Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Leila Inês Pagliarini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano. 
id IFRS-2_1a6b83447f17352988b4a5c2545866d5
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1275
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino MédioLadrilhamentoPolígonos RegularesTeorema de KeplerEste trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/127510.35819/remat2015v1i2id1275REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 165-174REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 165-174REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 165-1742447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275/1102Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Leila Inês Pagliarini2023-11-17T12:03:25Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1275Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T12:03:25Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
title Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
spellingShingle Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
Mello, Leila Inês Pagliarini
Ladrilhamento
Polígonos Regulares
Teorema de Kepler
title_short Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
title_full Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
title_fullStr Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
title_sort Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
author Mello, Leila Inês Pagliarini
author_facet Mello, Leila Inês Pagliarini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Leila Inês Pagliarini
dc.subject.por.fl_str_mv Ladrilhamento
Polígonos Regulares
Teorema de Kepler
topic Ladrilhamento
Polígonos Regulares
Teorema de Kepler
description Este trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275
10.35819/remat2015v1i2id1275
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275/1102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 165-174
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 165-174
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 165-174
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705143730176