A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142850 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem dos(as) alunos(as) de 2º ano do II ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, situada no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Para obtenção dos resultados foram utilizadas as construções dos alunos no período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia à Distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado na escola e na turma citada, no período de cerca de três meses. (Abril a junho de 2010). O WIKI, por conter uma plataforma que utiliza links das páginas na produção de hipertextos, permitiu estimular as relações de grupo, sendo aplicado como recurso de escrita compartilhada e participativa. Através desse instrumento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que traz consigo pressupostos construtivistas, os(as) alunos(as) construíram conhecimentos, transformando-os de prévios em novos. O ambiente oportunizou aos alunos(as) uma proximidade com um meio inovador na qual, pela primeira vez, se depararam com as próprias atividades escolares publicadas na internet e ainda puderam comentar os trabalhos dos(as) colegas e ver os seus comentados. Para tanto, há reflexões teóricas que utilizo como base para desenvolver a pesquisa que levou ao resultado deste trabalho. Aqui constam algumas ideias defendidas por autores consagrados nas questões que dizem respeito à educação. Invoco pensamentos como os de Paulo Freire e Jean Piaget, conectando-os aos modernos pesquisadores na área. Nesse diálogo entre a problemática suscitada na pesquisa e renomados pensadores, busco refletir e consolidar minha posição a respeito do que considero importante no desenvolvimento do processo de aprendizagem do(a) aluno(a) de escola pública na atual conjuntura econômicosocial dos mesmos. |
id |
UFRGS-2_b22e46a2b78e114468fe3a5bf06fb122 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142850 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mistrello, Zinara BirnfeldBatista, Neusa ChavesGomes, Simone Gonzalez2016-06-21T02:10:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/142850000994191O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem dos(as) alunos(as) de 2º ano do II ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, situada no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Para obtenção dos resultados foram utilizadas as construções dos alunos no período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia à Distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado na escola e na turma citada, no período de cerca de três meses. (Abril a junho de 2010). O WIKI, por conter uma plataforma que utiliza links das páginas na produção de hipertextos, permitiu estimular as relações de grupo, sendo aplicado como recurso de escrita compartilhada e participativa. Através desse instrumento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que traz consigo pressupostos construtivistas, os(as) alunos(as) construíram conhecimentos, transformando-os de prévios em novos. O ambiente oportunizou aos alunos(as) uma proximidade com um meio inovador na qual, pela primeira vez, se depararam com as próprias atividades escolares publicadas na internet e ainda puderam comentar os trabalhos dos(as) colegas e ver os seus comentados. Para tanto, há reflexões teóricas que utilizo como base para desenvolver a pesquisa que levou ao resultado deste trabalho. Aqui constam algumas ideias defendidas por autores consagrados nas questões que dizem respeito à educação. Invoco pensamentos como os de Paulo Freire e Jean Piaget, conectando-os aos modernos pesquisadores na área. Nesse diálogo entre a problemática suscitada na pesquisa e renomados pensadores, busco refletir e consolidar minha posição a respeito do que considero importante no desenvolvimento do processo de aprendizagem do(a) aluno(a) de escola pública na atual conjuntura econômicosocial dos mesmos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalAlunoAmbiente virtualA utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994191.pdf000994191.pdfTexto completoapplication/pdf591763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/1/000994191.pdf6decde6921119f80278aa3be8e34f261MD51TEXT000994191.pdf.txt000994191.pdf.txtExtracted Texttext/plain59929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/2/000994191.pdf.txta61e7e8699afa44fe4370664283ee8a0MD52THUMBNAIL000994191.pdf.jpg000994191.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/3/000994191.pdf.jpgafbe4f8149a9a809096157bf210deea5MD5310183/1428502018-10-26 10:01:42.693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142850Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental |
title |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental Mistrello, Zinara Birnfeld Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Aluno Ambiente virtual |
title_short |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental |
title_full |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental |
title_sort |
A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental |
author |
Mistrello, Zinara Birnfeld |
author_facet |
Mistrello, Zinara Birnfeld |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mistrello, Zinara Birnfeld |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Neusa Chaves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gomes, Simone Gonzalez |
contributor_str_mv |
Batista, Neusa Chaves Gomes, Simone Gonzalez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Aluno Ambiente virtual |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Aluno Ambiente virtual |
description |
O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem dos(as) alunos(as) de 2º ano do II ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, situada no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Para obtenção dos resultados foram utilizadas as construções dos alunos no período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia à Distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado na escola e na turma citada, no período de cerca de três meses. (Abril a junho de 2010). O WIKI, por conter uma plataforma que utiliza links das páginas na produção de hipertextos, permitiu estimular as relações de grupo, sendo aplicado como recurso de escrita compartilhada e participativa. Através desse instrumento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que traz consigo pressupostos construtivistas, os(as) alunos(as) construíram conhecimentos, transformando-os de prévios em novos. O ambiente oportunizou aos alunos(as) uma proximidade com um meio inovador na qual, pela primeira vez, se depararam com as próprias atividades escolares publicadas na internet e ainda puderam comentar os trabalhos dos(as) colegas e ver os seus comentados. Para tanto, há reflexões teóricas que utilizo como base para desenvolver a pesquisa que levou ao resultado deste trabalho. Aqui constam algumas ideias defendidas por autores consagrados nas questões que dizem respeito à educação. Invoco pensamentos como os de Paulo Freire e Jean Piaget, conectando-os aos modernos pesquisadores na área. Nesse diálogo entre a problemática suscitada na pesquisa e renomados pensadores, busco refletir e consolidar minha posição a respeito do que considero importante no desenvolvimento do processo de aprendizagem do(a) aluno(a) de escola pública na atual conjuntura econômicosocial dos mesmos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142850 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000994191 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142850 |
identifier_str_mv |
000994191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/1/000994191.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/2/000994191.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/3/000994191.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6decde6921119f80278aa3be8e34f261 a61e7e8699afa44fe4370664283ee8a0 afbe4f8149a9a809096157bf210deea5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511333335040 |