Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vestena, Rosemar de Fátima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hirata, Elza, Rangel Nicoletti, Elenize
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2009
Resumo: Resumo: Este trabalho analisa os resultados obtidos durante a realização de uma sequência didática interdisciplinar, que contemplou saberes das ciências e da arte, na formação docente de pedagogos. As atividades, realizadas no segundo semestre de 2015, contaram com a participação de 19 estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano e das professoras de Ensino de Ciências e Ensino de Arte, totalizando 36 horas aulas. Inicialmente foi apresentado um vídeo, seguido de uma apresentação explorando os dados científicos apresentados. Com base nessas informações, cada aluno escolheu uma espécie vegetal e investigou aspectos inerentes às ciências e a arte dessa planta. A sequência culminou com a apresentação de camisetas, estampadas com os carimbos produzidos a partir das informações científicas pesquisadas pelos estudantes acerca das plantas escolhidas. Os resultados apontam que os estudantes, ao escolherem apenas partes dos vegetais com utilidade estética ou alimentar, apresentam uma visão utilitarista da ciência. Em relação aos conhecimentos da Arte, destaca-se que, ao utilizarem diferentes linguagens da arte, como os desenhos, as formas e as cores, os alunos exercitaram a observação e descrição criteriosa de um objeto, neste caso as plantas. Deste modo, a sequência didática desenvolvida permitiu interlocuções entre Arte e Educação, pois sendo uma ação interdisciplinar entre Ciência e Arte, articulou pesquisas sobre as plantas e a linguagem da xilogravura, contribuindo para o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes de Pedagogia acerca da natureza e da arte. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino de Arte. Proposta didática. Interdisciplinaridade.SCIENCE EDUCATION AND ART IN TEACHER TRAINING: AN ANALYSIS OF AN INTERDISCIPLINARY PROPOSALAbstract: This paper analyzes the results obtained during an interdisciplinary didactic sequence, which included science and art knowledge, during the teaching training of pedagogues. The activities were carried on in the second half of 2015 with the participation of 19 undergraduate students of University Center of Pedagogy Franciscan and Science Teaching teachers and Art Education, totaling 36 hour classes. Initially a video was presented, followed by an explanation, exploring the scientific data studied. Based on this information, each student chose a plant species and investigated its aspects from a scientific and artistic point of view. The sequence culminated in the presentation of shirts, which emblazoned the stamps produced from the scientific information researched by students about the chosen plants. The results show that students, while selecting only parts of the plants with cosmetic or food use, demonstrate a utilitarian view of science. Regarding the knowledge of art, it is emphasized that when using different art languages, such as designs, shapes and colors, the students exercised observation and careful description of an object, in this case the plants. Thus, the developed teaching sequence allowed dialogues between Art and Education, as being an interdisciplinary action between science and art. Also, it articulated research on plants and the languages of woodcuts, contributing to the development of the critical eye of Pedagogy students about the nature and art. Keywords: Science Education. Art Education. Proposal didactic. Interdisciplinary.
id IFRS-1_bee1cc9ec2cea27e43258f78133790f5
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2009
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinarResumo: Este trabalho analisa os resultados obtidos durante a realização de uma sequência didática interdisciplinar, que contemplou saberes das ciências e da arte, na formação docente de pedagogos. As atividades, realizadas no segundo semestre de 2015, contaram com a participação de 19 estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano e das professoras de Ensino de Ciências e Ensino de Arte, totalizando 36 horas aulas. Inicialmente foi apresentado um vídeo, seguido de uma apresentação explorando os dados científicos apresentados. Com base nessas informações, cada aluno escolheu uma espécie vegetal e investigou aspectos inerentes às ciências e a arte dessa planta. A sequência culminou com a apresentação de camisetas, estampadas com os carimbos produzidos a partir das informações científicas pesquisadas pelos estudantes acerca das plantas escolhidas. Os resultados apontam que os estudantes, ao escolherem apenas partes dos vegetais com utilidade estética ou alimentar, apresentam uma visão utilitarista da ciência. Em relação aos conhecimentos da Arte, destaca-se que, ao utilizarem diferentes linguagens da arte, como os desenhos, as formas e as cores, os alunos exercitaram a observação e descrição criteriosa de um objeto, neste caso as plantas. Deste modo, a sequência didática desenvolvida permitiu interlocuções entre Arte e Educação, pois sendo uma ação interdisciplinar entre Ciência e Arte, articulou pesquisas sobre as plantas e a linguagem da xilogravura, contribuindo para o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes de Pedagogia acerca da natureza e da arte. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino de Arte. Proposta didática. Interdisciplinaridade.SCIENCE EDUCATION AND ART IN TEACHER TRAINING: AN ANALYSIS OF AN INTERDISCIPLINARY PROPOSALAbstract: This paper analyzes the results obtained during an interdisciplinary didactic sequence, which included science and art knowledge, during the teaching training of pedagogues. The activities were carried on in the second half of 2015 with the participation of 19 undergraduate students of University Center of Pedagogy Franciscan and Science Teaching teachers and Art Education, totaling 36 hour classes. Initially a video was presented, followed by an explanation, exploring the scientific data studied. Based on this information, each student chose a plant species and investigated its aspects from a scientific and artistic point of view. The sequence culminated in the presentation of shirts, which emblazoned the stamps produced from the scientific information researched by students about the chosen plants. The results show that students, while selecting only parts of the plants with cosmetic or food use, demonstrate a utilitarian view of science. Regarding the knowledge of art, it is emphasized that when using different art languages, such as designs, shapes and colors, the students exercised observation and careful description of an object, in this case the plants. Thus, the developed teaching sequence allowed dialogues between Art and Education, as being an interdisciplinary action between science and art. Also, it articulated research on plants and the languages of woodcuts, contributing to the development of the critical eye of Pedagogy students about the nature and art. Keywords: Science Education. Art Education. Proposal didactic. Interdisciplinary.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/200910.35819/tear.v5.n2.a2009#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v5.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2009/1502Vestena, Rosemar de FátimaHirata, ElzaRangel Nicoletti, Elenizeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:34:16Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2009Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:16Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
title Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
spellingShingle Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
Vestena, Rosemar de Fátima
title_short Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
title_full Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
title_fullStr Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
title_full_unstemmed Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
title_sort Educação científica e arte na formação docente: análise de uma proposta interdisciplinar
author Vestena, Rosemar de Fátima
author_facet Vestena, Rosemar de Fátima
Hirata, Elza
Rangel Nicoletti, Elenize
author_role author
author2 Hirata, Elza
Rangel Nicoletti, Elenize
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vestena, Rosemar de Fátima
Hirata, Elza
Rangel Nicoletti, Elenize
description Resumo: Este trabalho analisa os resultados obtidos durante a realização de uma sequência didática interdisciplinar, que contemplou saberes das ciências e da arte, na formação docente de pedagogos. As atividades, realizadas no segundo semestre de 2015, contaram com a participação de 19 estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano e das professoras de Ensino de Ciências e Ensino de Arte, totalizando 36 horas aulas. Inicialmente foi apresentado um vídeo, seguido de uma apresentação explorando os dados científicos apresentados. Com base nessas informações, cada aluno escolheu uma espécie vegetal e investigou aspectos inerentes às ciências e a arte dessa planta. A sequência culminou com a apresentação de camisetas, estampadas com os carimbos produzidos a partir das informações científicas pesquisadas pelos estudantes acerca das plantas escolhidas. Os resultados apontam que os estudantes, ao escolherem apenas partes dos vegetais com utilidade estética ou alimentar, apresentam uma visão utilitarista da ciência. Em relação aos conhecimentos da Arte, destaca-se que, ao utilizarem diferentes linguagens da arte, como os desenhos, as formas e as cores, os alunos exercitaram a observação e descrição criteriosa de um objeto, neste caso as plantas. Deste modo, a sequência didática desenvolvida permitiu interlocuções entre Arte e Educação, pois sendo uma ação interdisciplinar entre Ciência e Arte, articulou pesquisas sobre as plantas e a linguagem da xilogravura, contribuindo para o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes de Pedagogia acerca da natureza e da arte. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino de Arte. Proposta didática. Interdisciplinaridade.SCIENCE EDUCATION AND ART IN TEACHER TRAINING: AN ANALYSIS OF AN INTERDISCIPLINARY PROPOSALAbstract: This paper analyzes the results obtained during an interdisciplinary didactic sequence, which included science and art knowledge, during the teaching training of pedagogues. The activities were carried on in the second half of 2015 with the participation of 19 undergraduate students of University Center of Pedagogy Franciscan and Science Teaching teachers and Art Education, totaling 36 hour classes. Initially a video was presented, followed by an explanation, exploring the scientific data studied. Based on this information, each student chose a plant species and investigated its aspects from a scientific and artistic point of view. The sequence culminated in the presentation of shirts, which emblazoned the stamps produced from the scientific information researched by students about the chosen plants. The results show that students, while selecting only parts of the plants with cosmetic or food use, demonstrate a utilitarian view of science. Regarding the knowledge of art, it is emphasized that when using different art languages, such as designs, shapes and colors, the students exercised observation and careful description of an object, in this case the plants. Thus, the developed teaching sequence allowed dialogues between Art and Education, as being an interdisciplinary action between science and art. Also, it articulated research on plants and the languages of woodcuts, contributing to the development of the critical eye of Pedagogy students about the nature and art. Keywords: Science Education. Art Education. Proposal didactic. Interdisciplinary.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2009
10.35819/tear.v5.n2.a2009
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2009
identifier_str_mv 10.35819/tear.v5.n2.a2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2009/1502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v5.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574458859520