Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach, Mariana Ferrari
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fonseca, Carlos Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188836
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.
id UFRGS-2_f56df9a0d7266112f23cc0ca1d3760fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188836
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bach, Mariana FerrariFonseca, Carlos Ventura2019-02-16T02:34:35Z20182238-8079http://hdl.handle.net/10183/188836001083424O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.The present work has the objective of analyzing the practices and reflections of a chemistry trainee (Teacher Training Degree in Chemistry of the Federal University of Rio Grande do Sul), who was in a regency activity at a federal public school institution located in the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brazil. Problem-based learning methodology was used to work on the theme "healthy feed" with four classes of technical courses integrated to High School. An exploratory qualitative study was developed based on a single documentary source (the stage report produced at the end of the course) and the content analysis of the textual production was performed. Eight categories of analysis emerged from this research which gave indications that the training provided the teacher in the formation of relevant reflections regarding the teaching profession, mainly in relation to the experimentation of different teaching-learning practices and evaluation, taking into account the moments of construction of knowledge carried out by the subjects of the educational institution where the said regency period was held. From these categories some assertions of knowledge were built which were considered as challenges to be transposed by the subjects and institutions related to the area of Science Education.application/pdfpor# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas (RS). Canoas (RS). Vol. 7, n. 2 (jun./dez. 2018), p. 1-20Formação de professoresAlimentaçãoEstágio supervisionadoQuímicaProblem-based learningHealthy feedChemistry teachingTeacher educationAprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de químicaProblem-based learning involving the theme feed : reflections arising from a stage in chemistry teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083424.pdf.txt001083424.pdf.txtExtracted Texttext/plain57436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/2/001083424.pdf.txt7ed1cef7c0ce617f3874b96e9a7ba0fbMD52ORIGINAL001083424.pdfTexto completoapplication/pdf313407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/1/001083424.pdf8e6797f6aa2d676dc3b204ff796f7f75MD5110183/1888362019-02-17 02:31:20.603616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-17T05:31:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Problem-based learning involving the theme feed : reflections arising from a stage in chemistry teaching
title Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
Bach, Mariana Ferrari
Formação de professores
Alimentação
Estágio supervisionado
Química
Problem-based learning
Healthy feed
Chemistry teaching
Teacher education
title_short Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_full Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
title_sort Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
author Bach, Mariana Ferrari
author_facet Bach, Mariana Ferrari
Fonseca, Carlos Ventura
author_role author
author2 Fonseca, Carlos Ventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach, Mariana Ferrari
Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Alimentação
Estágio supervisionado
Química
topic Formação de professores
Alimentação
Estágio supervisionado
Química
Problem-based learning
Healthy feed
Chemistry teaching
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem-based learning
Healthy feed
Chemistry teaching
Teacher education
description O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-16T02:34:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188836
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083424
identifier_str_mv 2238-8079
001083424
url http://hdl.handle.net/10183/188836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas (RS). Canoas (RS). Vol. 7, n. 2 (jun./dez. 2018), p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/2/001083424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/1/001083424.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ed1cef7c0ce617f3874b96e9a7ba0fb
8e6797f6aa2d676dc3b204ff796f7f75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224963274833920