Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hesse, Fernanda Bianca, Jackle, Lauro Ely Jardim, Reppold, Danielle Prazeres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263083
Resumo: Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizadono Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobreo curso citado, sendoutilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas deensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional.
id UFRGS-2_9dd332b5423e2ff387530e6c1a2eb27b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263083
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda BiancaJackle, Lauro Ely JardimReppold, Danielle Prazeres2023-08-03T03:32:48Z20232527-0915http://hdl.handle.net/10183/263083001172987Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizadono Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobreo curso citado, sendoutilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas deensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional.This work, being a qualitative case study,investigates a Academic Program in Chemistry Teacher Education on the campus of a Federal Institute, located in Rio Grande do Sul. Through the application of questionnaires to docents and students, the research seeks to determine indicators on the aforementioned Academic Program, using content analysis as an interpretive framework for the data. The results show that there are positive aspects related to the course, linked to the quality of the docents and the opportunity for practical activities in teaching, research and extension. The subjects define the teaching of Natural Sciences based on the contents to be developed and to a lesser extent on the interaction with society. Regarding the definitions related to what would be a good teacher, the informants highlight relational and strategic dimensions, indicating a lack of a vision about the critical and transforming social role of the teacher to be trained in this institutional space.Este trabajo, al ser un caso de estudio cualitativo, investiga una Licenciatura en Química en el campus de un Instituto Federal, ubicado en Rio Grande do Sul. Mediante la aplicación de cuestionarios a profesores y estudiantes, la investigación busca determinar indicadores sobre el curso mencionado, utilizando el análisis de contenido como marco interpretativo de los datos. Los resultados muestran que existen aspectos positivos relacionados con el curso, ligados a la calidad del profesorado y la oportunidad de realizar actividades prácticas en docencia, investigación y extensión. Las asignaturas definen la enseñanza de las Ciencias Naturales en función de los contenidos a desarrollar y, en menor medida, de la interacción con la sociedad. En cuanto a las definiciones relacionadas con lo que sería un buen docente, los informantes destacan dimensiones relacionales y estratégicas, indicando una falta de una visión sobre el rol social crítico y transformador del docente para formarse en este espacio institucional.application/pdfporEducação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-16Formação de professoresFederal InstitutesChemistry teacher educationGood teacherInstitutos FederalesFormación de profesores en QuímicaBuen profesorFormação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensõesChemistry teacher education in the context of a Federal Institute : investigation of some dimensionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172987.pdf.txt001172987.pdf.txtExtracted Texttext/plain45151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/2/001172987.pdf.txt8bb4013c520b9dfdaa2738efebc07a24MD52ORIGINAL001172987.pdfTexto completoapplication/pdf786243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/1/001172987.pdf0aab8735141ee2cc34c8bb710278061bMD5110183/2630832023-08-04 03:32:17.40897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Chemistry teacher education in the context of a Federal Institute : investigation of some dimensions
title Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
spellingShingle Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
Fonseca, Carlos Ventura
Formação de professores
Federal Institutes
Chemistry teacher education
Good teacher
Institutos Federales
Formación de profesores en Química
Buen profesor
title_short Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
title_full Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
title_fullStr Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
title_full_unstemmed Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
title_sort Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
Jackle, Lauro Ely Jardim
Reppold, Danielle Prazeres
author_role author
author2 Hesse, Fernanda Bianca
Jackle, Lauro Ely Jardim
Reppold, Danielle Prazeres
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
Jackle, Lauro Ely Jardim
Reppold, Danielle Prazeres
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
Federal Institutes
Chemistry teacher education
Good teacher
Institutos Federales
Formación de profesores en Química
Buen profesor
dc.subject.eng.fl_str_mv Federal Institutes
Chemistry teacher education
Good teacher
dc.subject.spa.fl_str_mv Institutos Federales
Formación de profesores en Química
Buen profesor
description Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizadono Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobreo curso citado, sendoutilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas deensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:32:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263083
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2527-0915
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172987
identifier_str_mv 2527-0915
001172987
url http://hdl.handle.net/10183/263083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/2/001172987.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263083/1/001172987.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bb4013c520b9dfdaa2738efebc07a24
0aab8735141ee2cc34c8bb710278061b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094425477120