Aprendizagem baseada em problemas e representações sociais : uma proposta de articulação para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach, Mariana Ferrari
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182362
Resumo: O presente trabalho relata as análises e reflexões sobre a prática docente de uma professora em formação. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo da disciplina intitulada Estágio de Docência em Ensino de Química III-B, em uma turma de 2° ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Desenvolvimento de Sistemas, oriundo de uma instituição pública federal da região metropolitana de Porto Alegre. Foram desenvolvidas atividades que possuíram o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de construção de conhecimentos sobre a constituição da matéria e modelos atômicos, sendo esperada a realização de conexões entre a construção histórica dos modelos atômicos e fenômenos macroscópicos. Dentre as atividades desenvolvidas, estão a constatação e análise das representações sociais (RS) dos estudantes e a utilização de Resolução de Problemas como referencial teórico-metodológico. Através da análise de conteúdo das respostas dos estudantes a um questionário inicial, foi constatado que eles possuem um conjunto de RS sobre os conteúdos a serem trabalhados, porém, estes conhecimentos prévios não pareceram possuir muito embasamento científico e nem ser facilmente traduzidos por argumentações com linguagem científica. Através do trabalho com a metodologia de ensino conhecida como Resolução de Problemas, onde foram levadas em consideração as RS citadas, os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento, realizando pesquisas, formulando hipóteses e traçando estratégias de atuação. Essa metodologia mostrou-se eficiente no que diz respeito a auxiliar os estudantes na compreensão de conteúdos abstratos da disciplina de Química, uma vez que os estudantes demonstraram evolução na elaboração de respostas na avaliação escrita que foi realizada ao final do período da pesquisa.
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spelling Bach, Mariana FerrariFonseca, Carlos Ventura2018-09-20T02:29:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/182362001075841O presente trabalho relata as análises e reflexões sobre a prática docente de uma professora em formação. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo da disciplina intitulada Estágio de Docência em Ensino de Química III-B, em uma turma de 2° ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Desenvolvimento de Sistemas, oriundo de uma instituição pública federal da região metropolitana de Porto Alegre. Foram desenvolvidas atividades que possuíram o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de construção de conhecimentos sobre a constituição da matéria e modelos atômicos, sendo esperada a realização de conexões entre a construção histórica dos modelos atômicos e fenômenos macroscópicos. Dentre as atividades desenvolvidas, estão a constatação e análise das representações sociais (RS) dos estudantes e a utilização de Resolução de Problemas como referencial teórico-metodológico. Através da análise de conteúdo das respostas dos estudantes a um questionário inicial, foi constatado que eles possuem um conjunto de RS sobre os conteúdos a serem trabalhados, porém, estes conhecimentos prévios não pareceram possuir muito embasamento científico e nem ser facilmente traduzidos por argumentações com linguagem científica. Através do trabalho com a metodologia de ensino conhecida como Resolução de Problemas, onde foram levadas em consideração as RS citadas, os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento, realizando pesquisas, formulando hipóteses e traçando estratégias de atuação. Essa metodologia mostrou-se eficiente no que diz respeito a auxiliar os estudantes na compreensão de conteúdos abstratos da disciplina de Química, uma vez que os estudantes demonstraram evolução na elaboração de respostas na avaliação escrita que foi realizada ao final do período da pesquisa.This work reports the analysis and reflections on the teaching practice of teacher training. The qualitative research was carried out along with the activities carried out during the third compulsory teaching internship, in a federal institution located in the Porto Alegre metropolitan area. Activities were developed to assist students in the process of building knowledge about the constitution of matter and atomic models, and students are expected to make connections between the historical construction of atomic models and macroscopic phenomena. Among the activities developed are the verification and analysis of the social representations (SR) of students and problem-based learning. By analysing the content of the students' responses to an initial questionnaire, it was found that they have a set of SR about the contents to be worked, however, this prior knowledge did not seem to have much scientific background and could not be easily translated by arguments with scientific language. Through the work with the methodology known as Problem Solving, where the mentioned SR were taken into account, the students were able to act actively in the construction of their own knowledge, performing research, formulating hypotheses and outlining strategies for action. This methodology proved to be efficient in assisting students in understanding abstract chemistry contents, since students demonstrated evolution in the elaboration of answers in the written evaluation that was performed at the end of the research period.application/pdfporRepresentações sociaisResolução de problemasModelo atômicoPrática docenteSocial representationsTeaching of atomic modelsProblem solvingAprendizagem baseada em problemas e representações sociais : uma proposta de articulação para o ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075841.pdfTexto completoapplication/pdf982051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182362/1/001075841.pdf7a8830ac87b811fa8da503185afb1195MD51TEXT001075841.pdf.txt001075841.pdf.txtExtracted Texttext/plain88462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182362/2/001075841.pdf.txt4a399c1966db60e15f71e37a8aa4d23dMD52THUMBNAIL001075841.pdf.jpg001075841.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182362/3/001075841.pdf.jpg7e2c7f99fa1f667c5054094afc2729f0MD5310183/1823622018-10-05 07:54:19.885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:54:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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