Ensinando polinômios através da ludicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogel, Andressa Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Subtil, Natacha, Maus, Mévelin, Roman, Marlete Basso, Stroschein, Sandra Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1257
Resumo: O presente artigo trata-se de um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula, chamada jogo do alvo, com as turmas de 7º e 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Zambon Benini. A oficina foi conduzida pelas bolsistas do Projeto PIBID (Subprojeto Matemática) IFRS – Campus Bento Gonçalves e realizada no turno da manhã, durante as aulas de Matemática. O jogo trabalhado proporcionou um contato inicial com a álgebra, fazendo com que os alunos relacionassem números com a parte literal (letras) e soubessem como identificá-las. Os alunos deveriam jogar feijões no alvo e após representar a cor acertada por cada um deles com uma letra. Ao final do jogo, os alunos somaram os resultados de todas as jogadas, resultando em um único monômio/polinômio. A atividade e a utilização de materiais diversificados proporcionam uma aprendizagem mais interativa e espontânea, facilitando assim o melhor desempenho dos alunos.
id IFRS-2_59db3311521bb70cc8c21cb5e2f25770
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1257
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Ensinando polinômios através da ludicidadeMatemáticaEnsino FundamentalÁlgebraJogoO presente artigo trata-se de um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula, chamada jogo do alvo, com as turmas de 7º e 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Zambon Benini. A oficina foi conduzida pelas bolsistas do Projeto PIBID (Subprojeto Matemática) IFRS – Campus Bento Gonçalves e realizada no turno da manhã, durante as aulas de Matemática. O jogo trabalhado proporcionou um contato inicial com a álgebra, fazendo com que os alunos relacionassem números com a parte literal (letras) e soubessem como identificá-las. Os alunos deveriam jogar feijões no alvo e após representar a cor acertada por cada um deles com uma letra. Ao final do jogo, os alunos somaram os resultados de todas as jogadas, resultando em um único monômio/polinômio. A atividade e a utilização de materiais diversificados proporcionam uma aprendizagem mais interativa e espontânea, facilitando assim o melhor desempenho dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/125710.35819/remat2015v1i2id1257REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 158-164REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 158-164REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 158-1642447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1257/1091Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVogel, Andressa SantosSubtil, NatachaMaus, MévelinRoman, Marlete BassoStroschein, Sandra Denise2023-11-17T11:58:40Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1257Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T11:58:40Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando polinômios através da ludicidade
title Ensinando polinômios através da ludicidade
spellingShingle Ensinando polinômios através da ludicidade
Vogel, Andressa Santos
Matemática
Ensino Fundamental
Álgebra
Jogo
title_short Ensinando polinômios através da ludicidade
title_full Ensinando polinômios através da ludicidade
title_fullStr Ensinando polinômios através da ludicidade
title_full_unstemmed Ensinando polinômios através da ludicidade
title_sort Ensinando polinômios através da ludicidade
author Vogel, Andressa Santos
author_facet Vogel, Andressa Santos
Subtil, Natacha
Maus, Mévelin
Roman, Marlete Basso
Stroschein, Sandra Denise
author_role author
author2 Subtil, Natacha
Maus, Mévelin
Roman, Marlete Basso
Stroschein, Sandra Denise
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vogel, Andressa Santos
Subtil, Natacha
Maus, Mévelin
Roman, Marlete Basso
Stroschein, Sandra Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino Fundamental
Álgebra
Jogo
topic Matemática
Ensino Fundamental
Álgebra
Jogo
description O presente artigo trata-se de um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula, chamada jogo do alvo, com as turmas de 7º e 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Zambon Benini. A oficina foi conduzida pelas bolsistas do Projeto PIBID (Subprojeto Matemática) IFRS – Campus Bento Gonçalves e realizada no turno da manhã, durante as aulas de Matemática. O jogo trabalhado proporcionou um contato inicial com a álgebra, fazendo com que os alunos relacionassem números com a parte literal (letras) e soubessem como identificá-las. Os alunos deveriam jogar feijões no alvo e após representar a cor acertada por cada um deles com uma letra. Ao final do jogo, os alunos somaram os resultados de todas as jogadas, resultando em um único monômio/polinômio. A atividade e a utilização de materiais diversificados proporcionam uma aprendizagem mais interativa e espontânea, facilitando assim o melhor desempenho dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1257
10.35819/remat2015v1i2id1257
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1257
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1257/1091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 158-164
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 158-164
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 158-164
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705125904384