Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledur, José Ricardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ledur, Dênis Carrard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.
id IFRS-2_8037c903d646f08d4f5ed748adcbcf86
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1295
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e AdultosAprendizagem SignificativaEducação de Jovens e AdultosInterdisciplinaridadeEste artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/129510.35819/remat2016v2i1id1295REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 128-139REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 128-139REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 128-1392447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295/1113Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLedur, José RicardoLedur, Dênis Carrard2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1295Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
title Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
Ledur, José Ricardo
Aprendizagem Significativa
Educação de Jovens e Adultos
Interdisciplinaridade
title_short Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
title_full Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
author Ledur, José Ricardo
author_facet Ledur, José Ricardo
Ledur, Dênis Carrard
author_role author
author2 Ledur, Dênis Carrard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ledur, José Ricardo
Ledur, Dênis Carrard
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Educação de Jovens e Adultos
Interdisciplinaridade
topic Aprendizagem Significativa
Educação de Jovens e Adultos
Interdisciplinaridade
description Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295
10.35819/remat2016v2i1id1295
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i1id1295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295/1113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 128-139
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 128-139
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 128-139
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705163653120