Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2100 |
Resumo: | Resumo: A proposta deste artigo é descrever uma investigação qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, que envolveu sete professores da área de Ciências da Natureza que atuam em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Objetivou-se que esses movimentos de pesquisa fornecessem elementos considerados indicadores específicos para a construção de ações futuras de formação continuada. Tendo-se como referência a produção acadêmica contemporânea da área educacional e as diretrizes nacionais para as licenciaturas, foi construído e aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, utilizando-se análise de conteúdo como técnica interpretativa das respostas descritivas. As análises efetuadas revelaram aproximações e afastamentos entre as visões dos sujeitos sobre as virtudes e fraquezas pertencentes aos respectivos cursos de formação inicial, bem como especificidades das condições de trabalho e do perfil profissional de cada docente que apresenta potencial para nortear, ainda que de modo parcial, o planejamento desejado.Palavras-chave: Formação docente. Trabalho docente. Educação em Ciências. INITIAL EDUCATION AND WORKING CONDITIONS OF NATURAL SCIENCES TEACHERS: STUDY OF ELEMENTS RELATED TO CONTINUED EDUCATION Abstract: The purpose of this article is to describe a qualitative investigation characterized as a multiple case study involving seven professors from the Natural Sciences area who work in a state public school in Rio Grande do Sul, Brazil. These research movements were designed to provide elements regarded as specific indicators in which to base the construction of future actions for continued education. Referring to the contemporary academic production within educational area and national guidelines for undergraduate courses, a questionnaire with open and closed questions was designed and applied using content analysis as an interpretive technique of descriptive answers. Analyses carried out revealed approximations and withdrawals between the subjects' views on the virtues and weaknesses belonging to respective initial education courses, as well as specificities of working conditions and professional profile of each teacher who has the potential to guide albeit in partially the desired planning.Keywords: Teacher education. Teaching Work. Science Education. |
id |
IFRS-1_56dce1f206d9a985faa39f5ee4128c30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2100 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuadaResumo: A proposta deste artigo é descrever uma investigação qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, que envolveu sete professores da área de Ciências da Natureza que atuam em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Objetivou-se que esses movimentos de pesquisa fornecessem elementos considerados indicadores específicos para a construção de ações futuras de formação continuada. Tendo-se como referência a produção acadêmica contemporânea da área educacional e as diretrizes nacionais para as licenciaturas, foi construído e aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, utilizando-se análise de conteúdo como técnica interpretativa das respostas descritivas. As análises efetuadas revelaram aproximações e afastamentos entre as visões dos sujeitos sobre as virtudes e fraquezas pertencentes aos respectivos cursos de formação inicial, bem como especificidades das condições de trabalho e do perfil profissional de cada docente que apresenta potencial para nortear, ainda que de modo parcial, o planejamento desejado.Palavras-chave: Formação docente. Trabalho docente. Educação em Ciências. INITIAL EDUCATION AND WORKING CONDITIONS OF NATURAL SCIENCES TEACHERS: STUDY OF ELEMENTS RELATED TO CONTINUED EDUCATION Abstract: The purpose of this article is to describe a qualitative investigation characterized as a multiple case study involving seven professors from the Natural Sciences area who work in a state public school in Rio Grande do Sul, Brazil. These research movements were designed to provide elements regarded as specific indicators in which to base the construction of future actions for continued education. Referring to the contemporary academic production within educational area and national guidelines for undergraduate courses, a questionnaire with open and closed questions was designed and applied using content analysis as an interpretive technique of descriptive answers. Analyses carried out revealed approximations and withdrawals between the subjects' views on the virtues and weaknesses belonging to respective initial education courses, as well as specificities of working conditions and professional profile of each teacher who has the potential to guide albeit in partially the desired planning.Keywords: Teacher education. Teaching Work. Science Education.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/210010.35819/tear.v6.n1.a2100#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2100/1569Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Carlos VenturaRamos, Fabiane de Andrade2019-08-25T00:34:11Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2100Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:11Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada |
title |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada |
spellingShingle |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada Fonseca, Carlos Ventura |
title_short |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada |
title_full |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada |
title_fullStr |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada |
title_sort |
Formação inicial e condições de trabalho de professores de Ciências da Natureza: estudo de elementos relacionados à formação continuada |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura Ramos, Fabiane de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Fabiane de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura Ramos, Fabiane de Andrade |
description |
Resumo: A proposta deste artigo é descrever uma investigação qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, que envolveu sete professores da área de Ciências da Natureza que atuam em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Objetivou-se que esses movimentos de pesquisa fornecessem elementos considerados indicadores específicos para a construção de ações futuras de formação continuada. Tendo-se como referência a produção acadêmica contemporânea da área educacional e as diretrizes nacionais para as licenciaturas, foi construído e aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, utilizando-se análise de conteúdo como técnica interpretativa das respostas descritivas. As análises efetuadas revelaram aproximações e afastamentos entre as visões dos sujeitos sobre as virtudes e fraquezas pertencentes aos respectivos cursos de formação inicial, bem como especificidades das condições de trabalho e do perfil profissional de cada docente que apresenta potencial para nortear, ainda que de modo parcial, o planejamento desejado.Palavras-chave: Formação docente. Trabalho docente. Educação em Ciências. INITIAL EDUCATION AND WORKING CONDITIONS OF NATURAL SCIENCES TEACHERS: STUDY OF ELEMENTS RELATED TO CONTINUED EDUCATION Abstract: The purpose of this article is to describe a qualitative investigation characterized as a multiple case study involving seven professors from the Natural Sciences area who work in a state public school in Rio Grande do Sul, Brazil. These research movements were designed to provide elements regarded as specific indicators in which to base the construction of future actions for continued education. Referring to the contemporary academic production within educational area and national guidelines for undergraduate courses, a questionnaire with open and closed questions was designed and applied using content analysis as an interpretive technique of descriptive answers. Analyses carried out revealed approximations and withdrawals between the subjects' views on the virtues and weaknesses belonging to respective initial education courses, as well as specificities of working conditions and professional profile of each teacher who has the potential to guide albeit in partially the desired planning.Keywords: Teacher education. Teaching Work. Science Education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2100 10.35819/tear.v6.n1.a2100 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2100 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v6.n1.a2100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2100/1569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL 2238-8079 10.35819/tear.v6.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574486122496 |