Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental com vistas à apropriação de conceitos científicos da área das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por uma história infantil multimodal, realizada com 19 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Nova Palma (Rio Grande do Sul - Brasil). Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história infantil intitulada "Um tucano no meu caminho", produzida com sons, imagens animadas e textos elaborados por uma das autoras deste trabalho. Com base nesse enredo, os alunos tiveram a oportunidade de decodificar a mensagem da história manifestando-se oralmente e por meio de atividades de escrita e desenho. Nesses registros foi possível identificar três categorias: I- Quanto à apropriação do enredo da história; II- Quanto aos estágios de alfabetização; III- Quanto à apropriação dos conhecimentos científicos. A análise dos resultados permitiu a verificação de que a história infantil “Um tucano no meu caminho”, mediada pelas tecnologias digitais, se constituiu em uma estratégia didática viável para o estabelecimento da relação ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, possibilitou a identificação dos níveis de alfabetização dos alunos, os quais foram reconhecidos pela manifestação de diferentes habilidades e pela expressão dos conhecimentos científicos. Palavras-chave: Literatura infantil. Tecnologias digitais. Alfabetização científica. Ensino e aprendizagem. SCIENCE TEACHING AND CHILDREN'S STORIES: PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Abstract: The purpose of this work is to present a didactic proposition for the first grade of elementary school conducted by a multimodal children’s history, in order to reach the appropriation of scientific concepts of nature science fields. A qualitative approach was used on this study performed with 19 students of this educational stage in a public school from the municipality of Nova Palma (Rio Grande do Sul State, Brazil). At first, it was shown a video containing the history for kids titled “A toucan in my way”, produced by one of the authors and containing sounds, images and texts performed by her. The pupils had the opportunity of discussing about and decoding the history message through oral participation, besides writing and drawing activities. It was possible to identify three categories from this feed-back materials and experiences, namely: I- Relative to the history script appropriation; II- Relative to the literacy stages; and III- Relative to scientific concepts. The analysis of results allowed to verify that this children’s history under mediation of digital technologies becomes an adjusted didactic strategy for the constitution of teaching-learning relationship in sciences’ education. Furthermore, it became possible the students’ literacy levels identification, allowing the expression of diverse abilities and scientific knowledge. |
id |
IFRS-1_4924765ebcff8ef767afa476d94c7661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1982 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciaisResumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental com vistas à apropriação de conceitos científicos da área das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por uma história infantil multimodal, realizada com 19 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Nova Palma (Rio Grande do Sul - Brasil). Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história infantil intitulada "Um tucano no meu caminho", produzida com sons, imagens animadas e textos elaborados por uma das autoras deste trabalho. Com base nesse enredo, os alunos tiveram a oportunidade de decodificar a mensagem da história manifestando-se oralmente e por meio de atividades de escrita e desenho. Nesses registros foi possível identificar três categorias: I- Quanto à apropriação do enredo da história; II- Quanto aos estágios de alfabetização; III- Quanto à apropriação dos conhecimentos científicos. A análise dos resultados permitiu a verificação de que a história infantil “Um tucano no meu caminho”, mediada pelas tecnologias digitais, se constituiu em uma estratégia didática viável para o estabelecimento da relação ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, possibilitou a identificação dos níveis de alfabetização dos alunos, os quais foram reconhecidos pela manifestação de diferentes habilidades e pela expressão dos conhecimentos científicos. Palavras-chave: Literatura infantil. Tecnologias digitais. Alfabetização científica. Ensino e aprendizagem. SCIENCE TEACHING AND CHILDREN'S STORIES: PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Abstract: The purpose of this work is to present a didactic proposition for the first grade of elementary school conducted by a multimodal children’s history, in order to reach the appropriation of scientific concepts of nature science fields. A qualitative approach was used on this study performed with 19 students of this educational stage in a public school from the municipality of Nova Palma (Rio Grande do Sul State, Brazil). At first, it was shown a video containing the history for kids titled “A toucan in my way”, produced by one of the authors and containing sounds, images and texts performed by her. The pupils had the opportunity of discussing about and decoding the history message through oral participation, besides writing and drawing activities. It was possible to identify three categories from this feed-back materials and experiences, namely: I- Relative to the history script appropriation; II- Relative to the literacy stages; and III- Relative to scientific concepts. The analysis of results allowed to verify that this children’s history under mediation of digital technologies becomes an adjusted didactic strategy for the constitution of teaching-learning relationship in sciences’ education. Furthermore, it became possible the students’ literacy levels identification, allowing the expression of diverse abilities and scientific knowledge. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/198210.35819/tear.v5.n1.a1982#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA2238-807910.35819/tear.v5.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982/1495Vestena, Rosemar de FatimaScremin, GreiceCanto-Dorow, THAÍS S. doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:34:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1982Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:18Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais |
title |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais |
spellingShingle |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais Vestena, Rosemar de Fatima |
title_short |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais |
title_full |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais |
title_fullStr |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais |
title_sort |
Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais |
author |
Vestena, Rosemar de Fatima |
author_facet |
Vestena, Rosemar de Fatima Scremin, Greice Canto-Dorow, THAÍS S. do |
author_role |
author |
author2 |
Scremin, Greice Canto-Dorow, THAÍS S. do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vestena, Rosemar de Fatima Scremin, Greice Canto-Dorow, THAÍS S. do |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental com vistas à apropriação de conceitos científicos da área das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por uma história infantil multimodal, realizada com 19 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Nova Palma (Rio Grande do Sul - Brasil). Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história infantil intitulada "Um tucano no meu caminho", produzida com sons, imagens animadas e textos elaborados por uma das autoras deste trabalho. Com base nesse enredo, os alunos tiveram a oportunidade de decodificar a mensagem da história manifestando-se oralmente e por meio de atividades de escrita e desenho. Nesses registros foi possível identificar três categorias: I- Quanto à apropriação do enredo da história; II- Quanto aos estágios de alfabetização; III- Quanto à apropriação dos conhecimentos científicos. A análise dos resultados permitiu a verificação de que a história infantil “Um tucano no meu caminho”, mediada pelas tecnologias digitais, se constituiu em uma estratégia didática viável para o estabelecimento da relação ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, possibilitou a identificação dos níveis de alfabetização dos alunos, os quais foram reconhecidos pela manifestação de diferentes habilidades e pela expressão dos conhecimentos científicos. Palavras-chave: Literatura infantil. Tecnologias digitais. Alfabetização científica. Ensino e aprendizagem. SCIENCE TEACHING AND CHILDREN'S STORIES: PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Abstract: The purpose of this work is to present a didactic proposition for the first grade of elementary school conducted by a multimodal children’s history, in order to reach the appropriation of scientific concepts of nature science fields. A qualitative approach was used on this study performed with 19 students of this educational stage in a public school from the municipality of Nova Palma (Rio Grande do Sul State, Brazil). At first, it was shown a video containing the history for kids titled “A toucan in my way”, produced by one of the authors and containing sounds, images and texts performed by her. The pupils had the opportunity of discussing about and decoding the history message through oral participation, besides writing and drawing activities. It was possible to identify three categories from this feed-back materials and experiences, namely: I- Relative to the history script appropriation; II- Relative to the literacy stages; and III- Relative to scientific concepts. The analysis of results allowed to verify that this children’s history under mediation of digital technologies becomes an adjusted didactic strategy for the constitution of teaching-learning relationship in sciences’ education. Furthermore, it became possible the students’ literacy levels identification, allowing the expression of diverse abilities and scientific knowledge. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982 10.35819/tear.v5.n1.a1982 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v5.n1.a1982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982/1495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2238-8079 10.35819/tear.v5.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253918239064064 |