Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuster, Patrícia Regina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes Araujo, Willian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5698
Resumo: Abstract: This article presents a discussion about the interaction with digital technologies for creative learning. To this end, we base our discussion in the conception of the Criativa Project, an initiative forged with funding from Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), which will represent a repository of online content and tools, whose objective is to develop creativity and autonomy in the learning processes of the municipal public education of Santa Cruz do Sul. Our approach presents a methodological proposal for the development of learning processes based on the appropriation of digital technology features, based on three stages: selection of features, development of learning proposals and guidance to educators and students. At a later stage, the objective is to implement the production of didactic content to be made available on a digital platform. Keywords: Creative Learning. Digital Technologies. Education. Basic Education. Teaching. Learning.
id IFRS-1_f5bb36ea5192259d8690fb31b997c5be
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5698
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa ProjectLa Apropiación de tecnologías digitales para el aprendizaje creativo: Los primeros pasos del proyecto CreativoTecnologias digitais para uma aprendizagem criativa: os primeiros passos do projeto CriativaAbstract: This article presents a discussion about the interaction with digital technologies for creative learning. To this end, we base our discussion in the conception of the Criativa Project, an initiative forged with funding from Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), which will represent a repository of online content and tools, whose objective is to develop creativity and autonomy in the learning processes of the municipal public education of Santa Cruz do Sul. Our approach presents a methodological proposal for the development of learning processes based on the appropriation of digital technology features, based on three stages: selection of features, development of learning proposals and guidance to educators and students. At a later stage, the objective is to implement the production of didactic content to be made available on a digital platform. Keywords: Creative Learning. Digital Technologies. Education. Basic Education. Teaching. Learning.Este artículo propone una reflexión sobre la apropiación de las tecnologías digitales para el aprendizaje creativo. Para ello, apoyamos nuestra discusión en la concepción del proyecto Criativa, una iniciativa forjada con financiamiento de ANONIMOZADO, que representará un repositorio de contenidos y herramientas en línea, cuyo objetivo es desarrollar la creatividad y la autonomía en los procesos de aprendizaje en los estudiantes de la red de educación pública municipal de ANONIMOZADO. Nuestro enfoque presenta una propuesta metodológica para el desarrollo de procesos de aprendizaje basados ??en la apropiación de funcionalidades de la tecnología digital, a partir de tres etapas: selección de funcionalidades, desarrollo de propuestas de aprendizaje y orientación a educadores y estudiantes.Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a interação com tecnologias digitais para uma aprendizagem criativa. Para tanto, amparamos nossa discussão na concepção do Projeto Criativa, uma iniciativa forjada por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que representará um repositório de conteúdos e ferramentas on-line, cujo objetivo é desenvolver criatividade e autonomia nos processos de aprendizagem aos estudantes da rede básica do ensino público municipal de Santa Cruz do Sul. Nossa abordagem apresenta uma proposta metodológica de desenvolvimento de processos de aprendizagem com base na interação com funcionalidades de tecnologias digitais, calcada em três etapas: seleção das funcionalidades, desenvolvimento das propostas de aprendizagem e orientação a educadores e educandos, objetivando, em fase posterior, a produção de conteúdos de caráter didático a serem disponibilizados em plataforma digital. Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Tecnologias Digitais. Educação Básica. Ensino. Aprendizagem. Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a interação com tecnologias digitais para uma aprendizagem criativa. Para tanto, amparamos nossa discussão na concepção do Projeto Criativa, uma iniciativa forjada por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que representará um repositório de conteúdos e ferramentas on-line, cujo objetivo é desenvolver criatividade e autonomia nos processos de aprendizagem aos estudantes da rede básica do ensino público municipal de Santa Cruz do Sul. Nossa abordagem apresenta uma proposta metodológica de desenvolvimento de processos de aprendizagem com base na interação com funcionalidades de tecnologias digitais, calcada em três etapas: seleção das funcionalidades, desenvolvimento das propostas de aprendizagem e orientação a educadores e educandos, objetivando, em fase posterior, a produção de conteúdos de caráter didático a serem disponibilizados em plataforma digital. Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Tecnologias Digitais. Educação Básica. Ensino. Aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/569810.35819/tear.v11.n1.a5698#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 11 No. 1 (2022): Creative Learning: Possibilities and Potentials for Education#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Aprendizaje Creativo: posibilidades y potencialidades para la Educación#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 1 (2022): APRENDIZAGEM CRIATIVA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v11.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5698/3160Copyright (c) 2022 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuster, Patrícia ReginaFernandes Araujo, Willian2022-07-02T00:15:52Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5698Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2022-07-02T00:15:52Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
La Apropiación de tecnologías digitales para el aprendizaje creativo: Los primeros pasos del proyecto Creativo
Tecnologias digitais para uma aprendizagem criativa: os primeiros passos do projeto Criativa
title Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
spellingShingle Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
Schuster, Patrícia Regina
title_short Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
title_full Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
title_fullStr Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
title_full_unstemmed Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
title_sort Digital Technologies for a Creative Learning: The First Steps of the Criativa Project
author Schuster, Patrícia Regina
author_facet Schuster, Patrícia Regina
Fernandes Araujo, Willian
author_role author
author2 Fernandes Araujo, Willian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuster, Patrícia Regina
Fernandes Araujo, Willian
description Abstract: This article presents a discussion about the interaction with digital technologies for creative learning. To this end, we base our discussion in the conception of the Criativa Project, an initiative forged with funding from Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), which will represent a repository of online content and tools, whose objective is to develop creativity and autonomy in the learning processes of the municipal public education of Santa Cruz do Sul. Our approach presents a methodological proposal for the development of learning processes based on the appropriation of digital technology features, based on three stages: selection of features, development of learning proposals and guidance to educators and students. At a later stage, the objective is to implement the production of didactic content to be made available on a digital platform. Keywords: Creative Learning. Digital Technologies. Education. Basic Education. Teaching. Learning.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5698
10.35819/tear.v11.n1.a5698
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5698
identifier_str_mv 10.35819/tear.v11.n1.a5698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5698/3160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 11 No. 1 (2022): Creative Learning: Possibilities and Potentials for Education
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Aprendizaje Creativo: posibilidades y potencialidades para la Educación
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 1 (2022): APRENDIZAGEM CRIATIVA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v11.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253921354383360