Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486 |
Resumo: | A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que proporciona ao educando um ambiente de exploração de conceitos e procedimentos matemáticos para resolver um determinado problema. Problema configura algo que não se sabe, mas que se está interessado em resolver, exigindo do sujeito a curiosidade e a utilização dos conhecimentos já construídos em sua formação. Visando investigar as contribuições da referida metodologia nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como as atitudes do professor em suas ações pedagógicas ao utilizá-la em sala de aula, com vistas a garantir a construção do conhecimento discente, desenvolveu-se uma situação de ensino com a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Para tanto, foram realizados estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas a partir de pressupostos teóricos do campo da Educação Matemática, aliados ao seu desenvolvimento na prática, sendo que, em grupos, os licenciandos foram desafiados a compreender os problemas propostos, conceber um plano para encontrar a solução, executá-lo e verificar a veracidade das respostas. Assim, tiveram de relacionar diferentes conceitos matemáticos já assimilados e discutir os procedimentos adotados nas resoluções, acarretando um ambiente de investigação, interação, troca de conhecimentos. Por fim, ao socializar as estratégias de resolução e os resultados obtidos evidenciou-se que existem diferentes maneiras de resolver um determinado problema, refletindo a necessidade de que sejam possibilitados momentos de investigação, pesquisa, elaboração de estratégias no processo educativo com a Matemática nos espaços acadêmicos e escolares da educação básica. |
id |
IFRS-2_916b5b61dd82c347636acebc7eb319e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2486 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandosEducação MatemáticaResolução de ProblemasEnsino e AprendizagemFormação de ProfessoresA Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que proporciona ao educando um ambiente de exploração de conceitos e procedimentos matemáticos para resolver um determinado problema. Problema configura algo que não se sabe, mas que se está interessado em resolver, exigindo do sujeito a curiosidade e a utilização dos conhecimentos já construídos em sua formação. Visando investigar as contribuições da referida metodologia nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como as atitudes do professor em suas ações pedagógicas ao utilizá-la em sala de aula, com vistas a garantir a construção do conhecimento discente, desenvolveu-se uma situação de ensino com a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Para tanto, foram realizados estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas a partir de pressupostos teóricos do campo da Educação Matemática, aliados ao seu desenvolvimento na prática, sendo que, em grupos, os licenciandos foram desafiados a compreender os problemas propostos, conceber um plano para encontrar a solução, executá-lo e verificar a veracidade das respostas. Assim, tiveram de relacionar diferentes conceitos matemáticos já assimilados e discutir os procedimentos adotados nas resoluções, acarretando um ambiente de investigação, interação, troca de conhecimentos. Por fim, ao socializar as estratégias de resolução e os resultados obtidos evidenciou-se que existem diferentes maneiras de resolver um determinado problema, refletindo a necessidade de que sejam possibilitados momentos de investigação, pesquisa, elaboração de estratégias no processo educativo com a Matemática nos espaços acadêmicos e escolares da educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/248610.35819/remat2017v3i2id2486REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 52-61REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 52-61REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 52-612447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486/1762Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEisermann, Jonatan IsmaelFuchs, Mariele Josiane2022-12-28T15:56:37Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2486Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:56:37Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos |
title |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos |
spellingShingle |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos Eisermann, Jonatan Ismael Educação Matemática Resolução de Problemas Ensino e Aprendizagem Formação de Professores |
title_short |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos |
title_full |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos |
title_fullStr |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos |
title_full_unstemmed |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos |
title_sort |
Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos |
author |
Eisermann, Jonatan Ismael |
author_facet |
Eisermann, Jonatan Ismael Fuchs, Mariele Josiane |
author_role |
author |
author2 |
Fuchs, Mariele Josiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eisermann, Jonatan Ismael Fuchs, Mariele Josiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Resolução de Problemas Ensino e Aprendizagem Formação de Professores |
topic |
Educação Matemática Resolução de Problemas Ensino e Aprendizagem Formação de Professores |
description |
A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que proporciona ao educando um ambiente de exploração de conceitos e procedimentos matemáticos para resolver um determinado problema. Problema configura algo que não se sabe, mas que se está interessado em resolver, exigindo do sujeito a curiosidade e a utilização dos conhecimentos já construídos em sua formação. Visando investigar as contribuições da referida metodologia nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como as atitudes do professor em suas ações pedagógicas ao utilizá-la em sala de aula, com vistas a garantir a construção do conhecimento discente, desenvolveu-se uma situação de ensino com a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Para tanto, foram realizados estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas a partir de pressupostos teóricos do campo da Educação Matemática, aliados ao seu desenvolvimento na prática, sendo que, em grupos, os licenciandos foram desafiados a compreender os problemas propostos, conceber um plano para encontrar a solução, executá-lo e verificar a veracidade das respostas. Assim, tiveram de relacionar diferentes conceitos matemáticos já assimilados e discutir os procedimentos adotados nas resoluções, acarretando um ambiente de investigação, interação, troca de conhecimentos. Por fim, ao socializar as estratégias de resolução e os resultados obtidos evidenciou-se que existem diferentes maneiras de resolver um determinado problema, refletindo a necessidade de que sejam possibilitados momentos de investigação, pesquisa, elaboração de estratégias no processo educativo com a Matemática nos espaços acadêmicos e escolares da educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486 10.35819/remat2017v3i2id2486 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2017v3i2id2486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486/1762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 52-61 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 52-61 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 52-61 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705233907712 |