Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fabrícia Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito, Glaucia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923
Resumo: Resumo: Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia para ensinar e aprender. Visando abordar a questão das tecnologias na EJA pelo viés da formação docente, foi elaborado e desenvolvido um curso em formato bimodal, no qual os professores fizeram uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades à distância. O curso foi ofertado aos docentes da EJA da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba-PR e foi elaborado a partir de uma consulta feita junto aos professores dessa modalidade de ensino, a fim de verificar quais eram seus anseios e suas necessidades acerca da formação continuada para uso e apropriação dos recursos tecnológicos digitais disponíveis nas escolas (laboratório de informática, netbook educacional, lousa digital, internet, entre outros). Para fins de escrita deste artigo, nos centramos na percepção dos professores acerca da utilização do AVA em seu processo de formação continuada. Neste processo, coletamos os dados por meio de questionário online e fizemos a análise das respostas obtidas fundamentados nos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Com a realização do estudo, constatamos que os docentes evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (SCHERER, 2005). Palavras-chave: Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. TEACHERS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: A CONTINUING EDUCATION EXPERIENCE IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT Abstract: This article is the result of analysis of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) as a strategy for teaching and learning. Aiming to address the issue of technology in adult education from the angle of teacher training, it has been designed and developed a course in bimodal format, in which teachers made use of Virtual Learning Environment (AVA) for the development of activities at a distance. The course was offered to adult education teachers of Municipal Education Network (RME) of Curitiba, PR and has been prepared from a consultation held with the teachers of this type of education in order to verify what their desires and their needs on the continuing education for use and appropriation of digital technology resources available in schools (computer lab, educational netbook, digital whiteboard, internet, etc.). For the purpose of writing this article, let us focus on the perception of teachers on using the AVA in their continuing education process. In this process, the data collected through online questionnaire and made the analysis of the responses based on the principles of content analysis (BARDIN, 2010). With the study, we found that teachers show the use of Virtual Learning Environment as a positive thing, but exploiting it still just as visitors (SCHERER, 2005). Keyword: Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education.  
id IFRS-1_678f84055126eff299492b3b9f73a7db
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1923
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de AprendizagemResumo: Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia para ensinar e aprender. Visando abordar a questão das tecnologias na EJA pelo viés da formação docente, foi elaborado e desenvolvido um curso em formato bimodal, no qual os professores fizeram uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades à distância. O curso foi ofertado aos docentes da EJA da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba-PR e foi elaborado a partir de uma consulta feita junto aos professores dessa modalidade de ensino, a fim de verificar quais eram seus anseios e suas necessidades acerca da formação continuada para uso e apropriação dos recursos tecnológicos digitais disponíveis nas escolas (laboratório de informática, netbook educacional, lousa digital, internet, entre outros). Para fins de escrita deste artigo, nos centramos na percepção dos professores acerca da utilização do AVA em seu processo de formação continuada. Neste processo, coletamos os dados por meio de questionário online e fizemos a análise das respostas obtidas fundamentados nos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Com a realização do estudo, constatamos que os docentes evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (SCHERER, 2005). Palavras-chave: Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. TEACHERS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: A CONTINUING EDUCATION EXPERIENCE IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT Abstract: This article is the result of analysis of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) as a strategy for teaching and learning. Aiming to address the issue of technology in adult education from the angle of teacher training, it has been designed and developed a course in bimodal format, in which teachers made use of Virtual Learning Environment (AVA) for the development of activities at a distance. The course was offered to adult education teachers of Municipal Education Network (RME) of Curitiba, PR and has been prepared from a consultation held with the teachers of this type of education in order to verify what their desires and their needs on the continuing education for use and appropriation of digital technology resources available in schools (computer lab, educational netbook, digital whiteboard, internet, etc.). For the purpose of writing this article, let us focus on the perception of teachers on using the AVA in their continuing education process. In this process, the data collected through online questionnaire and made the analysis of the responses based on the principles of content analysis (BARDIN, 2010). With the study, we found that teachers show the use of Virtual Learning Environment as a positive thing, but exploiting it still just as visitors (SCHERER, 2005). Keyword: Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/192310.35819/tear.v4.n2.a1923#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE2238-807910.35819/tear.v4.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923/1476Gomes, Fabrícia CristinaBrito, Glaucia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1923Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
spellingShingle Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Gomes, Fabrícia Cristina
title_short Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_fullStr Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full_unstemmed Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_sort Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
author Gomes, Fabrícia Cristina
author_facet Gomes, Fabrícia Cristina
Brito, Glaucia da Silva
author_role author
author2 Brito, Glaucia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fabrícia Cristina
Brito, Glaucia da Silva
description Resumo: Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia para ensinar e aprender. Visando abordar a questão das tecnologias na EJA pelo viés da formação docente, foi elaborado e desenvolvido um curso em formato bimodal, no qual os professores fizeram uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades à distância. O curso foi ofertado aos docentes da EJA da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba-PR e foi elaborado a partir de uma consulta feita junto aos professores dessa modalidade de ensino, a fim de verificar quais eram seus anseios e suas necessidades acerca da formação continuada para uso e apropriação dos recursos tecnológicos digitais disponíveis nas escolas (laboratório de informática, netbook educacional, lousa digital, internet, entre outros). Para fins de escrita deste artigo, nos centramos na percepção dos professores acerca da utilização do AVA em seu processo de formação continuada. Neste processo, coletamos os dados por meio de questionário online e fizemos a análise das respostas obtidas fundamentados nos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Com a realização do estudo, constatamos que os docentes evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (SCHERER, 2005). Palavras-chave: Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. TEACHERS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: A CONTINUING EDUCATION EXPERIENCE IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT Abstract: This article is the result of analysis of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) as a strategy for teaching and learning. Aiming to address the issue of technology in adult education from the angle of teacher training, it has been designed and developed a course in bimodal format, in which teachers made use of Virtual Learning Environment (AVA) for the development of activities at a distance. The course was offered to adult education teachers of Municipal Education Network (RME) of Curitiba, PR and has been prepared from a consultation held with the teachers of this type of education in order to verify what their desires and their needs on the continuing education for use and appropriation of digital technology resources available in schools (computer lab, educational netbook, digital whiteboard, internet, etc.). For the purpose of writing this article, let us focus on the perception of teachers on using the AVA in their continuing education process. In this process, the data collected through online questionnaire and made the analysis of the responses based on the principles of content analysis (BARDIN, 2010). With the study, we found that teachers show the use of Virtual Learning Environment as a positive thing, but exploiting it still just as visitors (SCHERER, 2005). Keyword: Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923
10.35819/tear.v4.n2.a1923
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923
identifier_str_mv 10.35819/tear.v4.n2.a1923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923/1476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
2238-8079
10.35819/tear.v4.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574399090688