Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dariel de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pedro, Ketilin Mayra, Santos, Richard dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203
Resumo: Resumo: Este estudo tem por objetivo narrar a experiência da implementação de um ambiente de aprendizagem wiki com professor de ensino regular e analisar sua aplicação em atividades voltadas à aprendizagem colaborativa de alunos do ensino fundamental. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0, que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que muitos educadores do ensino regular ainda apresentam dificuldades em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas que se aplicam ao contexto educacional, vislumbrou-se a oportunidade de promover práticas pedagógicas com o profissional atuante no ensino fundamental. Para isso foi aplicado um questionário com 25 professores e selecionado um professor que mais se destacou pelo uso mais intenso da tecnologia. O segundo momento da pesquisa constituiu-se de seis horas de capacitação deste participante na ferramenta Wikispaces, onde aprendeu a criar um wiki e foi incentivado a utilizá-lo posteriormente, durante oito semanas, com os alunos da escola em que atua. Os resultados mostraram que a utilização do ambiente wiki fornece inúmeras estratégias de trabalho para o docente, aproximando-o da tecnologia com maior intensidade. Ao final do trabalho, foi constatado o crescente entusiasmo dos alunos a cada nova proposta de atividade, motivados pela exploração de recursos como apresentações, fóruns de discussão, filmes, documentos de textos e fotos e outras mídias dentro de um único ambiente. Constatou-se ainda, que o professor ficou mais próximo de ferramentas tecnológicas, ganhando autonomia e segurança no desenrolar de suas aulas.Palavras-chaves: Tecnologia. Wiki. Aprendizagem Colaborativa. Wikispaces. Ensino Fundamental.   WIKI ENVIRONMENTAL EDUCATIONAL USE: AN EXPLORATORY STUDY WITH TEACHER AND ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This study aims at narrating the experience of implementing a wiki learning environment with a regular school teacher. It analyzes its application in collaborative learning activities of elementary students. The wiki is a web 2.0 resource that facilitates the elaboration of several activities that focus on collaboration among individuals. In addition, many school teachers still struggle to effectively explore the technological tools used in education. Therefore, this study aimed at elaborating pedagogical practices with these teachers. Twenty five teachers (25) answered a questionnaire and one teacher, who frequently used technology, was selected . The selected teacher participated in a six-hour training program focused on Wikispaces, where he learned how to create a wiki and was encouraged to use it with the students of the school for 8 weeks. Results showed that the use of the wiki environment provides innumerable teaching strategies, getting teachers more familiar with technology.  At the end, students were enthusiastic about each new activity they were presented, motivated by the exploration of resources such as presentations,  forums, films, text documents, photos and the other media on a single environment. The teacher was more familiar with technological tools, becoming more autonomous and secure during classes.Keywords: Technology. Wiki. Collaborative Learning. Wikispaces. Elementary School. 
id IFRS-1_63a498c80f3fdfb7d9d8201b6e7e4496
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2203
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamentalResumo: Este estudo tem por objetivo narrar a experiência da implementação de um ambiente de aprendizagem wiki com professor de ensino regular e analisar sua aplicação em atividades voltadas à aprendizagem colaborativa de alunos do ensino fundamental. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0, que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que muitos educadores do ensino regular ainda apresentam dificuldades em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas que se aplicam ao contexto educacional, vislumbrou-se a oportunidade de promover práticas pedagógicas com o profissional atuante no ensino fundamental. Para isso foi aplicado um questionário com 25 professores e selecionado um professor que mais se destacou pelo uso mais intenso da tecnologia. O segundo momento da pesquisa constituiu-se de seis horas de capacitação deste participante na ferramenta Wikispaces, onde aprendeu a criar um wiki e foi incentivado a utilizá-lo posteriormente, durante oito semanas, com os alunos da escola em que atua. Os resultados mostraram que a utilização do ambiente wiki fornece inúmeras estratégias de trabalho para o docente, aproximando-o da tecnologia com maior intensidade. Ao final do trabalho, foi constatado o crescente entusiasmo dos alunos a cada nova proposta de atividade, motivados pela exploração de recursos como apresentações, fóruns de discussão, filmes, documentos de textos e fotos e outras mídias dentro de um único ambiente. Constatou-se ainda, que o professor ficou mais próximo de ferramentas tecnológicas, ganhando autonomia e segurança no desenrolar de suas aulas.Palavras-chaves: Tecnologia. Wiki. Aprendizagem Colaborativa. Wikispaces. Ensino Fundamental.   WIKI ENVIRONMENTAL EDUCATIONAL USE: AN EXPLORATORY STUDY WITH TEACHER AND ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This study aims at narrating the experience of implementing a wiki learning environment with a regular school teacher. It analyzes its application in collaborative learning activities of elementary students. The wiki is a web 2.0 resource that facilitates the elaboration of several activities that focus on collaboration among individuals. In addition, many school teachers still struggle to effectively explore the technological tools used in education. Therefore, this study aimed at elaborating pedagogical practices with these teachers. Twenty five teachers (25) answered a questionnaire and one teacher, who frequently used technology, was selected . The selected teacher participated in a six-hour training program focused on Wikispaces, where he learned how to create a wiki and was encouraged to use it with the students of the school for 8 weeks. Results showed that the use of the wiki environment provides innumerable teaching strategies, getting teachers more familiar with technology.  At the end, students were enthusiastic about each new activity they were presented, motivated by the exploration of resources such as presentations,  forums, films, text documents, photos and the other media on a single environment. The teacher was more familiar with technological tools, becoming more autonomous and secure during classes.Keywords: Technology. Wiki. Collaborative Learning. Wikispaces. Elementary School. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/220310.35819/tear.v6.n1.a2203#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203/1558Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Dariel dePedro, Ketilin MayraSantos, Richard dos2019-08-25T00:34:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2203Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
title Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
spellingShingle Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
Carvalho, Dariel de
title_short Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
title_full Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
title_fullStr Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
title_sort Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
author Carvalho, Dariel de
author_facet Carvalho, Dariel de
Pedro, Ketilin Mayra
Santos, Richard dos
author_role author
author2 Pedro, Ketilin Mayra
Santos, Richard dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dariel de
Pedro, Ketilin Mayra
Santos, Richard dos
description Resumo: Este estudo tem por objetivo narrar a experiência da implementação de um ambiente de aprendizagem wiki com professor de ensino regular e analisar sua aplicação em atividades voltadas à aprendizagem colaborativa de alunos do ensino fundamental. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0, que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que muitos educadores do ensino regular ainda apresentam dificuldades em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas que se aplicam ao contexto educacional, vislumbrou-se a oportunidade de promover práticas pedagógicas com o profissional atuante no ensino fundamental. Para isso foi aplicado um questionário com 25 professores e selecionado um professor que mais se destacou pelo uso mais intenso da tecnologia. O segundo momento da pesquisa constituiu-se de seis horas de capacitação deste participante na ferramenta Wikispaces, onde aprendeu a criar um wiki e foi incentivado a utilizá-lo posteriormente, durante oito semanas, com os alunos da escola em que atua. Os resultados mostraram que a utilização do ambiente wiki fornece inúmeras estratégias de trabalho para o docente, aproximando-o da tecnologia com maior intensidade. Ao final do trabalho, foi constatado o crescente entusiasmo dos alunos a cada nova proposta de atividade, motivados pela exploração de recursos como apresentações, fóruns de discussão, filmes, documentos de textos e fotos e outras mídias dentro de um único ambiente. Constatou-se ainda, que o professor ficou mais próximo de ferramentas tecnológicas, ganhando autonomia e segurança no desenrolar de suas aulas.Palavras-chaves: Tecnologia. Wiki. Aprendizagem Colaborativa. Wikispaces. Ensino Fundamental.   WIKI ENVIRONMENTAL EDUCATIONAL USE: AN EXPLORATORY STUDY WITH TEACHER AND ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This study aims at narrating the experience of implementing a wiki learning environment with a regular school teacher. It analyzes its application in collaborative learning activities of elementary students. The wiki is a web 2.0 resource that facilitates the elaboration of several activities that focus on collaboration among individuals. In addition, many school teachers still struggle to effectively explore the technological tools used in education. Therefore, this study aimed at elaborating pedagogical practices with these teachers. Twenty five teachers (25) answered a questionnaire and one teacher, who frequently used technology, was selected . The selected teacher participated in a six-hour training program focused on Wikispaces, where he learned how to create a wiki and was encouraged to use it with the students of the school for 8 weeks. Results showed that the use of the wiki environment provides innumerable teaching strategies, getting teachers more familiar with technology.  At the end, students were enthusiastic about each new activity they were presented, motivated by the exploration of resources such as presentations,  forums, films, text documents, photos and the other media on a single environment. The teacher was more familiar with technological tools, becoming more autonomous and secure during classes.Keywords: Technology. Wiki. Collaborative Learning. Wikispaces. Elementary School. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203
10.35819/tear.v6.n1.a2203
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n1.a2203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203/1558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
2238-8079
10.35819/tear.v6.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918297784320