A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3192 |
Resumo: | Resumo: O ensino de ciências pressupõe um conjunto de diferentes símbolos e formas de comunicação, por conta disso, torna-se questionável um esquema educacional baseado num único formato representativo. Conforme apontam programas internacionais de avaliação e as nossas diretrizes curriculares, o processo para aprender ciência envolve um desafio representacional em uma variedade de contextos. Nesse sentido, existe uma linha de investigação da área do ensino de ciências, denominada Múltiplas Representações, que defende a utilização de diferentes formas de comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Estudos recentes da neurociência apontam alguns resultados que se inserem nessa perspectiva, relacionando conhecimentos fundamentais das bases neurobiológicas da aprendizagem, da memória, das emoções, sobretudo respeitando a individualidade cognitiva dos alunos. Esse trabalho apresenta pontos de convergência entre referenciais do ensino de ciências e postulados do campo da neurociência, em que ambos podem vir a amparar e contribuir sobre o processo da prática docente no ensino de ciências.Palavras-chave: Neurociência. Múltiplas Representações. Ensino de Ciências. Cognição. Memória. THE CONVERGENCE BETWEEN NEUROSCIENCE AND THE MULTIPLE REPRESENTATIONS FOR SCIENCE TEACHINGAbstract: The teaching of sciences presupposes a set of different symbols and forms of communication. Because of this, it becomes questionable an educational schemed based on a single representative format. As pointed out by international evaluation programs and our curricular guidelines, the process of learning science involves a representational challenge in a variety of contexts. In this sense, there is a line of research in the area of science teaching, denominated multiple representations, which advocate the use of different forms of communication in the teaching and learning process. Recent studies of neuroscience point to some results that fit into this perspective, linking fundamental knowledge of the neurobiological bases of learning, of memory, of emotions, above all respecting the students cognitive individuality. This work presents points of convergence between reference points of science teaching and postulates of neuroscience field, in which both can come to support and contribute to the process of teaching practice in science teaching.Keywords: Neuroscience. Multiple Representations. Science teaching. Cognition. Memory. |
id |
IFRS-1_d897b3343a1124b1261198039445d8a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3192 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciênciasResumo: O ensino de ciências pressupõe um conjunto de diferentes símbolos e formas de comunicação, por conta disso, torna-se questionável um esquema educacional baseado num único formato representativo. Conforme apontam programas internacionais de avaliação e as nossas diretrizes curriculares, o processo para aprender ciência envolve um desafio representacional em uma variedade de contextos. Nesse sentido, existe uma linha de investigação da área do ensino de ciências, denominada Múltiplas Representações, que defende a utilização de diferentes formas de comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Estudos recentes da neurociência apontam alguns resultados que se inserem nessa perspectiva, relacionando conhecimentos fundamentais das bases neurobiológicas da aprendizagem, da memória, das emoções, sobretudo respeitando a individualidade cognitiva dos alunos. Esse trabalho apresenta pontos de convergência entre referenciais do ensino de ciências e postulados do campo da neurociência, em que ambos podem vir a amparar e contribuir sobre o processo da prática docente no ensino de ciências.Palavras-chave: Neurociência. Múltiplas Representações. Ensino de Ciências. Cognição. Memória. THE CONVERGENCE BETWEEN NEUROSCIENCE AND THE MULTIPLE REPRESENTATIONS FOR SCIENCE TEACHINGAbstract: The teaching of sciences presupposes a set of different symbols and forms of communication. Because of this, it becomes questionable an educational schemed based on a single representative format. As pointed out by international evaluation programs and our curricular guidelines, the process of learning science involves a representational challenge in a variety of contexts. In this sense, there is a line of research in the area of science teaching, denominated multiple representations, which advocate the use of different forms of communication in the teaching and learning process. Recent studies of neuroscience point to some results that fit into this perspective, linking fundamental knowledge of the neurobiological bases of learning, of memory, of emotions, above all respecting the students cognitive individuality. This work presents points of convergence between reference points of science teaching and postulates of neuroscience field, in which both can come to support and contribute to the process of teaching practice in science teaching.Keywords: Neuroscience. Multiple Representations. Science teaching. Cognition. Memory.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/319210.35819/tear.v7.n2.a3192#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3192/2121Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBica, Mário Sérgio NunesMello Carpes, Pâmela BilligRoehrs, Rafael2019-08-25T00:34:01Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3192Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:01Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências |
title |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências |
spellingShingle |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências Bica, Mário Sérgio Nunes |
title_short |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências |
title_full |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências |
title_fullStr |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências |
title_sort |
A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências |
author |
Bica, Mário Sérgio Nunes |
author_facet |
Bica, Mário Sérgio Nunes Mello Carpes, Pâmela Billig Roehrs, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Mello Carpes, Pâmela Billig Roehrs, Rafael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bica, Mário Sérgio Nunes Mello Carpes, Pâmela Billig Roehrs, Rafael |
description |
Resumo: O ensino de ciências pressupõe um conjunto de diferentes símbolos e formas de comunicação, por conta disso, torna-se questionável um esquema educacional baseado num único formato representativo. Conforme apontam programas internacionais de avaliação e as nossas diretrizes curriculares, o processo para aprender ciência envolve um desafio representacional em uma variedade de contextos. Nesse sentido, existe uma linha de investigação da área do ensino de ciências, denominada Múltiplas Representações, que defende a utilização de diferentes formas de comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Estudos recentes da neurociência apontam alguns resultados que se inserem nessa perspectiva, relacionando conhecimentos fundamentais das bases neurobiológicas da aprendizagem, da memória, das emoções, sobretudo respeitando a individualidade cognitiva dos alunos. Esse trabalho apresenta pontos de convergência entre referenciais do ensino de ciências e postulados do campo da neurociência, em que ambos podem vir a amparar e contribuir sobre o processo da prática docente no ensino de ciências.Palavras-chave: Neurociência. Múltiplas Representações. Ensino de Ciências. Cognição. Memória. THE CONVERGENCE BETWEEN NEUROSCIENCE AND THE MULTIPLE REPRESENTATIONS FOR SCIENCE TEACHINGAbstract: The teaching of sciences presupposes a set of different symbols and forms of communication. Because of this, it becomes questionable an educational schemed based on a single representative format. As pointed out by international evaluation programs and our curricular guidelines, the process of learning science involves a representational challenge in a variety of contexts. In this sense, there is a line of research in the area of science teaching, denominated multiple representations, which advocate the use of different forms of communication in the teaching and learning process. Recent studies of neuroscience point to some results that fit into this perspective, linking fundamental knowledge of the neurobiological bases of learning, of memory, of emotions, above all respecting the students cognitive individuality. This work presents points of convergence between reference points of science teaching and postulates of neuroscience field, in which both can come to support and contribute to the process of teaching practice in science teaching.Keywords: Neuroscience. Multiple Representations. Science teaching. Cognition. Memory. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3192 10.35819/tear.v7.n2.a3192 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3192 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n2.a3192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3192/2121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS 2238-8079 10.35819/tear.v7.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574966370304 |