Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607 |
Resumo: | Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno. |
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Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria AnalíticaTecnologias DigitaisGeometria AnalíticaGeoGebraTecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/160710.35819/remat2017v3i1id1607REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 38-53REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 38-53REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 38-532447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607/1598Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréMartins, Rosana da PrezaTenório, Thaís2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1607Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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