Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Bernarda Souza de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685
Resumo: Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.
id IFRS-2_1c26ec3e25bd6ea4f588bed83f40d9fc
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2685
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigaçãoEnsino de MatemáticaCenários para InvestigaçãoGeometria DinâmicaEsse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/268510.35819/remat2018v4i1id2685REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 68-77REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 68-77REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 68-772447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685/2059Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Bernarda Souza de2022-12-28T15:57:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2685Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:57:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
title Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
spellingShingle Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
Menezes, Bernarda Souza de
Ensino de Matemática
Cenários para Investigação
Geometria Dinâmica
title_short Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
title_full Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
title_fullStr Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
title_full_unstemmed Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
title_sort Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
author Menezes, Bernarda Souza de
author_facet Menezes, Bernarda Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Bernarda Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Cenários para Investigação
Geometria Dinâmica
topic Ensino de Matemática
Cenários para Investigação
Geometria Dinâmica
description Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685
10.35819/remat2018v4i1id2685
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685
identifier_str_mv 10.35819/remat2018v4i1id2685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685/2059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 68-77
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 68-77
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 68-77
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705544286208