Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263083 |
Resumo: | Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizadono Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobreo curso citado, sendoutilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas deensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional. |
id |
UFRGS-2_9dd332b5423e2ff387530e6c1a2eb27b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263083 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda BiancaJackle, Lauro Ely JardimReppold, Danielle Prazeres2023-08-03T03:32:48Z20232527-0915http://hdl.handle.net/10183/263083001172987Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizadono Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobreo curso citado, sendoutilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas deensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional.This work, being a qualitative case study,investigates a Academic Program in Chemistry Teacher Education on the campus of a Federal Institute, located in Rio Grande do Sul. Through the application of questionnaires to docents and students, the research seeks to determine indicators on the aforementioned Academic Program, using content analysis as an interpretive framework for the data. The results show that there are positive aspects related to the course, linked to the quality of the docents and the opportunity for practical activities in teaching, research and extension. The subjects define the teaching of Natural Sciences based on the contents to be developed and to a lesser extent on the interaction with society. Regarding the definitions related to what would be a good teacher, the informants highlight relational and strategic dimensions, indicating a lack of a vision about the critical and transforming social role of the teacher to be trained in this institutional space.Este trabajo, al ser un caso de estudio cualitativo, investiga una Licenciatura en Química en el campus de un Instituto Federal, ubicado en Rio Grande do Sul. Mediante la aplicación de cuestionarios a profesores y estudiantes, la investigación busca determinar indicadores sobre el curso mencionado, utilizando el análisis de contenido como marco interpretativo de los datos. Los resultados muestran que existen aspectos positivos relacionados con el curso, ligados a la calidad del profesorado y la oportunidad de realizar actividades prácticas en docencia, investigación y extensión. Las asignaturas definen la enseñanza de las Ciencias Naturales en función de los contenidos a desarrollar y, en menor medida, de la interacción con la sociedad. En cuanto a las definiciones relacionadas con lo que sería un buen docente, los informantes destacan dimensiones relacionales y estratégicas, indicando una falta de una visión sobre el rol social crítico y transformador del docente para formarse en este espacio institucional.application/pdfporEducação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-16Formação de professoresFederal InstitutesChemistry teacher educationGood teacherInstitutos FederalesFormación de profesores en QuímicaBuen profesorFormação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensõesChemistry teacher education in the context of a Federal Institute : investigation of some dimensionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172987.pdf.txt001172987.pdf.txtExtracted Texttext/plain45151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/2/001172987.pdf.txt8bb4013c520b9dfdaa2738efebc07a24MD52ORIGINAL001172987.pdfTexto completoapplication/pdf786243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/1/001172987.pdf0aab8735141ee2cc34c8bb710278061bMD5110183/2630832023-08-04 03:32:17.40897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Chemistry teacher education in the context of a Federal Institute : investigation of some dimensions |
title |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões |
spellingShingle |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões Fonseca, Carlos Ventura Formação de professores Federal Institutes Chemistry teacher education Good teacher Institutos Federales Formación de profesores en Química Buen profesor |
title_short |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões |
title_full |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões |
title_fullStr |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões |
title_full_unstemmed |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões |
title_sort |
Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca Jackle, Lauro Ely Jardim Reppold, Danielle Prazeres |
author_role |
author |
author2 |
Hesse, Fernanda Bianca Jackle, Lauro Ely Jardim Reppold, Danielle Prazeres |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca Jackle, Lauro Ely Jardim Reppold, Danielle Prazeres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores |
topic |
Formação de professores Federal Institutes Chemistry teacher education Good teacher Institutos Federales Formación de profesores en Química Buen profesor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Federal Institutes Chemistry teacher education Good teacher |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Institutos Federales Formación de profesores en Química Buen profesor |
description |
Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizadono Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobreo curso citado, sendoutilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas deensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:32:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263083 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2527-0915 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172987 |
identifier_str_mv |
2527-0915 001172987 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/2/001172987.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/1/001172987.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bb4013c520b9dfdaa2738efebc07a24 0aab8735141ee2cc34c8bb710278061b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225094425477120 |