O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175 |
Resumo: | Esta pesquisa resulta de uma análise documental sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade presencial, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Teve por objetivo mapear proximidades entre esses documentos e apontar possibilidades de construção/condução, em especial, no que se refere aos itens Perfil do Egresso, Objetivos do Curso e Matriz Curricular, a fim de contribuir com as discussões que estão sendo realizadas em âmbito de formação de professores de Matemática. O estudo realizado apontou, em 2014, a existência de 74 ofertas de cursos de Licenciatura em Matemática distribuídos nas 05 regiões brasileiras, sendo 04 na região Centro-Oeste, 33 na região Nordeste, 06 na região Norte, 19 na região Sudeste e 12 na região Sul. A amostra foi composta porProjetos de Curso de 29 campi, sorteados proporcionalmente entre os ofertantes nas regiões brasileiras. A análise destes documentos aponta como diretriz a formação professores com domínio de conteúdos matemáticos, de estratégias e metodologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, bem como com capacidades socioeducativas, que lhes permitam socializar o conhecimento matemático já construído e atuar como mediadores no processo de aprendizagem dos estudantes. Ainda, uma análise sobre as matrizes curriculares destes cursos mostra que os componentes estão subdivididos em blocos de conhecimentos específicos e didático-pedagógicos e que as Práticas de Ensino ocorrem de forma integrada aos conhecimentos específicos e pedagógicos. Complementar a isso, os projetos analisados preveem um mínimo de três Estágios Curriculares Supervisionados, em âmbito de Ensino Fundamental e Médio, propostos a partir do quarto semestre, realidade que vai ao encontro do proposto nas legislações vigentes (BRASIL, 1996; CNE/CP 1, 2002). |
id |
IFRS-2_27d72208b0bae0c3ca157b66e96f2271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1175 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos CursosLicenciatura em MatemáticaProjeto PedagógicoFormação de professoresEsta pesquisa resulta de uma análise documental sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade presencial, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Teve por objetivo mapear proximidades entre esses documentos e apontar possibilidades de construção/condução, em especial, no que se refere aos itens Perfil do Egresso, Objetivos do Curso e Matriz Curricular, a fim de contribuir com as discussões que estão sendo realizadas em âmbito de formação de professores de Matemática. O estudo realizado apontou, em 2014, a existência de 74 ofertas de cursos de Licenciatura em Matemática distribuídos nas 05 regiões brasileiras, sendo 04 na região Centro-Oeste, 33 na região Nordeste, 06 na região Norte, 19 na região Sudeste e 12 na região Sul. A amostra foi composta porProjetos de Curso de 29 campi, sorteados proporcionalmente entre os ofertantes nas regiões brasileiras. A análise destes documentos aponta como diretriz a formação professores com domínio de conteúdos matemáticos, de estratégias e metodologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, bem como com capacidades socioeducativas, que lhes permitam socializar o conhecimento matemático já construído e atuar como mediadores no processo de aprendizagem dos estudantes. Ainda, uma análise sobre as matrizes curriculares destes cursos mostra que os componentes estão subdivididos em blocos de conhecimentos específicos e didático-pedagógicos e que as Práticas de Ensino ocorrem de forma integrada aos conhecimentos específicos e pedagógicos. Complementar a isso, os projetos analisados preveem um mínimo de três Estágios Curriculares Supervisionados, em âmbito de Ensino Fundamental e Médio, propostos a partir do quarto semestre, realidade que vai ao encontro do proposto nas legislações vigentes (BRASIL, 1996; CNE/CP 1, 2002).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/117510.35819/remat2015v1i1id1175REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 1 (2015); 14REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 14REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 1 (2015); 142447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175/1062https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175/2329Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndreatta, Rhamonytta CostaBoff, Daiane Scopel2023-06-20T20:45:54Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1175Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-06-20T20:45:54Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos |
title |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos |
spellingShingle |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Andreatta, Rhamonytta Costa Licenciatura em Matemática Projeto Pedagógico Formação de professores |
title_short |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos |
title_full |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos |
title_fullStr |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos |
title_full_unstemmed |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos |
title_sort |
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos |
author |
Andreatta, Rhamonytta Costa |
author_facet |
Andreatta, Rhamonytta Costa Boff, Daiane Scopel |
author_role |
author |
author2 |
Boff, Daiane Scopel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreatta, Rhamonytta Costa Boff, Daiane Scopel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Matemática Projeto Pedagógico Formação de professores |
topic |
Licenciatura em Matemática Projeto Pedagógico Formação de professores |
description |
Esta pesquisa resulta de uma análise documental sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade presencial, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Teve por objetivo mapear proximidades entre esses documentos e apontar possibilidades de construção/condução, em especial, no que se refere aos itens Perfil do Egresso, Objetivos do Curso e Matriz Curricular, a fim de contribuir com as discussões que estão sendo realizadas em âmbito de formação de professores de Matemática. O estudo realizado apontou, em 2014, a existência de 74 ofertas de cursos de Licenciatura em Matemática distribuídos nas 05 regiões brasileiras, sendo 04 na região Centro-Oeste, 33 na região Nordeste, 06 na região Norte, 19 na região Sudeste e 12 na região Sul. A amostra foi composta porProjetos de Curso de 29 campi, sorteados proporcionalmente entre os ofertantes nas regiões brasileiras. A análise destes documentos aponta como diretriz a formação professores com domínio de conteúdos matemáticos, de estratégias e metodologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, bem como com capacidades socioeducativas, que lhes permitam socializar o conhecimento matemático já construído e atuar como mediadores no processo de aprendizagem dos estudantes. Ainda, uma análise sobre as matrizes curriculares destes cursos mostra que os componentes estão subdivididos em blocos de conhecimentos específicos e didático-pedagógicos e que as Práticas de Ensino ocorrem de forma integrada aos conhecimentos específicos e pedagógicos. Complementar a isso, os projetos analisados preveem um mínimo de três Estágios Curriculares Supervisionados, em âmbito de Ensino Fundamental e Médio, propostos a partir do quarto semestre, realidade que vai ao encontro do proposto nas legislações vigentes (BRASIL, 1996; CNE/CP 1, 2002). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175 10.35819/remat2015v1i1id1175 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i1id1175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175/1062 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175/2329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 1 (2015); 14 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 14 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 1 (2015); 14 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705077669888 |