Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach, Mariana Ferrari
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fonseca, Carlos Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3097
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Alimentação saudável. Ensino de Química. Formação docente. PROBLEM-BASED LEARNING INVOLVING THE THEME FEED: REFLECTIONS ARISING FROM A STAGE IN CHEMISTRY TEACHING Abstract: The present work has the objective of analyzing the practices and reflections of a chemistry trainee (Teacher Training Degree in Chemistry of the Federal University of Rio Grande do Sul), who was in a regency activity at a federal public school institution located in the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brazil. Problem-based learning methodology was used to work on the theme "healthy feed" with four classes of technical courses integrated to High School. An exploratory qualitative study was developed based on a single documentary source (the stage report produced at the end of the course) and the content analysis of the textual production was performed. Eight categories of analysis emerged from this research which gave indications that the training provided the teacher in the formation of relevant reflections regarding the teaching profession, mainly in relation to the experimentation of different teaching-learning practices and evaluation, taking into account the moments of construction of knowledge carried out by the subjects of the educational institution where the said regency period was held. From these categories some assertions of knowledge were built which were considered as challenges to be transposed by the subjects and institutions related to the area of Science Education.Keywords: Problem-Based Learning. Healthy feed. Chemistry teaching. Teacher Education.
id IFRS-1_6f0261154e0ec21e09b9585d58461496
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3097
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de químicaResumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Alimentação saudável. Ensino de Química. Formação docente. PROBLEM-BASED LEARNING INVOLVING THE THEME FEED: REFLECTIONS ARISING FROM A STAGE IN CHEMISTRY TEACHING Abstract: The present work has the objective of analyzing the practices and reflections of a chemistry trainee (Teacher Training Degree in Chemistry of the Federal University of Rio Grande do Sul), who was in a regency activity at a federal public school institution located in the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brazil. Problem-based learning methodology was used to work on the theme "healthy feed" with four classes of technical courses integrated to High School. An exploratory qualitative study was developed based on a single documentary source (the stage report produced at the end of the course) and the content analysis of the textual production was performed. Eight categories of analysis emerged from this research which gave indications that the training provided the teacher in the formation of relevant reflections regarding the teaching profession, mainly in relation to the experimentation of different teaching-learning practices and evaluation, taking into account the moments of construction of knowledge carried out by the subjects of the educational institution where the said regency period was held. From these categories some assertions of knowledge were built which were considered as challenges to be transposed by the subjects and institutions related to the area of Science Education.Keywords: Problem-Based Learning. Healthy feed. Chemistry teaching. Teacher Education.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/309710.35819/tear.v7.n2.a3097#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3097/2133Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBach, Mariana FerrariFonseca, Carlos Ventura2019-08-25T00:34:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3097Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
Bach, Mariana Ferrari
title_short Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_full Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_sort Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
author Bach, Mariana Ferrari
author_facet Bach, Mariana Ferrari
Fonseca, Carlos Ventura
author_role author
author2 Fonseca, Carlos Ventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach, Mariana Ferrari
Fonseca, Carlos Ventura
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Alimentação saudável. Ensino de Química. Formação docente. PROBLEM-BASED LEARNING INVOLVING THE THEME FEED: REFLECTIONS ARISING FROM A STAGE IN CHEMISTRY TEACHING Abstract: The present work has the objective of analyzing the practices and reflections of a chemistry trainee (Teacher Training Degree in Chemistry of the Federal University of Rio Grande do Sul), who was in a regency activity at a federal public school institution located in the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brazil. Problem-based learning methodology was used to work on the theme "healthy feed" with four classes of technical courses integrated to High School. An exploratory qualitative study was developed based on a single documentary source (the stage report produced at the end of the course) and the content analysis of the textual production was performed. Eight categories of analysis emerged from this research which gave indications that the training provided the teacher in the formation of relevant reflections regarding the teaching profession, mainly in relation to the experimentation of different teaching-learning practices and evaluation, taking into account the moments of construction of knowledge carried out by the subjects of the educational institution where the said regency period was held. From these categories some assertions of knowledge were built which were considered as challenges to be transposed by the subjects and institutions related to the area of Science Education.Keywords: Problem-Based Learning. Healthy feed. Chemistry teaching. Teacher Education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3097
10.35819/tear.v7.n2.a3097
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3097
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n2.a3097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3097/2133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
2238-8079
10.35819/tear.v7.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574613000192