Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2573 |
Resumo: | O trabalho apresentado é um estudo sobre a Prova Brasil e suas implicações no ambiente escolar, que faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado. Este artigo apresenta um panorama geral das avaliações externas, bem como um contexto da Prova Brasil perpassando pela avaliação da prova na área de Matemática. Na busca por possíveis fatores potencializadores dos resultados dos alunos na prova, o estudo procura compreender como a gestão escolar entende a escola e as avaliações externas, bem como dar visibilidade à forma como a visão de ensino do professor de Matemática pode implicar nos resultados de avaliações externas. Além das pesquisas junto à fonte de dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas, posteriormente, entrevistas com gestoras escolares e professoras de Matemática atuante nas escolas, constituindo o corpus da análise da pesquisa, a partir do referencial teórico de Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, neste estudo, são apresentadas as considerações sobre a primeira categoria que emergiu nas entrevistas com a gestora da escola selecionada e a professora de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental. A fala das professoras enfatiza a importância da formação continuada de professores, da didática, bem como da relação e troca entre os pares. Evidencia-se, como potencializador dos bons resultados, o trabalho em conjunto entre professores, coordenação e gestão, e os resultados destas práticas didáticas. |
id |
IFRS-2_209fcebde65e0c875ed776d51755b502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2573 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em MatemáticaProva BrasilCurrículoGestão EscolarEducação MatemáticaO trabalho apresentado é um estudo sobre a Prova Brasil e suas implicações no ambiente escolar, que faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado. Este artigo apresenta um panorama geral das avaliações externas, bem como um contexto da Prova Brasil perpassando pela avaliação da prova na área de Matemática. Na busca por possíveis fatores potencializadores dos resultados dos alunos na prova, o estudo procura compreender como a gestão escolar entende a escola e as avaliações externas, bem como dar visibilidade à forma como a visão de ensino do professor de Matemática pode implicar nos resultados de avaliações externas. Além das pesquisas junto à fonte de dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas, posteriormente, entrevistas com gestoras escolares e professoras de Matemática atuante nas escolas, constituindo o corpus da análise da pesquisa, a partir do referencial teórico de Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, neste estudo, são apresentadas as considerações sobre a primeira categoria que emergiu nas entrevistas com a gestora da escola selecionada e a professora de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental. A fala das professoras enfatiza a importância da formação continuada de professores, da didática, bem como da relação e troca entre os pares. Evidencia-se, como potencializador dos bons resultados, o trabalho em conjunto entre professores, coordenação e gestão, e os resultados destas práticas didáticas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/257310.35819/remat2017v3i2id2573REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 94-103REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 94-103REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 94-1032447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2573/1765Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Guilherme da CruzJelinek, Karin Ritter2022-12-28T15:56:37Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2573Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:56:37Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática |
title |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática |
spellingShingle |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática Moraes, Guilherme da Cruz Prova Brasil Currículo Gestão Escolar Educação Matemática |
title_short |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática |
title_full |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática |
title_fullStr |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática |
title_full_unstemmed |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática |
title_sort |
Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática |
author |
Moraes, Guilherme da Cruz |
author_facet |
Moraes, Guilherme da Cruz Jelinek, Karin Ritter |
author_role |
author |
author2 |
Jelinek, Karin Ritter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Guilherme da Cruz Jelinek, Karin Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prova Brasil Currículo Gestão Escolar Educação Matemática |
topic |
Prova Brasil Currículo Gestão Escolar Educação Matemática |
description |
O trabalho apresentado é um estudo sobre a Prova Brasil e suas implicações no ambiente escolar, que faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado. Este artigo apresenta um panorama geral das avaliações externas, bem como um contexto da Prova Brasil perpassando pela avaliação da prova na área de Matemática. Na busca por possíveis fatores potencializadores dos resultados dos alunos na prova, o estudo procura compreender como a gestão escolar entende a escola e as avaliações externas, bem como dar visibilidade à forma como a visão de ensino do professor de Matemática pode implicar nos resultados de avaliações externas. Além das pesquisas junto à fonte de dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas, posteriormente, entrevistas com gestoras escolares e professoras de Matemática atuante nas escolas, constituindo o corpus da análise da pesquisa, a partir do referencial teórico de Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, neste estudo, são apresentadas as considerações sobre a primeira categoria que emergiu nas entrevistas com a gestora da escola selecionada e a professora de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental. A fala das professoras enfatiza a importância da formação continuada de professores, da didática, bem como da relação e troca entre os pares. Evidencia-se, como potencializador dos bons resultados, o trabalho em conjunto entre professores, coordenação e gestão, e os resultados destas práticas didáticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2573 10.35819/remat2017v3i2id2573 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2573 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2017v3i2id2573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2573/1765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 94-103 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 94-103 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 94-103 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705521217536 |