Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puziski, Marcelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152
Resumo: O uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora.
id IFRS-2_b4cba245d51171e3c6b7f679c4307008
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2152
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e MatemáticaConstrucionismoRobóticaEnsino de MatemáticaCalculadora em Sala de AulaO uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/215210.35819/remat2017v3i1id2152REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 136-146REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 136-146REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 136-1462447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152/1606Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuziski, Marcelo2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2152Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
title Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
spellingShingle Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
Puziski, Marcelo
Construcionismo
Robótica
Ensino de Matemática
Calculadora em Sala de Aula
title_short Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
title_full Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
title_fullStr Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
title_full_unstemmed Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
title_sort Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
author Puziski, Marcelo
author_facet Puziski, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puziski, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Construcionismo
Robótica
Ensino de Matemática
Calculadora em Sala de Aula
topic Construcionismo
Robótica
Ensino de Matemática
Calculadora em Sala de Aula
description O uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152
10.35819/remat2017v3i1id2152
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152
identifier_str_mv 10.35819/remat2017v3i1id2152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152/1606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 136-146
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 136-146
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 136-146
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705206644736