Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923 |
Resumo: | Resumo: Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia para ensinar e aprender. Visando abordar a questão das tecnologias na EJA pelo viés da formação docente, foi elaborado e desenvolvido um curso em formato bimodal, no qual os professores fizeram uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades à distância. O curso foi ofertado aos docentes da EJA da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba-PR e foi elaborado a partir de uma consulta feita junto aos professores dessa modalidade de ensino, a fim de verificar quais eram seus anseios e suas necessidades acerca da formação continuada para uso e apropriação dos recursos tecnológicos digitais disponíveis nas escolas (laboratório de informática, netbook educacional, lousa digital, internet, entre outros). Para fins de escrita deste artigo, nos centramos na percepção dos professores acerca da utilização do AVA em seu processo de formação continuada. Neste processo, coletamos os dados por meio de questionário online e fizemos a análise das respostas obtidas fundamentados nos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Com a realização do estudo, constatamos que os docentes evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (SCHERER, 2005). Palavras-chave: Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. TEACHERS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: A CONTINUING EDUCATION EXPERIENCE IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT Abstract: This article is the result of analysis of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) as a strategy for teaching and learning. Aiming to address the issue of technology in adult education from the angle of teacher training, it has been designed and developed a course in bimodal format, in which teachers made use of Virtual Learning Environment (AVA) for the development of activities at a distance. The course was offered to adult education teachers of Municipal Education Network (RME) of Curitiba, PR and has been prepared from a consultation held with the teachers of this type of education in order to verify what their desires and their needs on the continuing education for use and appropriation of digital technology resources available in schools (computer lab, educational netbook, digital whiteboard, internet, etc.). For the purpose of writing this article, let us focus on the perception of teachers on using the AVA in their continuing education process. In this process, the data collected through online questionnaire and made the analysis of the responses based on the principles of content analysis (BARDIN, 2010). With the study, we found that teachers show the use of Virtual Learning Environment as a positive thing, but exploiting it still just as visitors (SCHERER, 2005). Keyword: Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education. |
id |
IFRS-1_678f84055126eff299492b3b9f73a7db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1923 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de AprendizagemResumo: Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia para ensinar e aprender. Visando abordar a questão das tecnologias na EJA pelo viés da formação docente, foi elaborado e desenvolvido um curso em formato bimodal, no qual os professores fizeram uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades à distância. O curso foi ofertado aos docentes da EJA da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba-PR e foi elaborado a partir de uma consulta feita junto aos professores dessa modalidade de ensino, a fim de verificar quais eram seus anseios e suas necessidades acerca da formação continuada para uso e apropriação dos recursos tecnológicos digitais disponíveis nas escolas (laboratório de informática, netbook educacional, lousa digital, internet, entre outros). Para fins de escrita deste artigo, nos centramos na percepção dos professores acerca da utilização do AVA em seu processo de formação continuada. Neste processo, coletamos os dados por meio de questionário online e fizemos a análise das respostas obtidas fundamentados nos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Com a realização do estudo, constatamos que os docentes evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (SCHERER, 2005). Palavras-chave: Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. TEACHERS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: A CONTINUING EDUCATION EXPERIENCE IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT Abstract: This article is the result of analysis of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) as a strategy for teaching and learning. Aiming to address the issue of technology in adult education from the angle of teacher training, it has been designed and developed a course in bimodal format, in which teachers made use of Virtual Learning Environment (AVA) for the development of activities at a distance. The course was offered to adult education teachers of Municipal Education Network (RME) of Curitiba, PR and has been prepared from a consultation held with the teachers of this type of education in order to verify what their desires and their needs on the continuing education for use and appropriation of digital technology resources available in schools (computer lab, educational netbook, digital whiteboard, internet, etc.). For the purpose of writing this article, let us focus on the perception of teachers on using the AVA in their continuing education process. In this process, the data collected through online questionnaire and made the analysis of the responses based on the principles of content analysis (BARDIN, 2010). With the study, we found that teachers show the use of Virtual Learning Environment as a positive thing, but exploiting it still just as visitors (SCHERER, 2005). Keyword: Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/192310.35819/tear.v4.n2.a1923#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE2238-807910.35819/tear.v4.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923/1476Gomes, Fabrícia CristinaBrito, Glaucia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1923Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
spellingShingle |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem Gomes, Fabrícia Cristina |
title_short |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_fullStr |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_sort |
Docentes da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
author |
Gomes, Fabrícia Cristina |
author_facet |
Gomes, Fabrícia Cristina Brito, Glaucia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Glaucia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Fabrícia Cristina Brito, Glaucia da Silva |
description |
Resumo: Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia para ensinar e aprender. Visando abordar a questão das tecnologias na EJA pelo viés da formação docente, foi elaborado e desenvolvido um curso em formato bimodal, no qual os professores fizeram uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades à distância. O curso foi ofertado aos docentes da EJA da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba-PR e foi elaborado a partir de uma consulta feita junto aos professores dessa modalidade de ensino, a fim de verificar quais eram seus anseios e suas necessidades acerca da formação continuada para uso e apropriação dos recursos tecnológicos digitais disponíveis nas escolas (laboratório de informática, netbook educacional, lousa digital, internet, entre outros). Para fins de escrita deste artigo, nos centramos na percepção dos professores acerca da utilização do AVA em seu processo de formação continuada. Neste processo, coletamos os dados por meio de questionário online e fizemos a análise das respostas obtidas fundamentados nos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Com a realização do estudo, constatamos que os docentes evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (SCHERER, 2005). Palavras-chave: Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. TEACHERS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: A CONTINUING EDUCATION EXPERIENCE IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT Abstract: This article is the result of analysis of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) as a strategy for teaching and learning. Aiming to address the issue of technology in adult education from the angle of teacher training, it has been designed and developed a course in bimodal format, in which teachers made use of Virtual Learning Environment (AVA) for the development of activities at a distance. The course was offered to adult education teachers of Municipal Education Network (RME) of Curitiba, PR and has been prepared from a consultation held with the teachers of this type of education in order to verify what their desires and their needs on the continuing education for use and appropriation of digital technology resources available in schools (computer lab, educational netbook, digital whiteboard, internet, etc.). For the purpose of writing this article, let us focus on the perception of teachers on using the AVA in their continuing education process. In this process, the data collected through online questionnaire and made the analysis of the responses based on the principles of content analysis (BARDIN, 2010). With the study, we found that teachers show the use of Virtual Learning Environment as a positive thing, but exploiting it still just as visitors (SCHERER, 2005). Keyword: Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923 10.35819/tear.v4.n2.a1923 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v4.n2.a1923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1923/1476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE 2238-8079 10.35819/tear.v4.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253918197121024 |