Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.5902/1984644423373 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17631 |
Resumo: | Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula. |
id |
UFV_cdfe76fd793b74836a805518ab7cb224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/17631 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de casoFormação de professoresFormação PedagógicaLicenciaturaNa preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula.In preparation for the exercise of teaching, in an initial training course for teachers is an essential component. However, it is observed that historically, this training is almost left out in relation to training for the Disciplinary Area. Understanding the importance of training for tea- ching and knowing its limitations in the current settings for the degree courses, this study aimed to understand the ways of the pedagogical teacher training in the course of Biological Sciences of the Forestal campus of Federal University of Viçosa. In addition to the analysis of the Pedagogical Project course and the curriculum, an investigation was made through the use of questionnaires to the graduates of the course. The results showed that the preparation for teaching is not the only focus of the course, as appointed formally as a teaching degree, and is considered to have an insufficient pedagogical formation aspect to ensure solid formation.Educaçao2018-02-15T16:40:46Z2018-02-15T16:40:46Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1984-6444http://dx.doi.org/10.5902/1984644423373http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17631porv. 41, n. 3, p. 593-604, Set./Dez. 2016Silva, Mardem Michael Ferreira daCosta, Mayra Cristina da SilvaAlmeida, Camila LopesSilva, Dienny Sthefany daLobato, Pamela CarvalhoResende, Helder Cantoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T08:44:07Zoai:locus.ufv.br:123456789/17631Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T08:44:07LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso |
title |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso |
spellingShingle |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso Silva, Mardem Michael Ferreira da Formação de professores Formação Pedagógica Licenciatura |
title_short |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso |
title_full |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso |
title_fullStr |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso |
title_sort |
Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso |
author |
Silva, Mardem Michael Ferreira da |
author_facet |
Silva, Mardem Michael Ferreira da Costa, Mayra Cristina da Silva Almeida, Camila Lopes Silva, Dienny Sthefany da Lobato, Pamela Carvalho Resende, Helder Canto |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Mayra Cristina da Silva Almeida, Camila Lopes Silva, Dienny Sthefany da Lobato, Pamela Carvalho Resende, Helder Canto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mardem Michael Ferreira da Costa, Mayra Cristina da Silva Almeida, Camila Lopes Silva, Dienny Sthefany da Lobato, Pamela Carvalho Resende, Helder Canto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação Pedagógica Licenciatura |
topic |
Formação de professores Formação Pedagógica Licenciatura |
description |
Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28 2018-02-15T16:40:46Z 2018-02-15T16:40:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1984-6444 http://dx.doi.org/10.5902/1984644423373 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17631 |
identifier_str_mv |
1984-6444 |
url |
http://dx.doi.org/10.5902/1984644423373 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 41, n. 3, p. 593-604, Set./Dez. 2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educaçao |
publisher.none.fl_str_mv |
Educaçao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1817560039152418816 |