Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidelis, Fabiana Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706
Resumo: Resumo: Desenvolve-se neste artigo, do ponto de vista teórico da linguística textual, a análise de uma atividade de elaboração de textos para a publicação na seção Guia do site colaborativo Overmundo. A atividade permitiu que os alunos escrevessem sobre si e sobre o entorno onde moram, tornando públicos seus textos e concretizando a intenção de “dizer algo a alguém” por meio da escrita. Foram estudadas as condições de produção e a situação comunicativa dos textos e, por meio da leitura, análise e acompanhamento da professora no processo de escrita, os alunos foram orientados para que encontrassem a melhor forma de redigi-los. Palavras-chave: Site colaborativo. web 2.0. gêneros textuais. produção textual. mídias. COLLABORATIVE WEBSITE: OPPORTUNITY TO WRITE ABOUT ONESELF AND THE LIVING SPACES Abstract: In this article the analysis of an experience of reading and writing is presented through the theoretical point of view of textual linguistics. A writing workshop was directed for the publication at the collaborative website Overmundo, and it allowed students to write about themselves and their living spaces, making their writings public and fulfilling the intention in their texts of "saying something to somebody". Writing conditions and communication were studied, and the students were directed to find the best way of actually putting it to paper through readings, analysis and processes of writing. This article analyses the characteristics of the textual genre produced, the process of writing and the results obtained thereof. Keywords: Collaborative website. web 2.0. textual genres. writing. midias.
id IFRS-1_711bd0f01630da283eecff18690edcec
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1706
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do EntornoResumo: Desenvolve-se neste artigo, do ponto de vista teórico da linguística textual, a análise de uma atividade de elaboração de textos para a publicação na seção Guia do site colaborativo Overmundo. A atividade permitiu que os alunos escrevessem sobre si e sobre o entorno onde moram, tornando públicos seus textos e concretizando a intenção de “dizer algo a alguém” por meio da escrita. Foram estudadas as condições de produção e a situação comunicativa dos textos e, por meio da leitura, análise e acompanhamento da professora no processo de escrita, os alunos foram orientados para que encontrassem a melhor forma de redigi-los. Palavras-chave: Site colaborativo. web 2.0. gêneros textuais. produção textual. mídias. COLLABORATIVE WEBSITE: OPPORTUNITY TO WRITE ABOUT ONESELF AND THE LIVING SPACES Abstract: In this article the analysis of an experience of reading and writing is presented through the theoretical point of view of textual linguistics. A writing workshop was directed for the publication at the collaborative website Overmundo, and it allowed students to write about themselves and their living spaces, making their writings public and fulfilling the intention in their texts of "saying something to somebody". Writing conditions and communication were studied, and the students were directed to find the best way of actually putting it to paper through readings, analysis and processes of writing. This article analyses the characteristics of the textual genre produced, the process of writing and the results obtained thereof. Keywords: Collaborative website. web 2.0. textual genres. writing. midias.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/170610.35819/tear.v1.n1.a1706#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706/1369Fidelis, Fabiana Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1706Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
title Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
spellingShingle Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
Fidelis, Fabiana Cardoso
title_short Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
title_full Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
title_fullStr Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
title_full_unstemmed Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
title_sort Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
author Fidelis, Fabiana Cardoso
author_facet Fidelis, Fabiana Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidelis, Fabiana Cardoso
description Resumo: Desenvolve-se neste artigo, do ponto de vista teórico da linguística textual, a análise de uma atividade de elaboração de textos para a publicação na seção Guia do site colaborativo Overmundo. A atividade permitiu que os alunos escrevessem sobre si e sobre o entorno onde moram, tornando públicos seus textos e concretizando a intenção de “dizer algo a alguém” por meio da escrita. Foram estudadas as condições de produção e a situação comunicativa dos textos e, por meio da leitura, análise e acompanhamento da professora no processo de escrita, os alunos foram orientados para que encontrassem a melhor forma de redigi-los. Palavras-chave: Site colaborativo. web 2.0. gêneros textuais. produção textual. mídias. COLLABORATIVE WEBSITE: OPPORTUNITY TO WRITE ABOUT ONESELF AND THE LIVING SPACES Abstract: In this article the analysis of an experience of reading and writing is presented through the theoretical point of view of textual linguistics. A writing workshop was directed for the publication at the collaborative website Overmundo, and it allowed students to write about themselves and their living spaces, making their writings public and fulfilling the intention in their texts of "saying something to somebody". Writing conditions and communication were studied, and the students were directed to find the best way of actually putting it to paper through readings, analysis and processes of writing. This article analyses the characteristics of the textual genre produced, the process of writing and the results obtained thereof. Keywords: Collaborative website. web 2.0. textual genres. writing. midias.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706
10.35819/tear.v1.n1.a1706
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706/1369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v1.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253916965044224