Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Luana Teixeira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Porto, Ana Paula Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699
Resumo: Resumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores. Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia.  Blog. USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers. Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog.
id IFRS-1_a66acef4f03e9b5eff072a94278ee4a3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1699
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino MédioResumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores. Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia.  Blog. USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers. Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/169910.35819/tear.v1.n1.a1699#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/1365https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/2342Porto, Luana TeixeiraPorto, Ana Paula Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1699Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
title Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
spellingShingle Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
Porto, Luana Teixeira
title_short Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
title_full Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
title_fullStr Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
title_sort Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
author Porto, Luana Teixeira
author_facet Porto, Luana Teixeira
Porto, Ana Paula Teixeira
author_role author
author2 Porto, Ana Paula Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Luana Teixeira
Porto, Ana Paula Teixeira
description Resumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores. Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia.  Blog. USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers. Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699
10.35819/tear.v1.n1.a1699
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/1365
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/2342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v1.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573734293504