Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4064
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_205faa963297cd0efbc9bd7c0fce9f58
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridadeEnergiaEnsino da físicaEnsino da químicaWikisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Lisboa, 2011Com este estudo pretendeu-se conhecer o que pensam os alunos sobre o uso do wiki e como reagem às tarefas de investigação propostas, durante a implementação de uma proposta didáctica para o ensino de Energia. Procurou-se identificar mudanças que ocorreram nas percepções dos alunos relativamente às aulas de Ciências Físico- Químicas, conhecer que avaliação fizeram os alunos sobre o uso de tarefas de investigação, identificar que aprendizagens os alunos disseram realizar durante as tarefas de investigação e que potencialidades atribuíram os alunos ao uso do wiki. Neste estudo, foi usada uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adoptou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram nove alunos de um turno pertencente a uma turma do 7ºano de escolaridade de uma escola da Grande Lisboa. Usaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevista em grupo focado e documentos escritos. Na análise de dados, os dados foram codificados e categorizados utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados revelaram a existência de mudanças nas percepções dos alunos sobre o ensino / aprendizagem da Energia relativamente às aulas de Ciência Físico- Químicas. Os alunos envolveram-se na realização de tarefas de investigação propostas, possibilitando-lhes o desenvolvimento de competências atitudinais, comunicação escrita e de conhecimento substantivo e processual. Os resultados indicaram também que o efeito motivador das novas tecnologias, particularmente do wiki, contribuiu para um aumento do interesse nos alunos pela aprendizagem, levando desta forma à mobilização de competências atitudinais e de comunicação escrita.The present study aims to understand what students think about the use of wiki and how they react to the research assignments that were proposed to them during the implementation of educational project related to the teaching of Energy. The aim of this study is to identify the changes that occurred in students’ perception in regards to Chemistry and Physics classes, ascertain students’ assessment regarding the use of research tasks, and identify the learning that took place during the research assignments and what potentialities the students attributed to the use of wiki. During the course of the study, the methodology used was based on qualitative investigation with interpretative orientation and the investigative strategy that was adopted was a study that was conducted on the practice itself. Nine seventh grade students from the greater Lisbon area participated in the study. Various information gathering instruments were used: natural observation, focus-group interviews and written documents. While analyzing the information, the data was codified and categorized using the questioning method and constant comparisons. The results revealed the existence of changes in students’ perceptions regarding the teaching and learning of Energy as it relates to Chemistry and Physics class. The students became involved in completing the inquiry tasks that were proposed to them, which allowed for the development of attitudinal skills, writing skills as well as substantial and procedural knowledge. Likewise, the results also indicate the presence of a motivational effect of new technologies, in particular wiki, which contributed to an increase in students’ interest towards learning, which ultimately lead to the mobilization of attitudinal and writing skills.Freire, Ana Maria, 1947-Repositório da Universidade de LisboaNascimento, Carmen Sofia Coimbra do2011-09-09T14:52:07Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:47.597979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
spellingShingle Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do
Energia
Ensino da física
Ensino da química
Wikis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_full Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_fullStr Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_sort Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
author Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do
author_facet Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Ana Maria, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Ensino da física
Ensino da química
Wikis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Energia
Ensino da física
Ensino da química
Wikis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09T14:52:07Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4064
url http://hdl.handle.net/10451/4064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183025541120