O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentosmatemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relaçãocom a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio deuma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam naeducação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobreprocesso de formação do pedagogo e a construção das práticasexercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios paralecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Asnarrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial dasprofessoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino dematemática, como também, contribuiu para adoção de práticas deensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam. |
id |
UNIVASF-1_171097df1248b04c3131c255ba56a000 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1491 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGOEnsino de Matemática.Formação do Pedagogo.Prática de EnsinoEste artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentosmatemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relaçãocom a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio deuma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam naeducação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobreprocesso de formação do pedagogo e a construção das práticasexercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios paralecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Asnarrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial dasprofessoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino dematemática, como também, contribuiu para adoção de práticas deensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 607-6282177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491/1015Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira de Oliveira, AdrianaDiniz da Silva Cruz, Brasiliana Costa Pereira, Ana Carolina Pinheiro de Lima, Ivoneide2021-05-02T23:16:52Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1491Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-05-02T23:16:52Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO |
title |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO |
spellingShingle |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO Nogueira de Oliveira, Adriana Ensino de Matemática. Formação do Pedagogo. Prática de Ensino |
title_short |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO |
title_full |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO |
title_fullStr |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO |
title_full_unstemmed |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO |
title_sort |
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO |
author |
Nogueira de Oliveira, Adriana |
author_facet |
Nogueira de Oliveira, Adriana Diniz da Silva Cruz, Brasiliana Costa Pereira, Ana Carolina Pinheiro de Lima, Ivoneide |
author_role |
author |
author2 |
Diniz da Silva Cruz, Brasiliana Costa Pereira, Ana Carolina Pinheiro de Lima, Ivoneide |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira de Oliveira, Adriana Diniz da Silva Cruz, Brasiliana Costa Pereira, Ana Carolina Pinheiro de Lima, Ivoneide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática. Formação do Pedagogo. Prática de Ensino |
topic |
Ensino de Matemática. Formação do Pedagogo. Prática de Ensino |
description |
Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentosmatemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relaçãocom a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio deuma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam naeducação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobreprocesso de formação do pedagogo e a construção das práticasexercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios paralecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Asnarrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial dasprofessoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino dematemática, como também, contribuiu para adoção de práticas deensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491/1015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 607-628 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489390489600 |