HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vestena, Rosemar de Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Conceição, Martha Silva, Ortiz, Neiva Lilian Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
DOI: 10.29031/pedf.v12i8.304
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304
Resumo: Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade.
id FAMA-0_d0184af99ee95eb498016471dc49949c
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/304
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOSNesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAVestena, Rosemar de FátimaConceição, Martha SilvaOrtiz, Neiva Lilian Ferreira2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30410.29031/pedf.v12i8.304Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 167-1842178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304/270Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/304Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.499Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
title HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
spellingShingle HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
Vestena, Rosemar de Fátima
Vestena, Rosemar de Fátima
title_short HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
title_full HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
title_fullStr HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
title_full_unstemmed HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
title_sort HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
author Vestena, Rosemar de Fátima
author_facet Vestena, Rosemar de Fátima
Vestena, Rosemar de Fátima
Conceição, Martha Silva
Ortiz, Neiva Lilian Ferreira
Conceição, Martha Silva
Ortiz, Neiva Lilian Ferreira
author_role author
author2 Conceição, Martha Silva
Ortiz, Neiva Lilian Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vestena, Rosemar de Fátima
Conceição, Martha Silva
Ortiz, Neiva Lilian Ferreira
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade.
description Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304
10.29031/pedf.v12i8.304
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304/270
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 167-184
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821875437896204288
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.304