A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marzari, Gabriela Quatrin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/140
Resumo: A formação de professores de línguas tem sido foco de estudos diversos (ALMEIDA FILHO, 2000, 2009; LEFFA, 2001; CELANI, 2002; FREIRE, 2011; entre outros), especialmente devido à presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Neste estudo, tem-se como objetivo principal identificar as principais dificuldades encontradas no processo de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, especificamente, de língua inglesa. Além disso, busca-se justificar a importância de ações governamentais, a exemplo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para a melhoria da qualidade do ensino básico, especialmente o ensino de Línguas Estrangeiras (LEs), e para uma formação docente de qualidade. A pesquisa justifica-se pelo fato de que é necessário repensar a qualidade do ensino na Educação Básica, especialmente no que diz respeito às LEs, e a formação de professores de LEs, permitindo que haja qualidade e continuidade nesse processo, que apenas inicia na Universidade. Palavras-chave: Língua Inglesa. Formação de professores. Desafios e perspectivas.
id UNIFESP-3_ed0742c2d61e4d9175e5187546f32fb5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/140
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitaisA formação de professores de línguas tem sido foco de estudos diversos (ALMEIDA FILHO, 2000, 2009; LEFFA, 2001; CELANI, 2002; FREIRE, 2011; entre outros), especialmente devido à presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Neste estudo, tem-se como objetivo principal identificar as principais dificuldades encontradas no processo de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, especificamente, de língua inglesa. Além disso, busca-se justificar a importância de ações governamentais, a exemplo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para a melhoria da qualidade do ensino básico, especialmente o ensino de Línguas Estrangeiras (LEs), e para uma formação docente de qualidade. A pesquisa justifica-se pelo fato de que é necessário repensar a qualidade do ensino na Educação Básica, especialmente no que diz respeito às LEs, e a formação de professores de LEs, permitindo que haja qualidade e continuidade nesse processo, que apenas inicia na Universidade. Palavras-chave: Língua Inglesa. Formação de professores. Desafios e perspectivas.Universidade Federal de São Paulo2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14010.34024/olhares.2013.v1.140Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 323-3412317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/140/47Marzari, Gabriela Quatrininfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:11:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/140Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:11:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
title A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
spellingShingle A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
Marzari, Gabriela Quatrin
title_short A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
title_full A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
title_fullStr A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
title_full_unstemmed A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
title_sort A formação de professores de língua estrangeira na era das tecnologias digitais
author Marzari, Gabriela Quatrin
author_facet Marzari, Gabriela Quatrin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marzari, Gabriela Quatrin
description A formação de professores de línguas tem sido foco de estudos diversos (ALMEIDA FILHO, 2000, 2009; LEFFA, 2001; CELANI, 2002; FREIRE, 2011; entre outros), especialmente devido à presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Neste estudo, tem-se como objetivo principal identificar as principais dificuldades encontradas no processo de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, especificamente, de língua inglesa. Além disso, busca-se justificar a importância de ações governamentais, a exemplo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para a melhoria da qualidade do ensino básico, especialmente o ensino de Línguas Estrangeiras (LEs), e para uma formação docente de qualidade. A pesquisa justifica-se pelo fato de que é necessário repensar a qualidade do ensino na Educação Básica, especialmente no que diz respeito às LEs, e a formação de professores de LEs, permitindo que haja qualidade e continuidade nesse processo, que apenas inicia na Universidade. Palavras-chave: Língua Inglesa. Formação de professores. Desafios e perspectivas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/140
10.34024/olhares.2013.v1.140
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/140
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/140/47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 323-341
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233628602368