Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203 |
Resumo: | Resumo: Este estudo tem por objetivo narrar a experiência da implementação de um ambiente de aprendizagem wiki com professor de ensino regular e analisar sua aplicação em atividades voltadas à aprendizagem colaborativa de alunos do ensino fundamental. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0, que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que muitos educadores do ensino regular ainda apresentam dificuldades em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas que se aplicam ao contexto educacional, vislumbrou-se a oportunidade de promover práticas pedagógicas com o profissional atuante no ensino fundamental. Para isso foi aplicado um questionário com 25 professores e selecionado um professor que mais se destacou pelo uso mais intenso da tecnologia. O segundo momento da pesquisa constituiu-se de seis horas de capacitação deste participante na ferramenta Wikispaces, onde aprendeu a criar um wiki e foi incentivado a utilizá-lo posteriormente, durante oito semanas, com os alunos da escola em que atua. Os resultados mostraram que a utilização do ambiente wiki fornece inúmeras estratégias de trabalho para o docente, aproximando-o da tecnologia com maior intensidade. Ao final do trabalho, foi constatado o crescente entusiasmo dos alunos a cada nova proposta de atividade, motivados pela exploração de recursos como apresentações, fóruns de discussão, filmes, documentos de textos e fotos e outras mídias dentro de um único ambiente. Constatou-se ainda, que o professor ficou mais próximo de ferramentas tecnológicas, ganhando autonomia e segurança no desenrolar de suas aulas.Palavras-chaves: Tecnologia. Wiki. Aprendizagem Colaborativa. Wikispaces. Ensino Fundamental. WIKI ENVIRONMENTAL EDUCATIONAL USE: AN EXPLORATORY STUDY WITH TEACHER AND ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This study aims at narrating the experience of implementing a wiki learning environment with a regular school teacher. It analyzes its application in collaborative learning activities of elementary students. The wiki is a web 2.0 resource that facilitates the elaboration of several activities that focus on collaboration among individuals. In addition, many school teachers still struggle to effectively explore the technological tools used in education. Therefore, this study aimed at elaborating pedagogical practices with these teachers. Twenty five teachers (25) answered a questionnaire and one teacher, who frequently used technology, was selected . The selected teacher participated in a six-hour training program focused on Wikispaces, where he learned how to create a wiki and was encouraged to use it with the students of the school for 8 weeks. Results showed that the use of the wiki environment provides innumerable teaching strategies, getting teachers more familiar with technology. At the end, students were enthusiastic about each new activity they were presented, motivated by the exploration of resources such as presentations, forums, films, text documents, photos and the other media on a single environment. The teacher was more familiar with technological tools, becoming more autonomous and secure during classes.Keywords: Technology. Wiki. Collaborative Learning. Wikispaces. Elementary School. |
id |
IFRS-1_63a498c80f3fdfb7d9d8201b6e7e4496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2203 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamentalResumo: Este estudo tem por objetivo narrar a experiência da implementação de um ambiente de aprendizagem wiki com professor de ensino regular e analisar sua aplicação em atividades voltadas à aprendizagem colaborativa de alunos do ensino fundamental. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0, que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que muitos educadores do ensino regular ainda apresentam dificuldades em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas que se aplicam ao contexto educacional, vislumbrou-se a oportunidade de promover práticas pedagógicas com o profissional atuante no ensino fundamental. Para isso foi aplicado um questionário com 25 professores e selecionado um professor que mais se destacou pelo uso mais intenso da tecnologia. O segundo momento da pesquisa constituiu-se de seis horas de capacitação deste participante na ferramenta Wikispaces, onde aprendeu a criar um wiki e foi incentivado a utilizá-lo posteriormente, durante oito semanas, com os alunos da escola em que atua. Os resultados mostraram que a utilização do ambiente wiki fornece inúmeras estratégias de trabalho para o docente, aproximando-o da tecnologia com maior intensidade. Ao final do trabalho, foi constatado o crescente entusiasmo dos alunos a cada nova proposta de atividade, motivados pela exploração de recursos como apresentações, fóruns de discussão, filmes, documentos de textos e fotos e outras mídias dentro de um único ambiente. Constatou-se ainda, que o professor ficou mais próximo de ferramentas tecnológicas, ganhando autonomia e segurança no desenrolar de suas aulas.Palavras-chaves: Tecnologia. Wiki. Aprendizagem Colaborativa. Wikispaces. Ensino Fundamental. WIKI ENVIRONMENTAL EDUCATIONAL USE: AN EXPLORATORY STUDY WITH TEACHER AND ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This study aims at narrating the experience of implementing a wiki learning environment with a regular school teacher. It analyzes its application in collaborative learning activities of elementary students. The wiki is a web 2.0 resource that facilitates the elaboration of several activities that focus on collaboration among individuals. In addition, many school teachers still struggle to effectively explore the technological tools used in education. Therefore, this study aimed at elaborating pedagogical practices with these teachers. Twenty five teachers (25) answered a questionnaire and one teacher, who frequently used technology, was selected . The selected teacher participated in a six-hour training program focused on Wikispaces, where he learned how to create a wiki and was encouraged to use it with the students of the school for 8 weeks. Results showed that the use of the wiki environment provides innumerable teaching strategies, getting teachers more familiar with technology. At the end, students were enthusiastic about each new activity they were presented, motivated by the exploration of resources such as presentations, forums, films, text documents, photos and the other media on a single environment. The teacher was more familiar with technological tools, becoming more autonomous and secure during classes.Keywords: Technology. Wiki. Collaborative Learning. Wikispaces. Elementary School. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/220310.35819/tear.v6.n1.a2203#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203/1558Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Dariel dePedro, Ketilin MayraSantos, Richard dos2019-08-25T00:34:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2203Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental |
title |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental Carvalho, Dariel de |
title_short |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental |
title_full |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos do ensino fundamental |
author |
Carvalho, Dariel de |
author_facet |
Carvalho, Dariel de Pedro, Ketilin Mayra Santos, Richard dos |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Ketilin Mayra Santos, Richard dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Dariel de Pedro, Ketilin Mayra Santos, Richard dos |
description |
Resumo: Este estudo tem por objetivo narrar a experiência da implementação de um ambiente de aprendizagem wiki com professor de ensino regular e analisar sua aplicação em atividades voltadas à aprendizagem colaborativa de alunos do ensino fundamental. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0, que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que muitos educadores do ensino regular ainda apresentam dificuldades em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas que se aplicam ao contexto educacional, vislumbrou-se a oportunidade de promover práticas pedagógicas com o profissional atuante no ensino fundamental. Para isso foi aplicado um questionário com 25 professores e selecionado um professor que mais se destacou pelo uso mais intenso da tecnologia. O segundo momento da pesquisa constituiu-se de seis horas de capacitação deste participante na ferramenta Wikispaces, onde aprendeu a criar um wiki e foi incentivado a utilizá-lo posteriormente, durante oito semanas, com os alunos da escola em que atua. Os resultados mostraram que a utilização do ambiente wiki fornece inúmeras estratégias de trabalho para o docente, aproximando-o da tecnologia com maior intensidade. Ao final do trabalho, foi constatado o crescente entusiasmo dos alunos a cada nova proposta de atividade, motivados pela exploração de recursos como apresentações, fóruns de discussão, filmes, documentos de textos e fotos e outras mídias dentro de um único ambiente. Constatou-se ainda, que o professor ficou mais próximo de ferramentas tecnológicas, ganhando autonomia e segurança no desenrolar de suas aulas.Palavras-chaves: Tecnologia. Wiki. Aprendizagem Colaborativa. Wikispaces. Ensino Fundamental. WIKI ENVIRONMENTAL EDUCATIONAL USE: AN EXPLORATORY STUDY WITH TEACHER AND ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This study aims at narrating the experience of implementing a wiki learning environment with a regular school teacher. It analyzes its application in collaborative learning activities of elementary students. The wiki is a web 2.0 resource that facilitates the elaboration of several activities that focus on collaboration among individuals. In addition, many school teachers still struggle to effectively explore the technological tools used in education. Therefore, this study aimed at elaborating pedagogical practices with these teachers. Twenty five teachers (25) answered a questionnaire and one teacher, who frequently used technology, was selected . The selected teacher participated in a six-hour training program focused on Wikispaces, where he learned how to create a wiki and was encouraged to use it with the students of the school for 8 weeks. Results showed that the use of the wiki environment provides innumerable teaching strategies, getting teachers more familiar with technology. At the end, students were enthusiastic about each new activity they were presented, motivated by the exploration of resources such as presentations, forums, films, text documents, photos and the other media on a single environment. The teacher was more familiar with technological tools, becoming more autonomous and secure during classes.Keywords: Technology. Wiki. Collaborative Learning. Wikispaces. Elementary School. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203 10.35819/tear.v6.n1.a2203 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v6.n1.a2203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2203/1558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL 2238-8079 10.35819/tear.v6.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253918297784320 |