HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
DOI: | 10.29031/pedf.v12i8.304 |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304 |
Resumo: | Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade. |
id |
FAMA-0_d0184af99ee95eb498016471dc49949c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/304 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOSNesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAVestena, Rosemar de FátimaConceição, Martha SilvaOrtiz, Neiva Lilian Ferreira2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30410.29031/pedf.v12i8.304Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 167-1842178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304/270Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/304Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.499Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS |
title |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS |
spellingShingle |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS Vestena, Rosemar de Fátima Vestena, Rosemar de Fátima |
title_short |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS |
title_full |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS |
title_fullStr |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS |
title_sort |
HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS |
author |
Vestena, Rosemar de Fátima |
author_facet |
Vestena, Rosemar de Fátima Vestena, Rosemar de Fátima Conceição, Martha Silva Ortiz, Neiva Lilian Ferreira Conceição, Martha Silva Ortiz, Neiva Lilian Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Martha Silva Ortiz, Neiva Lilian Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vestena, Rosemar de Fátima Conceição, Martha Silva Ortiz, Neiva Lilian Ferreira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade. |
description |
Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304 10.29031/pedf.v12i8.304 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/304/270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 167-184 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821875437896204288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.304 |