Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152 |
Resumo: | O uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora. |
id |
IFRS-2_b4cba245d51171e3c6b7f679c4307008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2152 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e MatemáticaConstrucionismoRobóticaEnsino de MatemáticaCalculadora em Sala de AulaO uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/215210.35819/remat2017v3i1id2152REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 136-146REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 136-146REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 136-1462447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152/1606Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuziski, Marcelo2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2152Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática |
title |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática |
spellingShingle |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática Puziski, Marcelo Construcionismo Robótica Ensino de Matemática Calculadora em Sala de Aula |
title_short |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática |
title_full |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática |
title_fullStr |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática |
title_full_unstemmed |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática |
title_sort |
Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática |
author |
Puziski, Marcelo |
author_facet |
Puziski, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puziski, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construcionismo Robótica Ensino de Matemática Calculadora em Sala de Aula |
topic |
Construcionismo Robótica Ensino de Matemática Calculadora em Sala de Aula |
description |
O uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152 10.35819/remat2017v3i1id2152 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2017v3i1id2152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152/1606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 136-146 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 136-146 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 136-146 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705206644736 |