O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Purificação, Marcelo Máximo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pessoa, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943
Resumo: Resumo: É fato que a tecnologia se faz presente em todas as camadas da sociedade atual. A escola, como espaço social marcado pela diversidade, não mais consegue deter a tecnologia trazida pelos estudantes e a sua fácil acessibilidade. Daí a necessidade de se pensar o processo educacional de modo a integrar a educação matemática à tecnologia. O presente artigo faz uma análise de alguns aspectos importantes sobre o desafio dos programas de formação de professores de matemática frente às inovações tecnológicas. Metodologicamente foi realizada uma análise documental, através da qual se buscou conhecer esses desafios. Para isso, foi importante conhecer os componentes tecnológicos, educacionais e profissionais, mostrando as relações dialéticas estabelecidas por eles e buscando compreender como as mesmas se aplicam na formação do perfil docente que estamos a formar. Concluiu-se que com uso da tecnologia o professor se familiariza com ela, e que seu domínio pode levá-lo a ter um novo olhar sobre ela, procuramos investigar se o uso de tecnologia pode auxiliar na produção de mudanças na prática pedagógica. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professor. Ensino e Tecnologia.   TEACHING MATH AMIDST THE TECHNOLOGY: THE CHALLENGE PROGRAMS TEACHER TRAINING Abstract: It is true that technology is present in all layers of society today. The school, as a social space marked by diversity, is no longer able to stop the technology brought by students and their easy accessibility. So, it’s important to think about  the educational process in order to integrate mathematics education technology. Methodologically it carried out a document analysis, through which it sought to meet these challenges. This article analyzes some important aspects of the challenge of math teachers programs besides all the technological innovations. So, it is important to know the technological, educational and professional components, showing the dialectical relationships established by these matters and how they apply in the training of teaching profile that we are forming. It is concluded that with the use of technology teacher becomes familiar with it, and that your domain can cause him to take a fresh look about it, we investigate the use of technology can help in producing changes in teaching practice. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Education and Technology. 
id IFRS-1_5e67cd1d1c930315c54866279959ee27
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1943
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professoresResumo: É fato que a tecnologia se faz presente em todas as camadas da sociedade atual. A escola, como espaço social marcado pela diversidade, não mais consegue deter a tecnologia trazida pelos estudantes e a sua fácil acessibilidade. Daí a necessidade de se pensar o processo educacional de modo a integrar a educação matemática à tecnologia. O presente artigo faz uma análise de alguns aspectos importantes sobre o desafio dos programas de formação de professores de matemática frente às inovações tecnológicas. Metodologicamente foi realizada uma análise documental, através da qual se buscou conhecer esses desafios. Para isso, foi importante conhecer os componentes tecnológicos, educacionais e profissionais, mostrando as relações dialéticas estabelecidas por eles e buscando compreender como as mesmas se aplicam na formação do perfil docente que estamos a formar. Concluiu-se que com uso da tecnologia o professor se familiariza com ela, e que seu domínio pode levá-lo a ter um novo olhar sobre ela, procuramos investigar se o uso de tecnologia pode auxiliar na produção de mudanças na prática pedagógica. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professor. Ensino e Tecnologia.   TEACHING MATH AMIDST THE TECHNOLOGY: THE CHALLENGE PROGRAMS TEACHER TRAINING Abstract: It is true that technology is present in all layers of society today. The school, as a social space marked by diversity, is no longer able to stop the technology brought by students and their easy accessibility. So, it’s important to think about  the educational process in order to integrate mathematics education technology. Methodologically it carried out a document analysis, through which it sought to meet these challenges. This article analyzes some important aspects of the challenge of math teachers programs besides all the technological innovations. So, it is important to know the technological, educational and professional components, showing the dialectical relationships established by these matters and how they apply in the training of teaching profile that we are forming. It is concluded that with the use of technology teacher becomes familiar with it, and that your domain can cause him to take a fresh look about it, we investigate the use of technology can help in producing changes in teaching practice. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Education and Technology. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/194310.35819/tear.v4.n2.a1943#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE2238-807910.35819/tear.v4.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943/1483Purificação, Marcelo MáximoPessoa, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1943Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
title O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
spellingShingle O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
Purificação, Marcelo Máximo
title_short O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
title_full O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
title_fullStr O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
title_full_unstemmed O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
title_sort O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
author Purificação, Marcelo Máximo
author_facet Purificação, Marcelo Máximo
Pessoa, Teresa
author_role author
author2 Pessoa, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Purificação, Marcelo Máximo
Pessoa, Teresa
description Resumo: É fato que a tecnologia se faz presente em todas as camadas da sociedade atual. A escola, como espaço social marcado pela diversidade, não mais consegue deter a tecnologia trazida pelos estudantes e a sua fácil acessibilidade. Daí a necessidade de se pensar o processo educacional de modo a integrar a educação matemática à tecnologia. O presente artigo faz uma análise de alguns aspectos importantes sobre o desafio dos programas de formação de professores de matemática frente às inovações tecnológicas. Metodologicamente foi realizada uma análise documental, através da qual se buscou conhecer esses desafios. Para isso, foi importante conhecer os componentes tecnológicos, educacionais e profissionais, mostrando as relações dialéticas estabelecidas por eles e buscando compreender como as mesmas se aplicam na formação do perfil docente que estamos a formar. Concluiu-se que com uso da tecnologia o professor se familiariza com ela, e que seu domínio pode levá-lo a ter um novo olhar sobre ela, procuramos investigar se o uso de tecnologia pode auxiliar na produção de mudanças na prática pedagógica. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professor. Ensino e Tecnologia.   TEACHING MATH AMIDST THE TECHNOLOGY: THE CHALLENGE PROGRAMS TEACHER TRAINING Abstract: It is true that technology is present in all layers of society today. The school, as a social space marked by diversity, is no longer able to stop the technology brought by students and their easy accessibility. So, it’s important to think about  the educational process in order to integrate mathematics education technology. Methodologically it carried out a document analysis, through which it sought to meet these challenges. This article analyzes some important aspects of the challenge of math teachers programs besides all the technological innovations. So, it is important to know the technological, educational and professional components, showing the dialectical relationships established by these matters and how they apply in the training of teaching profile that we are forming. It is concluded that with the use of technology teacher becomes familiar with it, and that your domain can cause him to take a fresh look about it, we investigate the use of technology can help in producing changes in teaching practice. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Education and Technology. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943
10.35819/tear.v4.n2.a1943
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943
identifier_str_mv 10.35819/tear.v4.n2.a1943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943/1483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
2238-8079
10.35819/tear.v4.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918210752512