FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menino, Sergio Eugenio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Belezia, Eva Chow, Peterossi, Helena Gemignani, Fernandez, Senira Anie Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456
Resumo: O presente artigo relata uma experiência de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento na categoria de Ensino à Distância - EAD, mediado por computador, utilizando a Plataforma Moodle como sistema.  Após uma demonstração da fundamentação legal da modalidade Aperfeiçoamento, descreve o curso propriamente dito e apresenta as pesquisas realizadas com os professores-cursistas, incluindo desistentes e reprovados. Conclui-se que a experiência do curso atingiu seus objetivos de atender à demanda significativa neste campo e como aprendizado para a organização para a oferta de novas modalidades de formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: Aperfeiçoamento. Formação de Professores. Educação Profissional. 
id UNIFESP-3_d20695562165df9d9d0924bd5c168093
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/456
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTOO presente artigo relata uma experiência de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento na categoria de Ensino à Distância - EAD, mediado por computador, utilizando a Plataforma Moodle como sistema.  Após uma demonstração da fundamentação legal da modalidade Aperfeiçoamento, descreve o curso propriamente dito e apresenta as pesquisas realizadas com os professores-cursistas, incluindo desistentes e reprovados. Conclui-se que a experiência do curso atingiu seus objetivos de atender à demanda significativa neste campo e como aprendizado para a organização para a oferta de novas modalidades de formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: Aperfeiçoamento. Formação de Professores. Educação Profissional. Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/45610.34024/olhares.2016.v4.456Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 64-852317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456/174Menino, Sergio EugenioBelezia, Eva ChowPeterossi, Helena GemignaniFernandez, Senira Anie Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/456Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Menino, Sergio Eugenio
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
author Menino, Sergio Eugenio
author_facet Menino, Sergio Eugenio
Belezia, Eva Chow
Peterossi, Helena Gemignani
Fernandez, Senira Anie Ferraz
author_role author
author2 Belezia, Eva Chow
Peterossi, Helena Gemignani
Fernandez, Senira Anie Ferraz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menino, Sergio Eugenio
Belezia, Eva Chow
Peterossi, Helena Gemignani
Fernandez, Senira Anie Ferraz
description O presente artigo relata uma experiência de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento na categoria de Ensino à Distância - EAD, mediado por computador, utilizando a Plataforma Moodle como sistema.  Após uma demonstração da fundamentação legal da modalidade Aperfeiçoamento, descreve o curso propriamente dito e apresenta as pesquisas realizadas com os professores-cursistas, incluindo desistentes e reprovados. Conclui-se que a experiência do curso atingiu seus objetivos de atender à demanda significativa neste campo e como aprendizado para a organização para a oferta de novas modalidades de formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: Aperfeiçoamento. Formação de Professores. Educação Profissional. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456
10.34024/olhares.2016.v4.456
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/456/174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 64-85
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234000846848