Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eisermann, Jonatan Ismael
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fuchs, Mariele Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486
Resumo: A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que proporciona ao educando um ambiente de exploração de conceitos e procedimentos matemáticos para resolver um determinado problema. Problema configura algo que não se sabe, mas que se está interessado em resolver, exigindo do sujeito a curiosidade e a utilização dos conhecimentos já construídos em sua formação. Visando investigar as contribuições da referida metodologia nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como as atitudes do professor em suas ações pedagógicas ao utilizá-la em sala de aula, com vistas a garantir a construção do conhecimento discente, desenvolveu-se uma situação de ensino com a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Para tanto, foram realizados estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas a partir de pressupostos teóricos do campo da Educação Matemática, aliados ao seu desenvolvimento na prática, sendo que, em grupos, os licenciandos foram desafiados a compreender os problemas propostos, conceber um plano para encontrar a solução, executá-lo e verificar a veracidade das respostas. Assim, tiveram de relacionar diferentes conceitos matemáticos já assimilados e discutir os procedimentos adotados nas resoluções, acarretando um ambiente de investigação, interação, troca de conhecimentos. Por fim, ao socializar as estratégias de resolução e os resultados obtidos evidenciou-se que existem diferentes maneiras de resolver um determinado problema, refletindo a necessidade de que sejam possibilitados momentos de investigação, pesquisa, elaboração de estratégias no processo educativo com a Matemática nos espaços acadêmicos e escolares da educação básica.
id IFRS-2_916b5b61dd82c347636acebc7eb319e9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2486
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandosEducação MatemáticaResolução de ProblemasEnsino e AprendizagemFormação de ProfessoresA Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que proporciona ao educando um ambiente de exploração de conceitos e procedimentos matemáticos para resolver um determinado problema. Problema configura algo que não se sabe, mas que se está interessado em resolver, exigindo do sujeito a curiosidade e a utilização dos conhecimentos já construídos em sua formação. Visando investigar as contribuições da referida metodologia nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como as atitudes do professor em suas ações pedagógicas ao utilizá-la em sala de aula, com vistas a garantir a construção do conhecimento discente, desenvolveu-se uma situação de ensino com a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Para tanto, foram realizados estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas a partir de pressupostos teóricos do campo da Educação Matemática, aliados ao seu desenvolvimento na prática, sendo que, em grupos, os licenciandos foram desafiados a compreender os problemas propostos, conceber um plano para encontrar a solução, executá-lo e verificar a veracidade das respostas. Assim, tiveram de relacionar diferentes conceitos matemáticos já assimilados e discutir os procedimentos adotados nas resoluções, acarretando um ambiente de investigação, interação, troca de conhecimentos. Por fim, ao socializar as estratégias de resolução e os resultados obtidos evidenciou-se que existem diferentes maneiras de resolver um determinado problema, refletindo a necessidade de que sejam possibilitados momentos de investigação, pesquisa, elaboração de estratégias no processo educativo com a Matemática nos espaços acadêmicos e escolares da educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/248610.35819/remat2017v3i2id2486REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 52-61REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 52-61REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 52-612447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486/1762Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEisermann, Jonatan IsmaelFuchs, Mariele Josiane2022-12-28T15:56:37Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2486Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:56:37Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
title Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
spellingShingle Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
Eisermann, Jonatan Ismael
Educação Matemática
Resolução de Problemas
Ensino e Aprendizagem
Formação de Professores
title_short Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
title_full Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
title_fullStr Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
title_full_unstemmed Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
title_sort Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos
author Eisermann, Jonatan Ismael
author_facet Eisermann, Jonatan Ismael
Fuchs, Mariele Josiane
author_role author
author2 Fuchs, Mariele Josiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eisermann, Jonatan Ismael
Fuchs, Mariele Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Resolução de Problemas
Ensino e Aprendizagem
Formação de Professores
topic Educação Matemática
Resolução de Problemas
Ensino e Aprendizagem
Formação de Professores
description A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que proporciona ao educando um ambiente de exploração de conceitos e procedimentos matemáticos para resolver um determinado problema. Problema configura algo que não se sabe, mas que se está interessado em resolver, exigindo do sujeito a curiosidade e a utilização dos conhecimentos já construídos em sua formação. Visando investigar as contribuições da referida metodologia nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como as atitudes do professor em suas ações pedagógicas ao utilizá-la em sala de aula, com vistas a garantir a construção do conhecimento discente, desenvolveu-se uma situação de ensino com a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Para tanto, foram realizados estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas a partir de pressupostos teóricos do campo da Educação Matemática, aliados ao seu desenvolvimento na prática, sendo que, em grupos, os licenciandos foram desafiados a compreender os problemas propostos, conceber um plano para encontrar a solução, executá-lo e verificar a veracidade das respostas. Assim, tiveram de relacionar diferentes conceitos matemáticos já assimilados e discutir os procedimentos adotados nas resoluções, acarretando um ambiente de investigação, interação, troca de conhecimentos. Por fim, ao socializar as estratégias de resolução e os resultados obtidos evidenciou-se que existem diferentes maneiras de resolver um determinado problema, refletindo a necessidade de que sejam possibilitados momentos de investigação, pesquisa, elaboração de estratégias no processo educativo com a Matemática nos espaços acadêmicos e escolares da educação básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486
10.35819/remat2017v3i2id2486
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486
identifier_str_mv 10.35819/remat2017v3i2id2486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486/1762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 52-61
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 52-61
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 52-61
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705233907712