Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1938 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional. Palavras-chave: Formação docente. Educação profissional. Formação pedagógica. TEACHER TRAINING IN THE VOCATIONAL EDUCATION: MULTIPLE CASE STUDY IN RELATION TO TEACHERS AT FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO SUL - BRAZIL Abstract: This paper presents a multiple case study about teacher training in the Vocational Middle-Level Technical Education according to the point of view of three teachers from the Federal Education System over a pedagogical training program which was performed at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. It was also studied the curriculum framework, considering the different times and spaces available. The main data were collected from two different sources (a questionnaire for teachers and the Pedagogical Project of the Program) and which was interpreted by content analysis method. The analytical data, on the one hand, showed relative convergence between the proposed curriculum of the course and the requirements of the legislation, on the other; it was found that those elements differ from the views of the subjects on the teaching of specificity in the joint High School with Vocational Education. Keywords: Teacher training. Vocational education. Pedagogical training. |
id |
IFRS-1_e717a1969de0be9c77fa00cd9450bb5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1938 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do SulResumo: Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional. Palavras-chave: Formação docente. Educação profissional. Formação pedagógica. TEACHER TRAINING IN THE VOCATIONAL EDUCATION: MULTIPLE CASE STUDY IN RELATION TO TEACHERS AT FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO SUL - BRAZIL Abstract: This paper presents a multiple case study about teacher training in the Vocational Middle-Level Technical Education according to the point of view of three teachers from the Federal Education System over a pedagogical training program which was performed at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. It was also studied the curriculum framework, considering the different times and spaces available. The main data were collected from two different sources (a questionnaire for teachers and the Pedagogical Project of the Program) and which was interpreted by content analysis method. The analytical data, on the one hand, showed relative convergence between the proposed curriculum of the course and the requirements of the legislation, on the other; it was found that those elements differ from the views of the subjects on the teaching of specificity in the joint High School with Vocational Education. Keywords: Teacher training. Vocational education. Pedagogical training. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/193810.35819/tear.v4.n2.a1938#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE2238-807910.35819/tear.v4.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1938/1479Fonseca, Carlos Venturados Santos, Flávia Maria Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1938Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Fonseca, Carlos Ventura |
title_short |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura dos Santos, Flávia Maria Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Flávia Maria Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura dos Santos, Flávia Maria Teixeira |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional. Palavras-chave: Formação docente. Educação profissional. Formação pedagógica. TEACHER TRAINING IN THE VOCATIONAL EDUCATION: MULTIPLE CASE STUDY IN RELATION TO TEACHERS AT FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO SUL - BRAZIL Abstract: This paper presents a multiple case study about teacher training in the Vocational Middle-Level Technical Education according to the point of view of three teachers from the Federal Education System over a pedagogical training program which was performed at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. It was also studied the curriculum framework, considering the different times and spaces available. The main data were collected from two different sources (a questionnaire for teachers and the Pedagogical Project of the Program) and which was interpreted by content analysis method. The analytical data, on the one hand, showed relative convergence between the proposed curriculum of the course and the requirements of the legislation, on the other; it was found that those elements differ from the views of the subjects on the teaching of specificity in the joint High School with Vocational Education. Keywords: Teacher training. Vocational education. Pedagogical training. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1938 10.35819/tear.v4.n2.a1938 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1938 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v4.n2.a1938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1938/1479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE 2238-8079 10.35819/tear.v4.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574406430720 |