Objetos de aprendizagem no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damaceno, Daniel Ventura
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: dos Santos, Rosimeire Martins Régis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1813
Resumo: Resumo: Na procura de novas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e inovador e diante de um novo perfil de alunos, será proposto o uso de objetos de aprendizagem no contexto escolar.  Esse recurso tecnológico, que pode ser usado várias vezes, assumindo diferentes objetivos, é muito conhecido na educação a distância, sendo indicado também na educação presencial. A escola de hoje está vivendo uma nova realidade: a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Nesse sentido, os educadores também devem estar atualizados perante esse novo cenário.  E, em conformidade com autores da área, em um levantamento bibliográfico, indicar-se-á o que é esse recurso tecnológico, suas principais características e onde poderá ser localizado. Palavras-chave: Objetos de aprendizagem. Tecnologia Educacional. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Repositórios. Tecnologia da Informação e Comunicação. LEARNING OBJECTS IN THE SCHOOL CONTEXT Abstract: In the search of new alternatives to the teaching and learning process more attractive and innovative in face of a new profile of students, we present the possibility of the use of learning objects in the school context. This technological resource that can be used several times, assuming different goals, well known in distance learning and also it is indicated to classroom education. Nowadays, the school has a new reality, the insertion of new ICT (information and communications technology). In this sense, the educators must also be updated on this new reality. In according to the authors of this area, in a literature review, we point out the results of the search that the learning objects can assist the process of teaching and learning, serving as an aid to educators who seek to be “tuned” to this new information and communication society. Keywords: Learning Objects. Educational technology. Teaching and Learning Methods. Repository. Information and Communications Technology. .
id IFRS-1_a34275eb820cd2b756dc6c40dd0588f3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1813
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Objetos de aprendizagem no contexto escolarResumo: Na procura de novas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e inovador e diante de um novo perfil de alunos, será proposto o uso de objetos de aprendizagem no contexto escolar.  Esse recurso tecnológico, que pode ser usado várias vezes, assumindo diferentes objetivos, é muito conhecido na educação a distância, sendo indicado também na educação presencial. A escola de hoje está vivendo uma nova realidade: a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Nesse sentido, os educadores também devem estar atualizados perante esse novo cenário.  E, em conformidade com autores da área, em um levantamento bibliográfico, indicar-se-á o que é esse recurso tecnológico, suas principais características e onde poderá ser localizado. Palavras-chave: Objetos de aprendizagem. Tecnologia Educacional. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Repositórios. Tecnologia da Informação e Comunicação. LEARNING OBJECTS IN THE SCHOOL CONTEXT Abstract: In the search of new alternatives to the teaching and learning process more attractive and innovative in face of a new profile of students, we present the possibility of the use of learning objects in the school context. This technological resource that can be used several times, assuming different goals, well known in distance learning and also it is indicated to classroom education. Nowadays, the school has a new reality, the insertion of new ICT (information and communications technology). In this sense, the educators must also be updated on this new reality. In according to the authors of this area, in a literature review, we point out the results of the search that the learning objects can assist the process of teaching and learning, serving as an aid to educators who seek to be “tuned” to this new information and communication society. Keywords: Learning Objects. Educational technology. Teaching and Learning Methods. Repository. Information and Communications Technology. .Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/181310.35819/tear.v2.n2.a1813#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL2238-807910.35819/tear.v2.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1813/1419Damaceno, Daniel Venturados Santos, Rosimeire Martins Régisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1813Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem no contexto escolar
title Objetos de aprendizagem no contexto escolar
spellingShingle Objetos de aprendizagem no contexto escolar
Damaceno, Daniel Ventura
title_short Objetos de aprendizagem no contexto escolar
title_full Objetos de aprendizagem no contexto escolar
title_fullStr Objetos de aprendizagem no contexto escolar
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem no contexto escolar
title_sort Objetos de aprendizagem no contexto escolar
author Damaceno, Daniel Ventura
author_facet Damaceno, Daniel Ventura
dos Santos, Rosimeire Martins Régis
author_role author
author2 dos Santos, Rosimeire Martins Régis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damaceno, Daniel Ventura
dos Santos, Rosimeire Martins Régis
description Resumo: Na procura de novas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e inovador e diante de um novo perfil de alunos, será proposto o uso de objetos de aprendizagem no contexto escolar.  Esse recurso tecnológico, que pode ser usado várias vezes, assumindo diferentes objetivos, é muito conhecido na educação a distância, sendo indicado também na educação presencial. A escola de hoje está vivendo uma nova realidade: a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Nesse sentido, os educadores também devem estar atualizados perante esse novo cenário.  E, em conformidade com autores da área, em um levantamento bibliográfico, indicar-se-á o que é esse recurso tecnológico, suas principais características e onde poderá ser localizado. Palavras-chave: Objetos de aprendizagem. Tecnologia Educacional. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Repositórios. Tecnologia da Informação e Comunicação. LEARNING OBJECTS IN THE SCHOOL CONTEXT Abstract: In the search of new alternatives to the teaching and learning process more attractive and innovative in face of a new profile of students, we present the possibility of the use of learning objects in the school context. This technological resource that can be used several times, assuming different goals, well known in distance learning and also it is indicated to classroom education. Nowadays, the school has a new reality, the insertion of new ICT (information and communications technology). In this sense, the educators must also be updated on this new reality. In according to the authors of this area, in a literature review, we point out the results of the search that the learning objects can assist the process of teaching and learning, serving as an aid to educators who seek to be “tuned” to this new information and communication society. Keywords: Learning Objects. Educational technology. Teaching and Learning Methods. Repository. Information and Communications Technology. .
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1813
10.35819/tear.v2.n2.a1813
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1813
identifier_str_mv 10.35819/tear.v2.n2.a1813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1813/1419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
2238-8079
10.35819/tear.v2.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573845442560