“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Mariangela Jocelita Frigo de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Agranionih, Neila Tonin, Kalinke, Marco Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma prática de ensino com jogos matemáticos para a aprendizagem de cálculos matemáticos a partir de uma pesquisa realizada com 32 estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental. Tal prática envolve filmar os estudantes durante os jogos, assistir e editar as imagens que evidenciam estratégias e cálculos e problematizar estas situações em um momento de reflexão coletiva a partir da projeção das imagens editadas para toda a turma. As estratégias de cálculo desenvolvidas pelas crianças durante os jogos foram identificadas e categorizadas em: contagem termo a termo, cálculo nos dedos, cálculo mental, uso de apenas uma operação e, uso de duas operações. As estratégias contagem termo a termo, cálculo nos dedos e uso de apenas uma operação foram mais frequentes no jogo antes da reflexão coletiva, enquanto as estratégias cálculo mental e uso de duas operações foram mais frequentes após a reflexão coletiva sobre o jogo. A prática de “filmar, assistir e problematizar”, em especial o momento da reflexão coletiva, contribuiu para a construção de estratégias de cálculo mais elaboradas pelas crianças bem como de construção de estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos do jogo.
id UTFPR-7_7f4e4e475813a6500021af006731347f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12021
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos"Recording, watching and problematizing" - contributions to calculation’s learning7.08.04.00-1Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aulaO trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma prática de ensino com jogos matemáticos para a aprendizagem de cálculos matemáticos a partir de uma pesquisa realizada com 32 estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental. Tal prática envolve filmar os estudantes durante os jogos, assistir e editar as imagens que evidenciam estratégias e cálculos e problematizar estas situações em um momento de reflexão coletiva a partir da projeção das imagens editadas para toda a turma. As estratégias de cálculo desenvolvidas pelas crianças durante os jogos foram identificadas e categorizadas em: contagem termo a termo, cálculo nos dedos, cálculo mental, uso de apenas uma operação e, uso de duas operações. As estratégias contagem termo a termo, cálculo nos dedos e uso de apenas uma operação foram mais frequentes no jogo antes da reflexão coletiva, enquanto as estratégias cálculo mental e uso de duas operações foram mais frequentes após a reflexão coletiva sobre o jogo. A prática de “filmar, assistir e problematizar”, em especial o momento da reflexão coletiva, contribuiu para a construção de estratégias de cálculo mais elaboradas pelas crianças bem como de construção de estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos do jogo.The work aims to analyze possible contributions of a teaching practice with mathematical games to the learning of mathematical calculations based on a research carried out with 32 students from a 3rd year of Elementary School. Such practice involves filming students during games, watching and editing images that show strategies and calculations and problematizing these situations in a moment of collective reflection from the projection of edited images to the whole class. The calculation strategies developed by the children during the games were identified and categorized into: term-to-term counting, calculation on the fingers, mental calculation, use of only one operation and use of two operations. The term-to-term counting, calculation on the fingers and use of only one operation strategies were more frequent in the game before the collective reflection, while the mental calculation and use of two operations strategies were more frequent after the collective reflection on the game. The practice of “filming, watching and problematizing”, especially the moment of collective reflection, contributed to the construction of more elaborated calculation strategies by children as well as the construction of more efficient strategies to achieve the objectives of the game.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Campos, Mariangela Jocelita Frigo deAgranionih, Neila ToninKalinke, Marco Aurélio2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1202110.3895/rbect.v14n1.12021Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:08Zoai:periodicos.utfpr:article/12021Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:08Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
"Recording, watching and problematizing" - contributions to calculation’s learning
title “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
spellingShingle “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
Campos, Mariangela Jocelita Frigo de
7.08.04.00-1
Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aula
title_short “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
title_full “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
title_fullStr “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
title_full_unstemmed “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
title_sort “Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
author Campos, Mariangela Jocelita Frigo de
author_facet Campos, Mariangela Jocelita Frigo de
Agranionih, Neila Tonin
Kalinke, Marco Aurélio
author_role author
author2 Agranionih, Neila Tonin
Kalinke, Marco Aurélio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Mariangela Jocelita Frigo de
Agranionih, Neila Tonin
Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1
Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aula
topic 7.08.04.00-1
Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aula
description O trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma prática de ensino com jogos matemáticos para a aprendizagem de cálculos matemáticos a partir de uma pesquisa realizada com 32 estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental. Tal prática envolve filmar os estudantes durante os jogos, assistir e editar as imagens que evidenciam estratégias e cálculos e problematizar estas situações em um momento de reflexão coletiva a partir da projeção das imagens editadas para toda a turma. As estratégias de cálculo desenvolvidas pelas crianças durante os jogos foram identificadas e categorizadas em: contagem termo a termo, cálculo nos dedos, cálculo mental, uso de apenas uma operação e, uso de duas operações. As estratégias contagem termo a termo, cálculo nos dedos e uso de apenas uma operação foram mais frequentes no jogo antes da reflexão coletiva, enquanto as estratégias cálculo mental e uso de duas operações foram mais frequentes após a reflexão coletiva sobre o jogo. A prática de “filmar, assistir e problematizar”, em especial o momento da reflexão coletiva, contribuiu para a construção de estratégias de cálculo mais elaboradas pelas crianças bem como de construção de estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos do jogo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021
10.3895/rbect.v14n1.12021
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n1.12021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870110916608