O uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: inovando pedagogicamente na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, FABÍOLA SILVA DE
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000010j9c
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533
Resumo: É notória, nos últimos anos, através de discussões e reflexões, a constatação da importância de ações urgentes e necessárias que enfatizem como elemento essencial a formação e atuação do professor. Com o crescente avanço tecnológico, não é negado o fato de um despreparo mais abrangente do docente quando se retratam as novas possibilidades agregadas às práticas pedagógicas com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. O presente estudo propõe refletir acerca do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores, tendo como foco de análise as inovações pedagógicas construídas ao longo de sua prática na sala de aula. A pesquisa considerou 34 professores da Rede Pública Municipal de Olinda, das diversas áreas do Ensino Fundamental. No que se refere à metodologia, destacamos que se trata de uma investigação de viés qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on line do formulário Google, estruturado com itens fechados e abertos, que buscou identificar o perfil dos professores e sua apropriação tecnológica, verificar o uso das TD na prática pedagógica do professor em sala de aula e conhecer as atividades desenvolvidas pelos mesmos. Sob estes dados, lançamos um olhar analítico fundamentado nas reflexões das questões referentes às teorias e fundamentos da inovação pedagógica e da prática pedagógica crítica reflexiva, utilizando para tanto a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Isabel Cunha (2001, 2008), Zanchet (2009), Behrens (2009), Borges (2009) e Kenski (2007, 2009). Os resultados indicaram que os professores consideram a necessidade de cursos de formação que possibilitem ao docente vivenciar experiências que desenvolvam simultaneamente as capacidades técnicas, e, principalmente, as pedagógicas. Compete aos professores o domínio do conteúdo curricular e com isso uma apropriação crítica das TD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com as tecnologias, estimulando a criatividade, a autonomia e a reflexão do aluno diante da dinâmica da aprendizagem.
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spelling MELO, FABÍOLA SILVA DEhttp://lattes.cnpq.br/4195639365550865http://lattes.cnpq.br/7155629480601286CARVALHO, Ana Beatriz Gomes de2017-12-12T18:53:11Z2017-12-12T18:53:11Z2015-09-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533ark:/64986/0013000010j9cÉ notória, nos últimos anos, através de discussões e reflexões, a constatação da importância de ações urgentes e necessárias que enfatizem como elemento essencial a formação e atuação do professor. Com o crescente avanço tecnológico, não é negado o fato de um despreparo mais abrangente do docente quando se retratam as novas possibilidades agregadas às práticas pedagógicas com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. O presente estudo propõe refletir acerca do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores, tendo como foco de análise as inovações pedagógicas construídas ao longo de sua prática na sala de aula. A pesquisa considerou 34 professores da Rede Pública Municipal de Olinda, das diversas áreas do Ensino Fundamental. No que se refere à metodologia, destacamos que se trata de uma investigação de viés qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on line do formulário Google, estruturado com itens fechados e abertos, que buscou identificar o perfil dos professores e sua apropriação tecnológica, verificar o uso das TD na prática pedagógica do professor em sala de aula e conhecer as atividades desenvolvidas pelos mesmos. Sob estes dados, lançamos um olhar analítico fundamentado nas reflexões das questões referentes às teorias e fundamentos da inovação pedagógica e da prática pedagógica crítica reflexiva, utilizando para tanto a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Isabel Cunha (2001, 2008), Zanchet (2009), Behrens (2009), Borges (2009) e Kenski (2007, 2009). Os resultados indicaram que os professores consideram a necessidade de cursos de formação que possibilitem ao docente vivenciar experiências que desenvolvam simultaneamente as capacidades técnicas, e, principalmente, as pedagógicas. Compete aos professores o domínio do conteúdo curricular e com isso uma apropriação crítica das TD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com as tecnologias, estimulando a criatividade, a autonomia e a reflexão do aluno diante da dinâmica da aprendizagem.It is notorious, in the last years, by means of discussions and considerations , the verification of the importance of urgent and necessary actions which may emphasize as an essential element the formation and performance of the teacher. With the growing technological advancement , it is not denied the fact of a more comprehensive unpreparedness of the instructor when it is portrayed the new possibilities associated with the insertion of the Technology of Information and Communication in the education . This study intends to consider the use of the digital technology (DT) in the teachers' pedagogical practice having as focus of analysis the pedagogical innovations built throughout their practice in the classroom. The research considered 34 teachers of the Municipal Network of Olinda from the several areas of the Elementary Education. As for the methodology, we stress that it is a qualitativedescriptive investigation, having as instrument of data collection the on line questionnaire of the Google form , structured with closed and open items, which attempted to identify the teachers' profile and their technological appropriation , verify the use of the DTs in the teacher's pedagogical practice in the classroom and know the activities developed by them. Under those data , we cast an analytical look based on the considerations of the issues referring to the theories and grounds of the pedagogical innovation and of the critical reflexive pedagogical practice , using for that the Content Analysis (MORAES , 1999 ). The theoretical bases that allow the interlocution emerge, among others, from Isabel Cunha ( 2001, 2008), Zanchet (2009), Behrens (2009) , Borges (2009) and Kenski (2007, 2009) The results indicated that the teachers consider the need of formation courses that make it possible for the teacher to live experiences that develop simultaneously the technical abilities and, mainly , the pedagogical ones. It is due to the teachers the mastership of the curriculum content and with that a critical appropriation of the TDs , in order to establish the qualitative differences in their pedagogical practices. That way, it is possible the integration of the pedagogical activities with the technologies, stimulating the student's creativity, autonomy and reflexion before the learning dynamics.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologia educacional.Prática de ensino.Professores- Formação.O uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: inovando pedagogicamente na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO FABÍOLA MELO. Final2017.pdf.jpgDISSERTAÇÃO FABÍOLA MELO. 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