FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456 |
Resumo: | O presente artigo relata uma experiência de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento na categoria de Ensino à Distância - EAD, mediado por computador, utilizando a Plataforma Moodle como sistema. Após uma demonstração da fundamentação legal da modalidade Aperfeiçoamento, descreve o curso propriamente dito e apresenta as pesquisas realizadas com os professores-cursistas, incluindo desistentes e reprovados. Conclui-se que a experiência do curso atingiu seus objetivos de atender à demanda significativa neste campo e como aprendizado para a organização para a oferta de novas modalidades de formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: Aperfeiçoamento. Formação de Professores. Educação Profissional. |
id |
UNIFESP-3_d20695562165df9d9d0924bd5c168093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/456 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTOO presente artigo relata uma experiência de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento na categoria de Ensino à Distância - EAD, mediado por computador, utilizando a Plataforma Moodle como sistema. Após uma demonstração da fundamentação legal da modalidade Aperfeiçoamento, descreve o curso propriamente dito e apresenta as pesquisas realizadas com os professores-cursistas, incluindo desistentes e reprovados. Conclui-se que a experiência do curso atingiu seus objetivos de atender à demanda significativa neste campo e como aprendizado para a organização para a oferta de novas modalidades de formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: Aperfeiçoamento. Formação de Professores. Educação Profissional. Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/45610.34024/olhares.2016.v4.456Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 64-852317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456/174Menino, Sergio EugenioBelezia, Eva ChowPeterossi, Helena GemignaniFernandez, Senira Anie Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/456Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Menino, Sergio Eugenio |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO |
author |
Menino, Sergio Eugenio |
author_facet |
Menino, Sergio Eugenio Belezia, Eva Chow Peterossi, Helena Gemignani Fernandez, Senira Anie Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Belezia, Eva Chow Peterossi, Helena Gemignani Fernandez, Senira Anie Ferraz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menino, Sergio Eugenio Belezia, Eva Chow Peterossi, Helena Gemignani Fernandez, Senira Anie Ferraz |
description |
O presente artigo relata uma experiência de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento na categoria de Ensino à Distância - EAD, mediado por computador, utilizando a Plataforma Moodle como sistema. Após uma demonstração da fundamentação legal da modalidade Aperfeiçoamento, descreve o curso propriamente dito e apresenta as pesquisas realizadas com os professores-cursistas, incluindo desistentes e reprovados. Conclui-se que a experiência do curso atingiu seus objetivos de atender à demanda significativa neste campo e como aprendizado para a organização para a oferta de novas modalidades de formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: Aperfeiçoamento. Formação de Professores. Educação Profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456 10.34024/olhares.2016.v4.456 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2016.v4.456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 64-85 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234000846848 |