O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira de Oliveira, Adriana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Diniz da Silva Cruz, Brasiliana, Costa Pereira, Ana Carolina, Pinheiro de Lima, Ivoneide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491
Resumo: Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentosmatemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relaçãocom a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio deuma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam naeducação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobreprocesso de formação do pedagogo e a construção das práticasexercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios paralecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Asnarrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial dasprofessoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino dematemática, como também, contribuiu para adoção de práticas deensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.
id UNIVASF-1_171097df1248b04c3131c255ba56a000
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1491
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGOEnsino de Matemática.Formação do Pedagogo.Prática de EnsinoEste artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentosmatemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relaçãocom a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio deuma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam naeducação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobreprocesso de formação do pedagogo e a construção das práticasexercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios paralecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Asnarrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial dasprofessoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino dematemática, como também, contribuiu para adoção de práticas deensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 607-6282177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491/1015Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira de Oliveira, AdrianaDiniz da Silva Cruz, Brasiliana Costa Pereira, Ana Carolina Pinheiro de Lima, Ivoneide2021-05-02T23:16:52Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1491Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-05-02T23:16:52Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
title O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
spellingShingle O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
Nogueira de Oliveira, Adriana
Ensino de Matemática.
Formação do Pedagogo.
Prática de Ensino
title_short O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
title_full O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
title_fullStr O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
title_full_unstemmed O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
title_sort O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
author Nogueira de Oliveira, Adriana
author_facet Nogueira de Oliveira, Adriana
Diniz da Silva Cruz, Brasiliana
Costa Pereira, Ana Carolina
Pinheiro de Lima, Ivoneide
author_role author
author2 Diniz da Silva Cruz, Brasiliana
Costa Pereira, Ana Carolina
Pinheiro de Lima, Ivoneide
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira de Oliveira, Adriana
Diniz da Silva Cruz, Brasiliana
Costa Pereira, Ana Carolina
Pinheiro de Lima, Ivoneide
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática.
Formação do Pedagogo.
Prática de Ensino
topic Ensino de Matemática.
Formação do Pedagogo.
Prática de Ensino
description Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentosmatemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relaçãocom a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio deuma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam naeducação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobreprocesso de formação do pedagogo e a construção das práticasexercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios paralecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Asnarrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial dasprofessoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino dematemática, como também, contribuiu para adoção de práticas deensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491/1015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 607-628
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489390489600