O letramento digital no processo de formação de professores de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
DOI: | 10.35819/tear.v2.n2.a1816 |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1816 |
Resumo: | Resumo: No presente artigo, investigamos em que medida as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na formação de professores de línguas no Brasil, tanto da língua materna quanto de línguas estrangeiras, a partir da identificação de práticas de letramento digital, conforme descritas pelos participantes deste estudo. Com esse objetivo, analisamos as concepções de quinze professores de Letras sobre o papel da tecnologia no ensino de línguas e suas implicações para a prática docente sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). A análise revelou que a presença da tecnologia nos cursos de formação de professores de Letras restringe-se, na maioria das vezes, a disciplinas eletivas e atividades extracurriculares. Como consequência, esses professores não se sentem efetivamente preparados para atuar no atual contexto sócio-histórico, profundamente marcado pela presença das TIC. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Letramento digital. DIGITAL LITERACY IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF LANGUAGE TEACHERS Abstract: In this paper, we investigate the extent to which Information and Communication Technology (ICT) is present in the educational process of language teachers in Brazil, both Portuguese and foreign languages, by identifying digital literacy practices as described by the participants of this study. With this objective in mind, we analyze the discourse of fifteen language teachers on the role of technology in language teaching and its implications for teaching practice from the perspective of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). The analysis showed that the presence of technology in language teacher education courses is limited, in most cases, to elective courses and extracurricular activities. As a result, these teachers do not feel prepared to function effectively in the current socio-historical context, deeply marked by the presence of ICT. Keywords: Teacher education. Technology. Digital literacy. . |
id |
IFRS-1_cf6c0c5e82cefbd47cbdcf28c700f0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1816 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
spelling |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguasResumo: No presente artigo, investigamos em que medida as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na formação de professores de línguas no Brasil, tanto da língua materna quanto de línguas estrangeiras, a partir da identificação de práticas de letramento digital, conforme descritas pelos participantes deste estudo. Com esse objetivo, analisamos as concepções de quinze professores de Letras sobre o papel da tecnologia no ensino de línguas e suas implicações para a prática docente sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). A análise revelou que a presença da tecnologia nos cursos de formação de professores de Letras restringe-se, na maioria das vezes, a disciplinas eletivas e atividades extracurriculares. Como consequência, esses professores não se sentem efetivamente preparados para atuar no atual contexto sócio-histórico, profundamente marcado pela presença das TIC. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Letramento digital. DIGITAL LITERACY IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF LANGUAGE TEACHERS Abstract: In this paper, we investigate the extent to which Information and Communication Technology (ICT) is present in the educational process of language teachers in Brazil, both Portuguese and foreign languages, by identifying digital literacy practices as described by the participants of this study. With this objective in mind, we analyze the discourse of fifteen language teachers on the role of technology in language teaching and its implications for teaching practice from the perspective of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). The analysis showed that the presence of technology in language teacher education courses is limited, in most cases, to elective courses and extracurricular activities. As a result, these teachers do not feel prepared to function effectively in the current socio-historical context, deeply marked by the presence of ICT. Keywords: Teacher education. Technology. Digital literacy. . Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/181610.35819/tear.v2.n2.a1816#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL2238-807910.35819/tear.v2.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1816/1421Marzari, GabrielaLeffa, Vilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1816Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas |
title |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas |
spellingShingle |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas O letramento digital no processo de formação de professores de línguas Marzari, Gabriela Marzari, Gabriela |
title_short |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas |
title_full |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas |
title_fullStr |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas O letramento digital no processo de formação de professores de línguas |
title_full_unstemmed |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas O letramento digital no processo de formação de professores de línguas |
title_sort |
O letramento digital no processo de formação de professores de línguas |
author |
Marzari, Gabriela |
author_facet |
Marzari, Gabriela Marzari, Gabriela Leffa, Vilson Leffa, Vilson |
author_role |
author |
author2 |
Leffa, Vilson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marzari, Gabriela Leffa, Vilson |
description |
Resumo: No presente artigo, investigamos em que medida as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na formação de professores de línguas no Brasil, tanto da língua materna quanto de línguas estrangeiras, a partir da identificação de práticas de letramento digital, conforme descritas pelos participantes deste estudo. Com esse objetivo, analisamos as concepções de quinze professores de Letras sobre o papel da tecnologia no ensino de línguas e suas implicações para a prática docente sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). A análise revelou que a presença da tecnologia nos cursos de formação de professores de Letras restringe-se, na maioria das vezes, a disciplinas eletivas e atividades extracurriculares. Como consequência, esses professores não se sentem efetivamente preparados para atuar no atual contexto sócio-histórico, profundamente marcado pela presença das TIC. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Letramento digital. DIGITAL LITERACY IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF LANGUAGE TEACHERS Abstract: In this paper, we investigate the extent to which Information and Communication Technology (ICT) is present in the educational process of language teachers in Brazil, both Portuguese and foreign languages, by identifying digital literacy practices as described by the participants of this study. With this objective in mind, we analyze the discourse of fifteen language teachers on the role of technology in language teaching and its implications for teaching practice from the perspective of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). The analysis showed that the presence of technology in language teacher education courses is limited, in most cases, to elective courses and extracurricular activities. As a result, these teachers do not feel prepared to function effectively in the current socio-historical context, deeply marked by the presence of ICT. Keywords: Teacher education. Technology. Digital literacy. . |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1816 10.35819/tear.v2.n2.a1816 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1816 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v2.n2.a1816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1816/1421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL 2238-8079 10.35819/tear.v2.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1822179341011779584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.35819/tear.v2.n2.a1816 |