_short Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
title_full Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
title_fullStr Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
title_full_unstemmed Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
title_sort Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
author Almeida, Ana Cláudia Pereira de
author_facet Almeida, Ana Cláudia Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Cláudia Pereira de
description Resumo: As práticas de sala de aula precisam considerar que os estudantes, hoje, aprendem de maneira diferente, devido às ferramentas de que dispõem em seu cotidiano, as quais interferem em sua maneira de encarar o mundo e de executar tarefas. Consciente dessa realidade, este trabalho descreve uma prática pedagógica que reúne câmeras digitais, telefones celulares e textos literários, através de releituras em vídeo. Tal atividade se apoia nas teorias de Gêneros Textuais (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) e de Multiletramentos (ROJO; ROJO & MOURA), as quais defendem a necessidade de existirem práticas sociais atuando na mediação dos conteúdos escolares, ou seja, ao invés de estudar teorias gramaticais, os estudantes passam a vincular e a aplicar os conteúdos das aulas de português em atividades socialmente situadas. Nesse sentido, quando criam vídeos com base em textos de literatura, os alunos estão não apenas desenvolvendo habilidades de leitura, mas também de organização, negociação no grupo e busca de soluções para questões inesperadas. Além disso, há o uso das ferramentas tecnológicas para uma finalidade diferente daquela a que estão acostumados o que, por si só, já desperta para o fato de que é o uso que torna o material didático uma ferramenta, saber este que pode ser transposto para muitas outras atividades. Palavras-chave: Ensino de português. Ferramentas de ensino. Vídeo. VIDEO MAKING IN THE CLASSROOM: A PROPOSED EDUCATIONAL USE OF MOBILE PHONES AND DIGITAL CAMERAS Abstract: The classroom practices need to consider that students today learn differently due to the tools available to them in their daily lives, which interfere with their way of viewing the world and perform tasks. Aware of this reality, this work describes a pedagogical practice that combines digital cameras, cell phones and literary texts, through readings on video. This activity is based on the theories of Textual Genres (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) and Multiliteracies (ROJO; ROJO & MOURA), which advocate the necessity of having social practices operating in mediating the school curriculum, in other words, instead of studying grammatical theories, students begin to link and apply the contents of Portuguese classes in socially situated activities. Accordingly, when creating videos based on literature texts, students are not only developing reading skills, but also organizational, negotiation group and finding solutions to unexpected issues. In addition, there is the use of technological tools for a purpose different from that to which they use, by itself, already awake to the fact that it makes use courseware tool, knowing that this can be applied to many other activities. Keywords: Portuguese teaching. Teaching tools. Video.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1785
10.35819/tear.v2.n1.a1785
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1785
identifier_str_mv 10.35819/tear.v2.n1.a1785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1785/1406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v2.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573817131008