Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1823 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, apresentamos uma revisão bibliográfica, elencando a importância do ato de planejar e avaliar como ações indissociáveis da prática docente, para desenvolver o processo de ensinagem e promover a aprendizagem significativa dos alunos. Como referencial teórico citamos alguns autores conceituados em relação ao planejamento, dentre os quais: Vasconcellos, Moretto e Anastasiou. Na parte metodológica, houve uma preocupação para que as aulas pudessem ser significativas, assim, utilizamos o modelo apresentado por Júlio César Furtado dos Santos, que propõe sete passos para desenvolver um planejamento que contemple a teoria de Ausubel. Além disso, o ato de avaliar as aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes está condicionado a um planejamento que contemple diferentes estratégias e atividades de ensino. Finalmente, propomos um planejamento completo, nos moldes de Santos, criando também um sistema de avaliação, já organizado para ser aplicado no Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: Planejamento. Aprendizagem Significativa. Avaliação. Ensinagem. PLAN AND EVALUATE: INSEPARABLE ACTS FOR A SIGNIFICANT LEARNING Abstract: In this article we present a bibliographical review, listing the importance of plan and evaluate how inseparable actions of teaching practice, to develop the learning process and promote meaningful learning of the students. As theoretical reference quote some authors respected in relation to planning, among which: Vasconcellos, Moretto and Anastasiou. In the methodological part, there was a concern so that classes could be significant, so we use the model presented by Júlio César Furtado dos Santos proposing seven steps to develop a plan that includes the theory of Ausubel. In addition, the Act of evaluating learning developed by students is conditioned to a planning that includes different strategies and teaching activities. Finally, proposing a complete planning along the lines of Santos, creating also a rating system, already organized to be applied at the Polytechnic high school of Rio Grande do Sul. Keywords: Planning. Meaningful Learning. Evaluation. Teaching and learning. |
id |
IFRS-1_61115b66c898b9534840edd3f2952f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1823 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativaResumo: Neste artigo, apresentamos uma revisão bibliográfica, elencando a importância do ato de planejar e avaliar como ações indissociáveis da prática docente, para desenvolver o processo de ensinagem e promover a aprendizagem significativa dos alunos. Como referencial teórico citamos alguns autores conceituados em relação ao planejamento, dentre os quais: Vasconcellos, Moretto e Anastasiou. Na parte metodológica, houve uma preocupação para que as aulas pudessem ser significativas, assim, utilizamos o modelo apresentado por Júlio César Furtado dos Santos, que propõe sete passos para desenvolver um planejamento que contemple a teoria de Ausubel. Além disso, o ato de avaliar as aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes está condicionado a um planejamento que contemple diferentes estratégias e atividades de ensino. Finalmente, propomos um planejamento completo, nos moldes de Santos, criando também um sistema de avaliação, já organizado para ser aplicado no Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: Planejamento. Aprendizagem Significativa. Avaliação. Ensinagem. PLAN AND EVALUATE: INSEPARABLE ACTS FOR A SIGNIFICANT LEARNING Abstract: In this article we present a bibliographical review, listing the importance of plan and evaluate how inseparable actions of teaching practice, to develop the learning process and promote meaningful learning of the students. As theoretical reference quote some authors respected in relation to planning, among which: Vasconcellos, Moretto and Anastasiou. In the methodological part, there was a concern so that classes could be significant, so we use the model presented by Júlio César Furtado dos Santos proposing seven steps to develop a plan that includes the theory of Ausubel. In addition, the Act of evaluating learning developed by students is conditioned to a planning that includes different strategies and teaching activities. Finally, proposing a complete planning along the lines of Santos, creating also a rating system, already organized to be applied at the Polytechnic high school of Rio Grande do Sul. Keywords: Planning. Meaningful Learning. Evaluation. Teaching and learning.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/182310.35819/tear.v3.n1.a1823#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1823/1424Puhl, Cassiano ScottRech Viganó, Vanessa Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1823Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa |
title |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa Puhl, Cassiano Scott |
title_short |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa |
title_full |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa |
title_sort |
Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa |
author |
Puhl, Cassiano Scott |
author_facet |
Puhl, Cassiano Scott Rech Viganó, Vanessa Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Rech Viganó, Vanessa Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puhl, Cassiano Scott Rech Viganó, Vanessa Cristina |
description |
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma revisão bibliográfica, elencando a importância do ato de planejar e avaliar como ações indissociáveis da prática docente, para desenvolver o processo de ensinagem e promover a aprendizagem significativa dos alunos. Como referencial teórico citamos alguns autores conceituados em relação ao planejamento, dentre os quais: Vasconcellos, Moretto e Anastasiou. Na parte metodológica, houve uma preocupação para que as aulas pudessem ser significativas, assim, utilizamos o modelo apresentado por Júlio César Furtado dos Santos, que propõe sete passos para desenvolver um planejamento que contemple a teoria de Ausubel. Além disso, o ato de avaliar as aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes está condicionado a um planejamento que contemple diferentes estratégias e atividades de ensino. Finalmente, propomos um planejamento completo, nos moldes de Santos, criando também um sistema de avaliação, já organizado para ser aplicado no Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: Planejamento. Aprendizagem Significativa. Avaliação. Ensinagem. PLAN AND EVALUATE: INSEPARABLE ACTS FOR A SIGNIFICANT LEARNING Abstract: In this article we present a bibliographical review, listing the importance of plan and evaluate how inseparable actions of teaching practice, to develop the learning process and promote meaningful learning of the students. As theoretical reference quote some authors respected in relation to planning, among which: Vasconcellos, Moretto and Anastasiou. In the methodological part, there was a concern so that classes could be significant, so we use the model presented by Júlio César Furtado dos Santos proposing seven steps to develop a plan that includes the theory of Ausubel. In addition, the Act of evaluating learning developed by students is conditioned to a planning that includes different strategies and teaching activities. Finally, proposing a complete planning along the lines of Santos, creating also a rating system, already organized to be applied at the Polytechnic high school of Rio Grande do Sul. Keywords: Planning. Meaningful Learning. Evaluation. Teaching and learning. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1823 10.35819/tear.v3.n1.a1823 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1823 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v3.n1.a1823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1823/1424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO 2238-8079 10.35819/tear.v3.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951573855928320 |