“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma prática de ensino com jogos matemáticos para a aprendizagem de cálculos matemáticos a partir de uma pesquisa realizada com 32 estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental. Tal prática envolve filmar os estudantes durante os jogos, assistir e editar as imagens que evidenciam estratégias e cálculos e problematizar estas situações em um momento de reflexão coletiva a partir da projeção das imagens editadas para toda a turma. As estratégias de cálculo desenvolvidas pelas crianças durante os jogos foram identificadas e categorizadas em: contagem termo a termo, cálculo nos dedos, cálculo mental, uso de apenas uma operação e, uso de duas operações. As estratégias contagem termo a termo, cálculo nos dedos e uso de apenas uma operação foram mais frequentes no jogo antes da reflexão coletiva, enquanto as estratégias cálculo mental e uso de duas operações foram mais frequentes após a reflexão coletiva sobre o jogo. A prática de “filmar, assistir e problematizar”, em especial o momento da reflexão coletiva, contribuiu para a construção de estratégias de cálculo mais elaboradas pelas crianças bem como de construção de estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos do jogo. |
id |
UTFPR-7_7f4e4e475813a6500021af006731347f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12021 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos"Recording, watching and problematizing" - contributions to calculation’s learning7.08.04.00-1Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aulaO trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma prática de ensino com jogos matemáticos para a aprendizagem de cálculos matemáticos a partir de uma pesquisa realizada com 32 estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental. Tal prática envolve filmar os estudantes durante os jogos, assistir e editar as imagens que evidenciam estratégias e cálculos e problematizar estas situações em um momento de reflexão coletiva a partir da projeção das imagens editadas para toda a turma. As estratégias de cálculo desenvolvidas pelas crianças durante os jogos foram identificadas e categorizadas em: contagem termo a termo, cálculo nos dedos, cálculo mental, uso de apenas uma operação e, uso de duas operações. As estratégias contagem termo a termo, cálculo nos dedos e uso de apenas uma operação foram mais frequentes no jogo antes da reflexão coletiva, enquanto as estratégias cálculo mental e uso de duas operações foram mais frequentes após a reflexão coletiva sobre o jogo. A prática de “filmar, assistir e problematizar”, em especial o momento da reflexão coletiva, contribuiu para a construção de estratégias de cálculo mais elaboradas pelas crianças bem como de construção de estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos do jogo.The work aims to analyze possible contributions of a teaching practice with mathematical games to the learning of mathematical calculations based on a research carried out with 32 students from a 3rd year of Elementary School. Such practice involves filming students during games, watching and editing images that show strategies and calculations and problematizing these situations in a moment of collective reflection from the projection of edited images to the whole class. The calculation strategies developed by the children during the games were identified and categorized into: term-to-term counting, calculation on the fingers, mental calculation, use of only one operation and use of two operations. The term-to-term counting, calculation on the fingers and use of only one operation strategies were more frequent in the game before the collective reflection, while the mental calculation and use of two operations strategies were more frequent after the collective reflection on the game. The practice of “filming, watching and problematizing”, especially the moment of collective reflection, contributed to the construction of more elaborated calculation strategies by children as well as the construction of more efficient strategies to achieve the objectives of the game.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Campos, Mariangela Jocelita Frigo deAgranionih, Neila ToninKalinke, Marco Aurélio2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1202110.3895/rbect.v14n1.12021Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:08Zoai:periodicos.utfpr:article/12021Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:08Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos "Recording, watching and problematizing" - contributions to calculation’s learning |
title |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos |
spellingShingle |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos Campos, Mariangela Jocelita Frigo de 7.08.04.00-1 Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aula |
title_short |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos |
title_full |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos |
title_fullStr |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos |
title_full_unstemmed |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos |
title_sort |
“Filmar, assistir e problematizar” – contribuições à aprendizagem de cálculos |
author |
Campos, Mariangela Jocelita Frigo de |
author_facet |
Campos, Mariangela Jocelita Frigo de Agranionih, Neila Tonin Kalinke, Marco Aurélio |
author_role |
author |
author2 |
Agranionih, Neila Tonin Kalinke, Marco Aurélio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Mariangela Jocelita Frigo de Agranionih, Neila Tonin Kalinke, Marco Aurélio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.00-1 Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aula |
topic |
7.08.04.00-1 Ensino de matemática; Jogos matemáticos; Estratégias de cálculo; Vídeo na sala de aula |
description |
O trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma prática de ensino com jogos matemáticos para a aprendizagem de cálculos matemáticos a partir de uma pesquisa realizada com 32 estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental. Tal prática envolve filmar os estudantes durante os jogos, assistir e editar as imagens que evidenciam estratégias e cálculos e problematizar estas situações em um momento de reflexão coletiva a partir da projeção das imagens editadas para toda a turma. As estratégias de cálculo desenvolvidas pelas crianças durante os jogos foram identificadas e categorizadas em: contagem termo a termo, cálculo nos dedos, cálculo mental, uso de apenas uma operação e, uso de duas operações. As estratégias contagem termo a termo, cálculo nos dedos e uso de apenas uma operação foram mais frequentes no jogo antes da reflexão coletiva, enquanto as estratégias cálculo mental e uso de duas operações foram mais frequentes após a reflexão coletiva sobre o jogo. A prática de “filmar, assistir e problematizar”, em especial o momento da reflexão coletiva, contribuiu para a construção de estratégias de cálculo mais elaboradas pelas crianças bem como de construção de estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos do jogo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021 10.3895/rbect.v14n1.12021 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n1.12021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12021/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870110916608 |