Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secco, Daiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rebeque, Paulo Vinícius, de Souza, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2411
Resumo: Resumo: Neste artigo analisamos diacronicamente a evolução dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves (IFRS/BG). Embasados na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, nossa pesquisa consistiu em descrever historicamente a criação e a evolução das normas de regulamentação do curso investigado a partir da análise dos PPC e de uma rede de documentos que remetem a um contexto extraverbal sobre a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e também sobre os aspectos legais que normatizam os cursos de licenciatura em Física. Nossos achados revelam que o curso de licenciatura em Física no IFRS/BG surgiu, sobretudo, de uma exigência para os IF de oferta de vagas para licenciaturas. Assim, o regime de urgência na implementação deste curso resultou em um PPC que não apresentava sintonia com os documentos legais, além de um currículo concentrado em disciplinas de conteúdos sem a devida articulação com as disciplinas pedagógicas (articulação fundamental na formação de professores). No entanto, com a constituição de um corpo docente para atuar nos cursos de licenciaturas, esse cenário foi modificado, de modo que o último PPC da licenciatura em Física foi reorganizado para responder as demandas institucionais, bem como trazer uma nova visão para o curso que conecta a formação pedagógica com os conteúdos da Física.Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Física. Círculo de Bakhtin. ANALYSIS OF THE EVOLUTION OF EDUCATIONAL PROJECTS OF AN INITIAL TRAINING COURSE OF PHYSICS TEACHERSAbstract: This article aims to analyze diachronically the evolution of the Pedagogical Course Project (PPC) degree in Physics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves (IFRS/BG). Based on Bakhtin’s philosophy of language, this research has historically described the creation and development of regulatory standards of the undergraduating course of Physics through the PPC analysis, as well as documents which refer to an non-verbal context of the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF), and also on the legal aspects that regulate degree courses in Physics. The findings reveal that the degree course in Physics in IFRS/BG has come mainly from a requirement of the IF’s law: the creation of undergraduate courses. Thus, the emergency regime for the implementation of this course resulted in a PPC with no relation to the documents, as well as a focused on a curriculum focused on subjects without a proper link to the educational disciplines (essential for teacher training). However, with the formation of a faculty to act in the undergraduate courses of the institution, this context has changed so that the last PPC in Physics degree has been reviewed to meet institutional demands, but also to bring a new vision for the course, which connects the pedagogical training with specific contents of Physics.Keywords: Teacher Training. Physics Degree. Bakhtin's Circle.
id IFRS-1_bbc2fe61a2b608678f1a723f0b3dff31
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2411
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de FísicaResumo: Neste artigo analisamos diacronicamente a evolução dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves (IFRS/BG). Embasados na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, nossa pesquisa consistiu em descrever historicamente a criação e a evolução das normas de regulamentação do curso investigado a partir da análise dos PPC e de uma rede de documentos que remetem a um contexto extraverbal sobre a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e também sobre os aspectos legais que normatizam os cursos de licenciatura em Física. Nossos achados revelam que o curso de licenciatura em Física no IFRS/BG surgiu, sobretudo, de uma exigência para os IF de oferta de vagas para licenciaturas. Assim, o regime de urgência na implementação deste curso resultou em um PPC que não apresentava sintonia com os documentos legais, além de um currículo concentrado em disciplinas de conteúdos sem a devida articulação com as disciplinas pedagógicas (articulação fundamental na formação de professores). No entanto, com a constituição de um corpo docente para atuar nos cursos de licenciaturas, esse cenário foi modificado, de modo que o último PPC da licenciatura em Física foi reorganizado para responder as demandas institucionais, bem como trazer uma nova visão para o curso que conecta a formação pedagógica com os conteúdos da Física.Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Física. Círculo de Bakhtin. ANALYSIS OF THE EVOLUTION OF EDUCATIONAL PROJECTS OF AN INITIAL TRAINING COURSE OF PHYSICS TEACHERSAbstract: This article aims to analyze diachronically the evolution of the Pedagogical Course Project (PPC) degree in Physics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves (IFRS/BG). Based on Bakhtin’s philosophy of language, this research has historically described the creation and development of regulatory standards of the undergraduating course of Physics through the PPC analysis, as well as documents which refer to an non-verbal context of the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF), and also on the legal aspects that regulate degree courses in Physics. The findings reveal that the degree course in Physics in IFRS/BG has come mainly from a requirement of the IF’s law: the creation of undergraduate courses. Thus, the emergency regime for the implementation of this course resulted in a PPC with no relation to the documents, as well as a focused on a curriculum focused on subjects without a proper link to the educational disciplines (essential for teacher training). However, with the formation of a faculty to act in the undergraduate courses of the institution, this context has changed so that the last PPC in Physics degree has been reviewed to meet institutional demands, but also to bring a new vision for the course, which connects the pedagogical training with specific contents of Physics.Keywords: Teacher Training. Physics Degree. Bakhtin's Circle.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/241110.35819/tear.v6.n2.a2411#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE2238-807910.35819/tear.v6.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2411/1730Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSecco, DaianeRebeque, Paulo Viníciusde Souza, Josiane2019-08-25T00:34:07Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2411Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:07Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
title Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
spellingShingle Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
Secco, Daiane
title_short Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
title_full Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
title_fullStr Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
title_full_unstemmed Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
title_sort Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física
author Secco, Daiane
author_facet Secco, Daiane
Rebeque, Paulo Vinícius
de Souza, Josiane
author_role author
author2 Rebeque, Paulo Vinícius
de Souza, Josiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Secco, Daiane
Rebeque, Paulo Vinícius
de Souza, Josiane
description Resumo: Neste artigo analisamos diacronicamente a evolução dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves (IFRS/BG). Embasados na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, nossa pesquisa consistiu em descrever historicamente a criação e a evolução das normas de regulamentação do curso investigado a partir da análise dos PPC e de uma rede de documentos que remetem a um contexto extraverbal sobre a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e também sobre os aspectos legais que normatizam os cursos de licenciatura em Física. Nossos achados revelam que o curso de licenciatura em Física no IFRS/BG surgiu, sobretudo, de uma exigência para os IF de oferta de vagas para licenciaturas. Assim, o regime de urgência na implementação deste curso resultou em um PPC que não apresentava sintonia com os documentos legais, além de um currículo concentrado em disciplinas de conteúdos sem a devida articulação com as disciplinas pedagógicas (articulação fundamental na formação de professores). No entanto, com a constituição de um corpo docente para atuar nos cursos de licenciaturas, esse cenário foi modificado, de modo que o último PPC da licenciatura em Física foi reorganizado para responder as demandas institucionais, bem como trazer uma nova visão para o curso que conecta a formação pedagógica com os conteúdos da Física.Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Física. Círculo de Bakhtin. ANALYSIS OF THE EVOLUTION OF EDUCATIONAL PROJECTS OF AN INITIAL TRAINING COURSE OF PHYSICS TEACHERSAbstract: This article aims to analyze diachronically the evolution of the Pedagogical Course Project (PPC) degree in Physics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves (IFRS/BG). Based on Bakhtin’s philosophy of language, this research has historically described the creation and development of regulatory standards of the undergraduating course of Physics through the PPC analysis, as well as documents which refer to an non-verbal context of the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF), and also on the legal aspects that regulate degree courses in Physics. The findings reveal that the degree course in Physics in IFRS/BG has come mainly from a requirement of the IF’s law: the creation of undergraduate courses. Thus, the emergency regime for the implementation of this course resulted in a PPC with no relation to the documents, as well as a focused on a curriculum focused on subjects without a proper link to the educational disciplines (essential for teacher training). However, with the formation of a faculty to act in the undergraduate courses of the institution, this context has changed so that the last PPC in Physics degree has been reviewed to meet institutional demands, but also to bring a new vision for the course, which connects the pedagogical training with specific contents of Physics.Keywords: Teacher Training. Physics Degree. Bakhtin's Circle.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2411
10.35819/tear.v6.n2.a2411
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2411
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n2.a2411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2411/1730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
2238-8079
10.35819/tear.v6.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918322950144