Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699 |
Resumo: | Resumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores. Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia. Blog. USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers. Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog. |
id |
IFRS-1_a66acef4f03e9b5eff072a94278ee4a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1699 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino MédioResumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores. Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia. Blog. USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers. Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/169910.35819/tear.v1.n1.a1699#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/1365https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/2342Porto, Luana TeixeiraPorto, Ana Paula Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1699Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio |
title |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio |
spellingShingle |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio Porto, Luana Teixeira |
title_short |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio |
title_full |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio |
title_fullStr |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio |
title_sort |
Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio |
author |
Porto, Luana Teixeira |
author_facet |
Porto, Luana Teixeira Porto, Ana Paula Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Ana Paula Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Luana Teixeira Porto, Ana Paula Teixeira |
description |
Resumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores. Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia. Blog. USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers. Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699 10.35819/tear.v1.n1.a1699 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v1.n1.a1699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/1365 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699/2342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v1.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951573734293504 |