O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreatta, Rhamonytta Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Boff, Daiane Scopel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175
Resumo: Esta pesquisa resulta de uma análise documental sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade presencial, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Teve por objetivo mapear proximidades entre esses documentos e apontar possibilidades de construção/condução, em especial, no que se refere aos itens Perfil do Egresso, Objetivos do Curso e Matriz Curricular, a fim de contribuir com as discussões que estão sendo realizadas em âmbito de formação de professores de Matemática. O estudo realizado apontou, em 2014, a existência de 74 ofertas de cursos de Licenciatura em Matemática distribuídos nas 05 regiões brasileiras, sendo 04 na região Centro-Oeste, 33 na região Nordeste, 06 na região Norte, 19 na região Sudeste e 12 na região Sul. A amostra foi composta porProjetos de Curso de 29 campi, sorteados proporcionalmente entre os ofertantes nas regiões brasileiras. A análise destes documentos aponta como diretriz a formação professores com domínio de conteúdos matemáticos, de estratégias e metodologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, bem como com capacidades socioeducativas, que lhes permitam socializar o conhecimento matemático já construído e atuar como mediadores no processo de aprendizagem dos estudantes. Ainda, uma análise sobre as matrizes curriculares destes cursos mostra que os componentes estão subdivididos em blocos de conhecimentos específicos e didático-pedagógicos e que as Práticas de Ensino ocorrem de forma integrada aos conhecimentos específicos e pedagógicos. Complementar a isso, os projetos analisados preveem um mínimo de três Estágios Curriculares Supervisionados, em âmbito de Ensino Fundamental e Médio, propostos a partir do quarto semestre, realidade que vai ao encontro do proposto nas legislações vigentes (BRASIL, 1996; CNE/CP 1, 2002).
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