Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender. |
id |
IFRS-2_8037c903d646f08d4f5ed748adcbcf86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1295 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e AdultosAprendizagem SignificativaEducação de Jovens e AdultosInterdisciplinaridadeEste artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/129510.35819/remat2016v2i1id1295REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 128-139REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 128-139REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 128-1392447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295/1113Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLedur, José RicardoLedur, Dênis Carrard2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1295Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos |
title |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos Ledur, José Ricardo Aprendizagem Significativa Educação de Jovens e Adultos Interdisciplinaridade |
title_short |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Ledur, José Ricardo |
author_facet |
Ledur, José Ricardo Ledur, Dênis Carrard |
author_role |
author |
author2 |
Ledur, Dênis Carrard |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ledur, José Ricardo Ledur, Dênis Carrard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa Educação de Jovens e Adultos Interdisciplinaridade |
topic |
Aprendizagem Significativa Educação de Jovens e Adultos Interdisciplinaridade |
description |
Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295 10.35819/remat2016v2i1id1295 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i1id1295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295/1113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 128-139 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 128-139 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 128-139 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705163653120 |