O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Gisele Brancher
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133751
Resumo: O presente trabalho visa investigar a realidade das escolas e a sua relação com as tecnologias disponíveis para o uso dos alunos. Partindo dessa realidade construímos uma proposta pedagógica para o uso do celular como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Acreditamos que o homem é um ser ativo e reflexivo que atua no meio em que vive transformando a realidade e ao mesmo tempo evoluindo como sujeito. Pensamos também que vivemos na era da comunicação e que os homens deste tempo são formados pelas influências recebidas das pessoas com quem eles se relacionam de forma real e virtual. E que neste momento de mudanças nas formas de relacionamento humano a escola precisa evoluir, reestruturar-se e propor um novo currículo, contemplando no seu planejamento e na sua ação educativa as tecnologias disponíveis. Investigando o uso pedagógico do celular na escola constatamos que os professores acreditam ser possível esse uso, porém apenas a metade deles já realizou essa experiência. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma proposta pedagógica em que o aparelho celular pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_da74e4e6d939ee7a4953069cb87f028d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133751
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Gisele BrancherCastilho, Maria Inês2016-03-15T02:07:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/133751000980641O presente trabalho visa investigar a realidade das escolas e a sua relação com as tecnologias disponíveis para o uso dos alunos. Partindo dessa realidade construímos uma proposta pedagógica para o uso do celular como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Acreditamos que o homem é um ser ativo e reflexivo que atua no meio em que vive transformando a realidade e ao mesmo tempo evoluindo como sujeito. Pensamos também que vivemos na era da comunicação e que os homens deste tempo são formados pelas influências recebidas das pessoas com quem eles se relacionam de forma real e virtual. E que neste momento de mudanças nas formas de relacionamento humano a escola precisa evoluir, reestruturar-se e propor um novo currículo, contemplando no seu planejamento e na sua ação educativa as tecnologias disponíveis. Investigando o uso pedagógico do celular na escola constatamos que os professores acreditam ser possível esse uso, porém apenas a metade deles já realizou essa experiência. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma proposta pedagógica em que o aparelho celular pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.This research aims to investigate the reality of schools and their relationship with the technologies available for student use. From this fact we built a pedagogical proposal for the use of mobile phones as a facilitator tool in the learning process. We also think that we live in the age of communication and this time men are formed by influences that they received from the people with whom they are related in real and virtual form. And in this time of change in the forms of human relationship the school needs evolve, restructure and propose a new curriculum contemplating in its planning and its educational activities available technologies. Investigating the pedagogical use cell phone at school noticed that teachers believe they can use this. but only half of them have already made this experience. Based on the survey results we present a pedagogical proposal in which the mobile phone device can be used as a support tool in the teaching-learning process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Telefone celularSala de aulaSchoolTechnologyLearningO uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980641.pdf000980641.pdfTexto completoapplication/pdf1521202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/1/000980641.pdf4829a4219dbb246c94bf3306d3fcb30fMD51TEXT000980641.pdf.txt000980641.pdf.txtExtracted Texttext/plain66703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/2/000980641.pdf.txtdba460bbec12832ff33f8591c043783aMD52THUMBNAIL000980641.pdf.jpg000980641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/3/000980641.pdf.jpg0a066a98963a582b14299c06a354f2a0MD5310183/1337512018-10-26 10:20:57.298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133751Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:20:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
title O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
spellingShingle O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
Ramos, Gisele Brancher
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Sala de aula
School
Technology
Learning
title_short O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_full O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_fullStr O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_full_unstemmed O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_sort O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
author Ramos, Gisele Brancher
author_facet Ramos, Gisele Brancher
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Gisele Brancher
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castilho, Maria Inês
contributor_str_mv Castilho, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Sala de aula
School
Technology
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Technology
Learning
description O presente trabalho visa investigar a realidade das escolas e a sua relação com as tecnologias disponíveis para o uso dos alunos. Partindo dessa realidade construímos uma proposta pedagógica para o uso do celular como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Acreditamos que o homem é um ser ativo e reflexivo que atua no meio em que vive transformando a realidade e ao mesmo tempo evoluindo como sujeito. Pensamos também que vivemos na era da comunicação e que os homens deste tempo são formados pelas influências recebidas das pessoas com quem eles se relacionam de forma real e virtual. E que neste momento de mudanças nas formas de relacionamento humano a escola precisa evoluir, reestruturar-se e propor um novo currículo, contemplando no seu planejamento e na sua ação educativa as tecnologias disponíveis. Investigando o uso pedagógico do celular na escola constatamos que os professores acreditam ser possível esse uso, porém apenas a metade deles já realizou essa experiência. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma proposta pedagógica em que o aparelho celular pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T02:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133751
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980641
url http://hdl.handle.net/10183/133751
identifier_str_mv 000980641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/1/000980641.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/2/000980641.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/3/000980641.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4829a4219dbb246c94bf3306d3fcb30f
dba460bbec12832ff33f8591c043783a
0a066a98963a582b14299c06a354f2a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163412414464