O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943 |
Resumo: | Resumo: É fato que a tecnologia se faz presente em todas as camadas da sociedade atual. A escola, como espaço social marcado pela diversidade, não mais consegue deter a tecnologia trazida pelos estudantes e a sua fácil acessibilidade. Daí a necessidade de se pensar o processo educacional de modo a integrar a educação matemática à tecnologia. O presente artigo faz uma análise de alguns aspectos importantes sobre o desafio dos programas de formação de professores de matemática frente às inovações tecnológicas. Metodologicamente foi realizada uma análise documental, através da qual se buscou conhecer esses desafios. Para isso, foi importante conhecer os componentes tecnológicos, educacionais e profissionais, mostrando as relações dialéticas estabelecidas por eles e buscando compreender como as mesmas se aplicam na formação do perfil docente que estamos a formar. Concluiu-se que com uso da tecnologia o professor se familiariza com ela, e que seu domínio pode levá-lo a ter um novo olhar sobre ela, procuramos investigar se o uso de tecnologia pode auxiliar na produção de mudanças na prática pedagógica. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professor. Ensino e Tecnologia. TEACHING MATH AMIDST THE TECHNOLOGY: THE CHALLENGE PROGRAMS TEACHER TRAINING Abstract: It is true that technology is present in all layers of society today. The school, as a social space marked by diversity, is no longer able to stop the technology brought by students and their easy accessibility. So, it’s important to think about the educational process in order to integrate mathematics education technology. Methodologically it carried out a document analysis, through which it sought to meet these challenges. This article analyzes some important aspects of the challenge of math teachers programs besides all the technological innovations. So, it is important to know the technological, educational and professional components, showing the dialectical relationships established by these matters and how they apply in the training of teaching profile that we are forming. It is concluded that with the use of technology teacher becomes familiar with it, and that your domain can cause him to take a fresh look about it, we investigate the use of technology can help in producing changes in teaching practice. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Education and Technology. |
id |
IFRS-1_5e67cd1d1c930315c54866279959ee27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1943 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professoresResumo: É fato que a tecnologia se faz presente em todas as camadas da sociedade atual. A escola, como espaço social marcado pela diversidade, não mais consegue deter a tecnologia trazida pelos estudantes e a sua fácil acessibilidade. Daí a necessidade de se pensar o processo educacional de modo a integrar a educação matemática à tecnologia. O presente artigo faz uma análise de alguns aspectos importantes sobre o desafio dos programas de formação de professores de matemática frente às inovações tecnológicas. Metodologicamente foi realizada uma análise documental, através da qual se buscou conhecer esses desafios. Para isso, foi importante conhecer os componentes tecnológicos, educacionais e profissionais, mostrando as relações dialéticas estabelecidas por eles e buscando compreender como as mesmas se aplicam na formação do perfil docente que estamos a formar. Concluiu-se que com uso da tecnologia o professor se familiariza com ela, e que seu domínio pode levá-lo a ter um novo olhar sobre ela, procuramos investigar se o uso de tecnologia pode auxiliar na produção de mudanças na prática pedagógica. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professor. Ensino e Tecnologia. TEACHING MATH AMIDST THE TECHNOLOGY: THE CHALLENGE PROGRAMS TEACHER TRAINING Abstract: It is true that technology is present in all layers of society today. The school, as a social space marked by diversity, is no longer able to stop the technology brought by students and their easy accessibility. So, it’s important to think about the educational process in order to integrate mathematics education technology. Methodologically it carried out a document analysis, through which it sought to meet these challenges. This article analyzes some important aspects of the challenge of math teachers programs besides all the technological innovations. So, it is important to know the technological, educational and professional components, showing the dialectical relationships established by these matters and how they apply in the training of teaching profile that we are forming. It is concluded that with the use of technology teacher becomes familiar with it, and that your domain can cause him to take a fresh look about it, we investigate the use of technology can help in producing changes in teaching practice. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Education and Technology. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/194310.35819/tear.v4.n2.a1943#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE2238-807910.35819/tear.v4.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943/1483Purificação, Marcelo MáximoPessoa, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1943Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores |
title |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores |
spellingShingle |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores Purificação, Marcelo Máximo |
title_short |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores |
title_full |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores |
title_fullStr |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores |
title_full_unstemmed |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores |
title_sort |
O ensino da matemática em meio à tecnologia: desafio aos programas de formação de professores |
author |
Purificação, Marcelo Máximo |
author_facet |
Purificação, Marcelo Máximo Pessoa, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Purificação, Marcelo Máximo Pessoa, Teresa |
description |
Resumo: É fato que a tecnologia se faz presente em todas as camadas da sociedade atual. A escola, como espaço social marcado pela diversidade, não mais consegue deter a tecnologia trazida pelos estudantes e a sua fácil acessibilidade. Daí a necessidade de se pensar o processo educacional de modo a integrar a educação matemática à tecnologia. O presente artigo faz uma análise de alguns aspectos importantes sobre o desafio dos programas de formação de professores de matemática frente às inovações tecnológicas. Metodologicamente foi realizada uma análise documental, através da qual se buscou conhecer esses desafios. Para isso, foi importante conhecer os componentes tecnológicos, educacionais e profissionais, mostrando as relações dialéticas estabelecidas por eles e buscando compreender como as mesmas se aplicam na formação do perfil docente que estamos a formar. Concluiu-se que com uso da tecnologia o professor se familiariza com ela, e que seu domínio pode levá-lo a ter um novo olhar sobre ela, procuramos investigar se o uso de tecnologia pode auxiliar na produção de mudanças na prática pedagógica. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professor. Ensino e Tecnologia. TEACHING MATH AMIDST THE TECHNOLOGY: THE CHALLENGE PROGRAMS TEACHER TRAINING Abstract: It is true that technology is present in all layers of society today. The school, as a social space marked by diversity, is no longer able to stop the technology brought by students and their easy accessibility. So, it’s important to think about the educational process in order to integrate mathematics education technology. Methodologically it carried out a document analysis, through which it sought to meet these challenges. This article analyzes some important aspects of the challenge of math teachers programs besides all the technological innovations. So, it is important to know the technological, educational and professional components, showing the dialectical relationships established by these matters and how they apply in the training of teaching profile that we are forming. It is concluded that with the use of technology teacher becomes familiar with it, and that your domain can cause him to take a fresh look about it, we investigate the use of technology can help in producing changes in teaching practice. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Education and Technology. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943 10.35819/tear.v4.n2.a1943 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v4.n2.a1943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1943/1483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE 2238-8079 10.35819/tear.v4.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253918210752512 |