Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Download full: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941 |
Summary: | Resumo: Neste artigo, analisam-se os resultados de uma oficina pedagógica voltada às âncoras de carreira. Os participantes foram 79 professores da educação básica do município de Nova Palma, RS. O trabalho foi desenvolvido no contexto de formação continuada, no período 2013-2014, em parceria universidade-escola. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado por Schein (1996), denominado Inventário de Âncoras de Carreira e que se constitui em um mapeamento de oito âncoras ou inclinações profissionais. A âncora de carreira ‘serviço e dedicação a uma causa’ (VS) foi identificada como primeira e segunda âncora em todos os grupos e, em terceiro lugar, a âncora ‘estilo de vida’ (EV). A análise da primeira e segunda âncora indica que, na concepção desses profissionais, o magistério ainda está vinculado ao cumprimento de uma missão filantrópica, de abnegação e renúncia. Palavras-chave: Âncoras de carreira. Profissão docente. Educação Básica. MAPPING CAREER ANCHORS AMONG BASIC EDUCATION TEACHERS: POSSIBLE EFFECTS ON TRAINING AND PERFORMANCEAbstract: This paper analyzes the results of an educational workshop that focused on career anchors. The participants included 79 basic education teachers who work in the municipality of Palma Nova, which is located in the state of Rio Grande do Sul. The study was developed within the continuing education framework from 2013 to 2014 by means of a university-school partnership. Data were collected through a questionnaire developed by Schein (1996), which is known as Inventory of Career Anchors. Such a questionnaire aimed at mapping eight anchors or professional choices. Among the career anchors identified, service and dedication to a cause was the first as well as the second anchor in all groups analyzed, and lifestyle was the third one. The analysis of the first and second anchors, according to these professionals’ beliefs, shows that the profession of teaching is still associated with the idea of fulfilling a philanthropic mission, self-sacrifice and relinquishment. Keywords: Career Anchors. Teaching profession. Basic education. |
id |
IFRS-1_6862e4056bb68038c1583c66f253f486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1941 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docenteResumo: Neste artigo, analisam-se os resultados de uma oficina pedagógica voltada às âncoras de carreira. Os participantes foram 79 professores da educação básica do município de Nova Palma, RS. O trabalho foi desenvolvido no contexto de formação continuada, no período 2013-2014, em parceria universidade-escola. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado por Schein (1996), denominado Inventário de Âncoras de Carreira e que se constitui em um mapeamento de oito âncoras ou inclinações profissionais. A âncora de carreira ‘serviço e dedicação a uma causa’ (VS) foi identificada como primeira e segunda âncora em todos os grupos e, em terceiro lugar, a âncora ‘estilo de vida’ (EV). A análise da primeira e segunda âncora indica que, na concepção desses profissionais, o magistério ainda está vinculado ao cumprimento de uma missão filantrópica, de abnegação e renúncia. Palavras-chave: Âncoras de carreira. Profissão docente. Educação Básica. MAPPING CAREER ANCHORS AMONG BASIC EDUCATION TEACHERS: POSSIBLE EFFECTS ON TRAINING AND PERFORMANCEAbstract: This paper analyzes the results of an educational workshop that focused on career anchors. The participants included 79 basic education teachers who work in the municipality of Palma Nova, which is located in the state of Rio Grande do Sul. The study was developed within the continuing education framework from 2013 to 2014 by means of a university-school partnership. Data were collected through a questionnaire developed by Schein (1996), which is known as Inventory of Career Anchors. Such a questionnaire aimed at mapping eight anchors or professional choices. Among the career anchors identified, service and dedication to a cause was the first as well as the second anchor in all groups analyzed, and lifestyle was the third one. The analysis of the first and second anchors, according to these professionals’ beliefs, shows that the profession of teaching is still associated with the idea of fulfilling a philanthropic mission, self-sacrifice and relinquishment. Keywords: Career Anchors. Teaching profession. Basic education.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/194110.35819/tear.v4.n2.a1941#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE2238-807910.35819/tear.v4.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1481https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1482Boer, NoemiBenites, Suzete Necchiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1941Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente |
title |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente |
spellingShingle |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente Boer, Noemi |
title_short |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente |
title_full |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente |
title_fullStr |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente |
title_sort |
Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente |
author |
Boer, Noemi |
author_facet |
Boer, Noemi Benites, Suzete Necchi |
author_role |
author |
author2 |
Benites, Suzete Necchi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boer, Noemi Benites, Suzete Necchi |
description |
Resumo: Neste artigo, analisam-se os resultados de uma oficina pedagógica voltada às âncoras de carreira. Os participantes foram 79 professores da educação básica do município de Nova Palma, RS. O trabalho foi desenvolvido no contexto de formação continuada, no período 2013-2014, em parceria universidade-escola. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado por Schein (1996), denominado Inventário de Âncoras de Carreira e que se constitui em um mapeamento de oito âncoras ou inclinações profissionais. A âncora de carreira ‘serviço e dedicação a uma causa’ (VS) foi identificada como primeira e segunda âncora em todos os grupos e, em terceiro lugar, a âncora ‘estilo de vida’ (EV). A análise da primeira e segunda âncora indica que, na concepção desses profissionais, o magistério ainda está vinculado ao cumprimento de uma missão filantrópica, de abnegação e renúncia. Palavras-chave: Âncoras de carreira. Profissão docente. Educação Básica. MAPPING CAREER ANCHORS AMONG BASIC EDUCATION TEACHERS: POSSIBLE EFFECTS ON TRAINING AND PERFORMANCEAbstract: This paper analyzes the results of an educational workshop that focused on career anchors. The participants included 79 basic education teachers who work in the municipality of Palma Nova, which is located in the state of Rio Grande do Sul. The study was developed within the continuing education framework from 2013 to 2014 by means of a university-school partnership. Data were collected through a questionnaire developed by Schein (1996), which is known as Inventory of Career Anchors. Such a questionnaire aimed at mapping eight anchors or professional choices. Among the career anchors identified, service and dedication to a cause was the first as well as the second anchor in all groups analyzed, and lifestyle was the third one. The analysis of the first and second anchors, according to these professionals’ beliefs, shows that the profession of teaching is still associated with the idea of fulfilling a philanthropic mission, self-sacrifice and relinquishment. Keywords: Career Anchors. Teaching profession. Basic education. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941 10.35819/tear.v4.n2.a1941 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v4.n2.a1941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1481 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE 2238-8079 10.35819/tear.v4.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574410625024 |