A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mistrello, Zinara Birnfeld
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142850
Resumo: O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem dos(as) alunos(as) de 2º ano do II ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, situada no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Para obtenção dos resultados foram utilizadas as construções dos alunos no período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia à Distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado na escola e na turma citada, no período de cerca de três meses. (Abril a junho de 2010). O WIKI, por conter uma plataforma que utiliza links das páginas na produção de hipertextos, permitiu estimular as relações de grupo, sendo aplicado como recurso de escrita compartilhada e participativa. Através desse instrumento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que traz consigo pressupostos construtivistas, os(as) alunos(as) construíram conhecimentos, transformando-os de prévios em novos. O ambiente oportunizou aos alunos(as) uma proximidade com um meio inovador na qual, pela primeira vez, se depararam com as próprias atividades escolares publicadas na internet e ainda puderam comentar os trabalhos dos(as) colegas e ver os seus comentados. Para tanto, há reflexões teóricas que utilizo como base para desenvolver a pesquisa que levou ao resultado deste trabalho. Aqui constam algumas ideias defendidas por autores consagrados nas questões que dizem respeito à educação. Invoco pensamentos como os de Paulo Freire e Jean Piaget, conectando-os aos modernos pesquisadores na área. Nesse diálogo entre a problemática suscitada na pesquisa e renomados pensadores, busco refletir e consolidar minha posição a respeito do que considero importante no desenvolvimento do processo de aprendizagem do(a) aluno(a) de escola pública na atual conjuntura econômicosocial dos mesmos.
id UFRGS-2_b22e46a2b78e114468fe3a5bf06fb122
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142850
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mistrello, Zinara BirnfeldBatista, Neusa ChavesGomes, Simone Gonzalez2016-06-21T02:10:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/142850000994191O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem dos(as) alunos(as) de 2º ano do II ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, situada no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Para obtenção dos resultados foram utilizadas as construções dos alunos no período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia à Distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado na escola e na turma citada, no período de cerca de três meses. (Abril a junho de 2010). O WIKI, por conter uma plataforma que utiliza links das páginas na produção de hipertextos, permitiu estimular as relações de grupo, sendo aplicado como recurso de escrita compartilhada e participativa. Através desse instrumento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que traz consigo pressupostos construtivistas, os(as) alunos(as) construíram conhecimentos, transformando-os de prévios em novos. O ambiente oportunizou aos alunos(as) uma proximidade com um meio inovador na qual, pela primeira vez, se depararam com as próprias atividades escolares publicadas na internet e ainda puderam comentar os trabalhos dos(as) colegas e ver os seus comentados. Para tanto, há reflexões teóricas que utilizo como base para desenvolver a pesquisa que levou ao resultado deste trabalho. Aqui constam algumas ideias defendidas por autores consagrados nas questões que dizem respeito à educação. Invoco pensamentos como os de Paulo Freire e Jean Piaget, conectando-os aos modernos pesquisadores na área. Nesse diálogo entre a problemática suscitada na pesquisa e renomados pensadores, busco refletir e consolidar minha posição a respeito do que considero importante no desenvolvimento do processo de aprendizagem do(a) aluno(a) de escola pública na atual conjuntura econômicosocial dos mesmos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalAlunoAmbiente virtualA utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994191.pdf000994191.pdfTexto completoapplication/pdf591763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/1/000994191.pdf6decde6921119f80278aa3be8e34f261MD51TEXT000994191.pdf.txt000994191.pdf.txtExtracted Texttext/plain59929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/2/000994191.pdf.txta61e7e8699afa44fe4370664283ee8a0MD52THUMBNAIL000994191.pdf.jpg000994191.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/3/000994191.pdf.jpgafbe4f8149a9a809096157bf210deea5MD5310183/1428502018-10-26 10:01:42.693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142850Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
title A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
spellingShingle A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
Mistrello, Zinara Birnfeld
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Aluno
Ambiente virtual
title_short A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
title_full A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
title_fullStr A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
title_sort A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental
author Mistrello, Zinara Birnfeld
author_facet Mistrello, Zinara Birnfeld
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mistrello, Zinara Birnfeld
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gomes, Simone Gonzalez
contributor_str_mv Batista, Neusa Chaves
Gomes, Simone Gonzalez
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Aluno
Ambiente virtual
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Aluno
Ambiente virtual
description O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem dos(as) alunos(as) de 2º ano do II ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, situada no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Para obtenção dos resultados foram utilizadas as construções dos alunos no período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia à Distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado na escola e na turma citada, no período de cerca de três meses. (Abril a junho de 2010). O WIKI, por conter uma plataforma que utiliza links das páginas na produção de hipertextos, permitiu estimular as relações de grupo, sendo aplicado como recurso de escrita compartilhada e participativa. Através desse instrumento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que traz consigo pressupostos construtivistas, os(as) alunos(as) construíram conhecimentos, transformando-os de prévios em novos. O ambiente oportunizou aos alunos(as) uma proximidade com um meio inovador na qual, pela primeira vez, se depararam com as próprias atividades escolares publicadas na internet e ainda puderam comentar os trabalhos dos(as) colegas e ver os seus comentados. Para tanto, há reflexões teóricas que utilizo como base para desenvolver a pesquisa que levou ao resultado deste trabalho. Aqui constam algumas ideias defendidas por autores consagrados nas questões que dizem respeito à educação. Invoco pensamentos como os de Paulo Freire e Jean Piaget, conectando-os aos modernos pesquisadores na área. Nesse diálogo entre a problemática suscitada na pesquisa e renomados pensadores, busco refletir e consolidar minha posição a respeito do que considero importante no desenvolvimento do processo de aprendizagem do(a) aluno(a) de escola pública na atual conjuntura econômicosocial dos mesmos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142850
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000994191
url http://hdl.handle.net/10183/142850
identifier_str_mv 000994191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/1/000994191.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/2/000994191.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142850/3/000994191.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6decde6921119f80278aa3be8e34f261
a61e7e8699afa44fe4370664283ee8a0
afbe4f8149a9a809096157bf210deea5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511333335040