O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133751 |
Resumo: | O presente trabalho visa investigar a realidade das escolas e a sua relação com as tecnologias disponíveis para o uso dos alunos. Partindo dessa realidade construímos uma proposta pedagógica para o uso do celular como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Acreditamos que o homem é um ser ativo e reflexivo que atua no meio em que vive transformando a realidade e ao mesmo tempo evoluindo como sujeito. Pensamos também que vivemos na era da comunicação e que os homens deste tempo são formados pelas influências recebidas das pessoas com quem eles se relacionam de forma real e virtual. E que neste momento de mudanças nas formas de relacionamento humano a escola precisa evoluir, reestruturar-se e propor um novo currículo, contemplando no seu planejamento e na sua ação educativa as tecnologias disponíveis. Investigando o uso pedagógico do celular na escola constatamos que os professores acreditam ser possível esse uso, porém apenas a metade deles já realizou essa experiência. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma proposta pedagógica em que o aparelho celular pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_da74e4e6d939ee7a4953069cb87f028d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133751 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Gisele BrancherCastilho, Maria Inês2016-03-15T02:07:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/133751000980641O presente trabalho visa investigar a realidade das escolas e a sua relação com as tecnologias disponíveis para o uso dos alunos. Partindo dessa realidade construímos uma proposta pedagógica para o uso do celular como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Acreditamos que o homem é um ser ativo e reflexivo que atua no meio em que vive transformando a realidade e ao mesmo tempo evoluindo como sujeito. Pensamos também que vivemos na era da comunicação e que os homens deste tempo são formados pelas influências recebidas das pessoas com quem eles se relacionam de forma real e virtual. E que neste momento de mudanças nas formas de relacionamento humano a escola precisa evoluir, reestruturar-se e propor um novo currículo, contemplando no seu planejamento e na sua ação educativa as tecnologias disponíveis. Investigando o uso pedagógico do celular na escola constatamos que os professores acreditam ser possível esse uso, porém apenas a metade deles já realizou essa experiência. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma proposta pedagógica em que o aparelho celular pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.This research aims to investigate the reality of schools and their relationship with the technologies available for student use. From this fact we built a pedagogical proposal for the use of mobile phones as a facilitator tool in the learning process. We also think that we live in the age of communication and this time men are formed by influences that they received from the people with whom they are related in real and virtual form. And in this time of change in the forms of human relationship the school needs evolve, restructure and propose a new curriculum contemplating in its planning and its educational activities available technologies. Investigating the pedagogical use cell phone at school noticed that teachers believe they can use this. but only half of them have already made this experience. Based on the survey results we present a pedagogical proposal in which the mobile phone device can be used as a support tool in the teaching-learning process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Telefone celularSala de aulaSchoolTechnologyLearningO uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980641.pdf000980641.pdfTexto completoapplication/pdf1521202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/1/000980641.pdf4829a4219dbb246c94bf3306d3fcb30fMD51TEXT000980641.pdf.txt000980641.pdf.txtExtracted Texttext/plain66703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/2/000980641.pdf.txtdba460bbec12832ff33f8591c043783aMD52THUMBNAIL000980641.pdf.jpg000980641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/3/000980641.pdf.jpg0a066a98963a582b14299c06a354f2a0MD5310183/1337512018-10-26 10:20:57.298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133751Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:20:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula |
spellingShingle |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula Ramos, Gisele Brancher Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula School Technology Learning |
title_short |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_full |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_fullStr |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_sort |
O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula |
author |
Ramos, Gisele Brancher |
author_facet |
Ramos, Gisele Brancher |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Gisele Brancher |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castilho, Maria Inês |
contributor_str_mv |
Castilho, Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula School Technology Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Technology Learning |
description |
O presente trabalho visa investigar a realidade das escolas e a sua relação com as tecnologias disponíveis para o uso dos alunos. Partindo dessa realidade construímos uma proposta pedagógica para o uso do celular como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Acreditamos que o homem é um ser ativo e reflexivo que atua no meio em que vive transformando a realidade e ao mesmo tempo evoluindo como sujeito. Pensamos também que vivemos na era da comunicação e que os homens deste tempo são formados pelas influências recebidas das pessoas com quem eles se relacionam de forma real e virtual. E que neste momento de mudanças nas formas de relacionamento humano a escola precisa evoluir, reestruturar-se e propor um novo currículo, contemplando no seu planejamento e na sua ação educativa as tecnologias disponíveis. Investigando o uso pedagógico do celular na escola constatamos que os professores acreditam ser possível esse uso, porém apenas a metade deles já realizou essa experiência. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma proposta pedagógica em que o aparelho celular pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T02:07:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133751 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980641 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133751 |
identifier_str_mv |
000980641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/1/000980641.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/2/000980641.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133751/3/000980641.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4829a4219dbb246c94bf3306d3fcb30f dba460bbec12832ff33f8591c043783a 0a066a98963a582b14299c06a354f2a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163412414464 |