Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685 |
Resumo: | Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida. |
id |
IFRS-2_1c26ec3e25bd6ea4f588bed83f40d9fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2685 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigaçãoEnsino de MatemáticaCenários para InvestigaçãoGeometria DinâmicaEsse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/268510.35819/remat2018v4i1id2685REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 68-77REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 68-77REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 68-772447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685/2059Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Bernarda Souza de2022-12-28T15:57:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2685Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:57:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação |
title |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação |
spellingShingle |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação Menezes, Bernarda Souza de Ensino de Matemática Cenários para Investigação Geometria Dinâmica |
title_short |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação |
title_full |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação |
title_fullStr |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação |
title_full_unstemmed |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação |
title_sort |
Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação |
author |
Menezes, Bernarda Souza de |
author_facet |
Menezes, Bernarda Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Bernarda Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Cenários para Investigação Geometria Dinâmica |
topic |
Ensino de Matemática Cenários para Investigação Geometria Dinâmica |
description |
Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685 10.35819/remat2018v4i1id2685 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2018v4i1id2685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685/2059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 68-77 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 68-77 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 68-77 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705544286208 |